Orações Matinais


 


Tendo despertado do sono, antes de qualquer outra ação, levante-se com reverência, considerando estar na Presença do Deus que tudo vê, e, tendo feito o sinal da Cruz, diga:


ORAÇÕES INICIAIS



Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Depois pause por um momento, até que tenha recobrado todos os teus sentidos e teus pensamentos abandonem todas as coisas mundanas; e faça três pequenas metanóias, dizendo:


Ó Deus, Sê misericordioso comigo que sou pecador. (3x)


Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas orações da Tua puríssima Mãe e de todos os santos, tem piedade de nós. Amém.


Glória a Ti, nosso Deus, glória a Ti.


Rei dos Céus, Consolador, Espírito de Verdade, Tu que estás presente em tudo e enches tudo, Tesouro de bens e Doador da vida, vem e habita em nós, purifica-nos de toda a impureza e salva as nossas almas, Tu que És bom.


Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (3x).


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Santíssima Trindade, tem piedade de nós. Senhor, purifica-nos dos nossos pecados. Mestre, perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que És Santo, visita e cura as nossas enfermidades pelo Teu Nome.


Senhor tem piedade! (3x).


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Pai nosso, que estás nos Céus, Santificado seja o Teu Nome, venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu. O Pão nosso de cada dia nos dá hoje, perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do maligno.


Tropárion À Santíssima Trindade:


Tendo despertado do sono, nós nos prostramos diante de Ti, ó Bondoso, e cantamos altissonantes o Hino Angelical a Ti, ó Poderoso: 


Santo, Santo, Santo És Tu, ó nosso Deus. 

Pelas orações da Mãe de Deus, tem piedade de nós.


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo


Foste Tu que me levantaste do leito e do sono, ó Senhor: Ilumina a minha mente e o meu coração, e abre meus lábios para que eu Te louve, Trindade Santa: 


Santo, Santo, Santo És Tu, ó nosso Deus. 

Pelas orações da Mãe de Deus, tem piedade de nós.


Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém. 


O Juiz Supremo virá subitamente e as obras de cada um serão reveladas. Eis porque, no meio da noite, nós Te invocamos com temor.


Santo, Santo, Santo És Tu, ó nosso Deus. 

Pelas orações da Mãe de Deus, tem piedade de nós.


Senhor tem piedade! (12x).


Oração de São Basílio, o Grande, À Santíssima Trindade


Ao despertar do sono, eu Te agradeço, Trindade Santa, pois em Tua Bondade infinita e em Tua paciência, não Te encolerizaste comigo, pecador indolente; nem me destruíste pelas minhas iniquidades, mas mostraste o Teu usual amor pelo homem. E quando eu estava prostrado em desespero, Tu me levantaste para contemplar o amanhecer e glorificar o Teu poder. Ilumina agora o olho da minha mente e abre minha boca para que eu possa meditar em Tuas palavras, entender Teus mandamentos, fazer Tua vontade, Te louvar com uma confissão sincera, e cantar orações ao Teu santíssimo Nome: do Pai e do Filho e do Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Vinde, adoremos Deus, nosso Rei! 

Vinde, adoremos e prostremo-nos diante de Cristo, nosso Rei e Deus. 

Vinde, adoremos e prostremo-nos diante do Próprio Cristo, nosso Rei e Deus!


Salmo 50


Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a Tua grande misericórdia; e segundo a multidão das Tuas compaixões apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço a minha iniquidade e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra Ti somente pequei, e fiz o mau diante de Ti, para que sejas justificado em Tuas palavras, e venças quando fores julgado. Pois, eis, que fui concebido em iniquidades, e em pecados minha mãe me concebeu. Eis que amaste a verdade; o oculto e o segredo de Tua sabedoria deste a conhece a mim. Asperge-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e me tornarei mais branco do que a neve. Tu me faras ouvir júbilo e alegria; e exultarão os ossos que foram humilhados. Desvia o Teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova um espírito reto dentro de mim. Não me lances fora da Tua Presença, e não retires de mim o Teu Espírito Santo. Restitui-me a alegria da Tua salvação, e sustenta-me com o Teu Espírito Regedor. Ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os ímpios a Ti se converterão. Livra-me da culpa de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua se regozijará na Tua justiça. Abre os meus lábios, ó Senhor, e minha boca anunciará os Teus louvores. Pois, se tivesses desejado sacrifício, eu o teria ofertado; nem com todos holocaustos Tu não Te comprazerás. Sacrifício a Deus é o espírito quebrantado; um coração que está quebrado e humilhado Deus não desprezará. Faze o bem, ó Senhor, em Tua boa-vontade, a Sião, e permita que os muros de Jerusalém sejam edificados. Então, Te agradarás do sacrifício de justiça, com a oferta de manjares e os holocaustos. Então serão oferecidos novilhos sobre o Teu altar.


O Símbolo da Fé Ortodoxa:


Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. 


E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos; Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, Consubstancial ao Pai, por Quem todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo e da Virgem Maria e Se fez Homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita de Deus Pai. De novo de vir em glória, para julgar os vivos e os mortos e o Seu Reino não terá fim. 


E no Espírito Santo, Senhor Vivificante, que procede do Pai; e com o Pai e o Filho é conjuntamente adorado e glorificado e que falou pelos Profetas. 


E na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Confesso um só Batismo para a remissão dos pecados; e espero a ressurreição dos mortos e a vida do século futuro. Amém.


Oração I, de São Macário, o Grande:


Senhor, purifica o pecador que eu sou, pois nunca fiz algo de bom à Tua vista; livra-me do maligno e que a Tua vontade seja feita em mim; e que eu possa, sem condenação, abrir a minha indigna boca e louvar o Teu santo Nome: do Pai e do Filho e do Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Oração II, do Mesmo Santo:


Tendo levantado do sono eu ofereço a Ti ó Salvador o hino da meia noite, e curvado clamo a Ti: Concede-me não dormir na morte do pecado, mas tem compaixão de mim, ó Tu que foste voluntariamente crucificado, e apressa-Te em levantar-me, eu que estou prostrado na indolência, e me salva em oração e intercessão; e após o sono noturno, abençoa-me com um dia sem pecado, ó Cristo nosso Deus, e salva-me.


Oração III, do Mesmo Santo:


Tendo levantado do sono, corro para Ti, ó Mestre que amas a humanidade, e pelo Teu amor esforço-me para executar a Tua obra, e rogo-Te: Ajuda-me em todo o tempo, em tudo, liberta-me de todas as coisas mundanas ruins e de todo impulso do demônio e me salva. Conduz-me ao Teu reino, pois Tu És o meu Criador, o Doador e Provedor de tudo o que é bom, e em Ti está toda a minha esperança e a Ti rendo glória, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Oração IV, do Mesmo Santo:


Senhor, Tu que em Tua abundante bondade e em Tua imensa compaixão concedeste a mim, Teu servo, atravessar a noite passada sem sofrer ataque de nenhum adversário maligno, ó Mestre e Criador de todas as coisas, concede-me que pela Tua verdadeira luz e com o coração iluminado, eu faça a Tua vontade, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Oração V, de São Basílio o Grande:


Senhor Todo-Poderoso, Deus das hostes e de toda a carne, que habitas nas alturas e olhas para os humildes, que sondas os corações e o íntimo de cada ser, que conheces, clara e antecipadamente, os segredos dos homens; ó Luz Incriada e Eterna, onde não há variação nem sombra de mudança, recebe nossas súplicas, ó Rei Imortal, que nós ousamos fazer por conta da imensidão da Tua compaixão e que Te oferecemos, agora, através de nossos lábios impuros: 


Perdoa-nos os nossos pecados cometidos por atos, palavras e pensamentos, com nosso conhecimento ou em nossa ignorância, e purifica-nos de toda mancha da carne e do espírito. 


Concede-nos passar pela noite da vida presente com o coração atento e a mente sóbria, sempre esperando a vinda do refulgente dia da aparição do Teu Unigênito Filho, nosso Senhor e Deus Salvador Jesus Cristo, na qual o Juiz de todos virá em glória para recompensar cada um segundo suas obras. Que não sejamos encontrados deitados e sonolentos, mas, vigilantes, alertas para agir, prontos para acompanhá-Lo, com alegria, ao divino palácio de Sua glória, onde há o incessante som dos festejos dos que mantém o festival, e inomináveis delícias para os que contemplam a inefável beleza de Teu semblante. 


Pois Tu És a verdadeira Luz que a tudo ilumina e santifica; e toda a criação Te louva pelos séculos dos séculos. Amém.


Oração VI, também de São Basílio:


Nós Te bendizemos, Deus Altíssimo e Senhor de misericórdia, que sempre fazes conosco, grandes e inescrutáveis coisas, gloriosas e magníficas, para as quais não há medida; Tu que nos concedes dormir para o repouso de nossas enfermidades e o relaxamento dos trabalhos de nossa carne cansada. 


A Ti damos graças por não nos teres destruído por nossas iniquidades, mas Tu, como de hábito, mostraste ao homem o Teu amor, e enquanto em desespero jazíamos em nossos leitos, Tu nos levantaste para que pudéssemos glorificar o Teu domínio. Portanto, imploramos a Tua infinita bondade: Ilumina os olhos do nosso entendimento e erga as nossas mentes do pesado sono da indolência; abre a nossa boca e enche-a com Teu louvor para que possamos, prontamente, cantar-Te e confessar-Te, Tu que És Deus, glorificado em tudo e por tudo, o Pai incriado, com Teu Filho Unigênito e com Teu Santíssimo, Bom e Vivificante Espírito, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.


Oração VII, À Santíssima Mãe de Deus:


  Eu canto a tua graça, ó Soberana Mãe de Deus, e a ti oro para que clareie a minha mente. Ensina-me a caminhar com retidão no caminho dos mandamentos de Cristo. Fortalece-me para que eu me mantenha desperto em louvor e afaste o sono do desânimo. 


Noiva de Deus, por tuas orações, liberta-me, pois estou preso nas correntes do pecado. 


Ó Portadora do Deus doador de vida, vivifica-me, pois, estou amortecido pelas paixões. 


Ó Portadora da Luz sem ocaso, ilumina minha alma cega. 


Maravilhoso palácio do Mestre, faz de mim a morada do Divino Espírito, Portadora d'Aquele que sana, cura-me das perpétuas paixões da minha alma. Guia-me nos caminhos do arrependimento, pois sou sacudido pela tempestade da vida. Livra-me do fogo eterno, dos vermes malignos e do Tártaro. Não me deixes ser exposto à zombaria dos demônios, culpado que sou de tantos pecados. Rejuvenesce-me, ó Puríssima, pois, envelheço por causa dos meus pecados insensatos. Apresenta-me intocado pelos tormentos, e ora por mim ao Mestre de tudo e de todos. Concede-me encontrar as alegrias do céu junto a todos os santos. 


Santíssima Virgem, ouve a voz do teu servo inútil. Concede-me torrentes de lágrimas, ó Toda Pura, que limpem a minha alma de toda impureza. Ofereço-te, incessantemente, os gemidos de meu coração; peleje por mim, Soberana Senhora. Aceita minhas súplicas e oferece-as ao Deus compassivo. 


Tu que estás acima dos anjos, ergue-me acima dessa confusão do mundo. Tu, Portadora da Luz do Tabernáculo Celeste, guia a graça do Espírito em mim. Embora impuras, ergo minhas mãos e meus lábios em louvor a ti, ó Puríssima. Livra-me dos males que corrompem a alma, e intercede com fervor junto a Cristo, a Quem devemos honra e louvor, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Oração VIII, A Nosso Senhor Jesus Cristo:


Ó meu Deus imensamente misericordioso, Senhor Jesus Cristo, pelo Teu infinito amor desceste do céu e encarnaste para a salvação de todos. Ó, Salvador, salva-me uma vez mais pela Tua graça, suplico-Te. Pois se Tu me salvasses pelas minhas obras, não seria graça nem dom, mas antes um dever, pois Tu És grande em compaixão e inefável em misericórdia. “Pois todo aquele que crê em mim”, conforme Tu disseste, ó Cristo, “viverá e não verá a morte”. Se então, salvas os que têm fé em Ti, vê, eu creio, salva-me, Tu que És meu Deus e meu Criador. Deixa que, ao invés de obras, seja-me imputada a fé, meu Deus, pois Tu não encontrarás obras que possam justificar-me. Que a minha fé baste para responder pelas minhas obras, para absolver-me, fazer-me partícipe da Tua glória eterna. 


Não permitas, ó Verbo, que Satã apodere-se de mim e vanglorie-se de ter-me tomado das Tuas mãos e me envolvido. Quer eu deseje ou não, salva-me, Cristo meu Salvador, antecipa-Te, prontamente, pois pereço. Tu És o meu Deus desde o ventre de minha mãe. 


Concede-me, Senhor, amar-Te agora com tanto fervor quanto outrora amei o pecado, e trabalhar para Ti sem preguiça, diligentemente, como outrora para o enganador Satã. E acima de tudo, que eu possa trabalhar para Ti, meu Senhor e meu Deus, Jesus Cristo, todos os dias da minha vida, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Oração IX, Ao Santo Anjo da Guarda:


Santo anjo, tu que ficas ao lado da minha alma miserável e de minha vida arrebatada, não abandones o pecador que sou, nem te afastes de mim por causa da minha intemperança. Não dês espaço ao astuto demônio para conduzir-me através da violência do meu corpo mortal. Fortalece as minhas pobres e fracas mãos e guia-me no caminho da salvação. Sim, santo anjo de Deus, guardião e protetor da minha alma miserável e de meu corpo, perdoa-me tudo em que possa ter-te ofendido em todos os dias da minha vida. Se pequei durante a noite que passou, protege-me durante este dia, e guarda-me de toda tentação do inimigo, para que eu não desagrade a Deus com algum pecado. E roga ao Senhor por mim, que Ele me estabeleça no temor por Ele, e que eu, Seu servo, seja digno de Sua bondade. Amém.


Oração X, À Santíssima Mãe de Deus:


Ó minha santíssima Senhora Mãe de Deus, por tuas santas e poderosas orações, retira de mim, teu servo vil e miserável, o desânimo, o esquecimento, a insensatez, a negligência, e todo o pensamento impuro, maligno e blasfemo do meu coração miserável e da minha mente obscurecida. Apaga o fogo das minhas paixões, pois sou um pobre miserável. Livra-me das cruéis lembranças e atos, assim como de seus efeitos malignos. Pois tu és bendita por todas as gerações, e glorificado é o teu nome pelos séculos dos séculos. Amém.


Oração Ao Santo Cujo Nome Possuímos:


Ora junto á Deus por mim, ó Santo N, bem-aventurado de Deus, pois com fervor imploro a ti, propiciador e intercessor pela minha alma.


Oração À Santíssima Mãe de Deus:


Rejubila-te, ó Virgem Mãe de Deus, ó Maria cheia de graça pois o Senhor é contigo, bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do Teu ventre, pois deste à luz ao Salvador de nossas almas.


Tropárion da Cruz


Salva, Senhor, o Teu Povo e abençoa a Tua herança. Concede aos Cristãos Ortodoxos a vitória sobre os seus inimigos e, pela Tua Cruz, protege as nossas cidades.


Oração Dos Monges De Optina


Senhor, concede-me a graça de saber aceitar tudo que venha acontecer neste dia que se inicia. Permita que eu me entregue completamente à Tua santa vontade em todo momento deste dia. Ajuda-me e orienta-me em tudo, a todos os meus atos e palavras. Guia meus pensamentos e sentimentos em todos os casos inesperados. Não permitas que eu me esqueça que tudo vem de Ti. Ensina-me a agir corretamente com cada membro da minha família para que não ofenda e não magoe ninguém. Senhor, dá-me forças para superar o cansaço deste dia e suportar tudo o que hoje venha acontecer. Dirija a minha vontade, e ensina-me a rezar, ter fé, esperança, paciência, saber perdoar e amar. Amém.


Ofereça agora uma pequena oração pela saúde e salvação do seu pai espiritual, seus pais, familiares, governantes, benfeitores, e outros conhecidos, os enfermos, ou aqueles passando por algum sofrimento. E se possível, leia esta comemoração:


Pelos Vivos


  Lembra-Te, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, das Tuas misericórdias e da Tua compaixão que são pelos séculos dos séculos, pelas quais Tu Te tornaste homem e quiseste suportar a crucifixão e a morte pela salvação daqueles que corretamente creem em Ti, Tu que tendo ressuscitado dos mortos ascendeste aos céus onde estás sentado à direita de Deus Pai. Vê as humildes súplicas daqueles que Te clamam de todo o coração. Inclina o Teu ouvido e ouve as minhas humildes súplicas, Teu servo inútil, como um perfume de espiritual suavidade que Te ofereço por todo o Teu povo. 


Lembra-Te primeiro da Tua Igreja Santa, Católica e Apostólica que Tu nos proporcionaste pelo Teu precioso sangue; estabelece, fortalece, expande, aumenta, pacifica e mantêm-na invencível aos portões do hades. Abranda as dissenções das igrejas, apaga a fúria das nações, destrói prontamente as sementes da heresia, aniquila-as pelo poder do Teu Espírito Santo (pequena prostração).


Salva, Senhor, e tem misericórdia dos Teus santos Patriarcas Ortodoxos Orientais, reverendíssimos Metropolitas, Arcebispos e Bispos Ortodoxos, de todas as ordens sacerdotais e monásticas, de todos os que servem na Tua Igreja e a quem Tu escolheste para pastorear Teu rebanho racional. Pelas suas orações, tem misericórdia de mim e salva o pecador que eu sou. (pequena prostração).


Salva, Senhor, e tem misericórdia do meu pai espiritual N. e por suas santas orações perdoa os meus pecados (pequena prostração).


Salva, Senhor, e tem misericórdia de meus pais (nomes), irmãos e irmãs, familiares segundo a carne, todos os vizinhos da minha família e amigos, concedendo-lhes Teus bens terrenos e espirituais (pequena prostração).


Salva, Senhor, e tem misericórdia, do idoso e do jovem, do pobre e dos órfãos e das viúvas, daqueles que sofrem por doença ou tristeza, infortúnio e tribulação, os que estão em situação difícil e cativeiro, nas prisões e nos calabouços, e, especialmente, daqueles Teus servos que são perseguidos pelos povos sem Deus, pelos apóstatas e pelos heréticos por salvaguardarem a Ti e a Fé ortodoxa. Lembra-Te deles, visita-os, fortalece-os, conforta-os e pelo Teu poder concede-lhes, prontamente, o alívio, a liberdade e libertação (pequena Prostração).


Salva, Senhor, e tem piedade daqueles que me odeiam e me enganam, e que me tentam; que eles não pereçam por culpa do pecador que eu sou (pequena prostração).


Ilumina com a luz da consciência os apóstatas da Fé ortodoxa e aqueles que foram cegados pelas heresias perniciosas e junta-os à Tua Santa, Apostólica e Católica Igreja (pequena prostração).


Pelos Nascidos Para o Céu:


  Lembra-Te, Senhor, daqueles que partiram desta vida, Reis e rainhas Ortodoxos, Príncipes e Princesas, santíssimos Patriarcas, reverendíssimos Metropolitas, Arcebispos e Bispos Ortodoxos, aqueles das ordens sacerdotais e clericais da Igreja, aqueles que Te serviram nas ordens monásticas, concede-lhes o repouso junto aos Teus santos nos Teus tabernáculos eternos (pequena prostração).


Lembra-Te, Senhor, da alma de Teus servos defuntos, meus pais (nomes) e de minha parentela segundo a carne. Perdoa-lhes as transgressões voluntárias e involuntárias, concede-lhes o reino e uma parte dos Teus bens eternos e as delícias da Tua vida eterna e bendita (pequena prostração).


Lembra-Te, Senhor, também, dos nossos pais e irmãos e irmãs que aqui repousam, e de todos os Cristãos Ortodoxos que partiram na esperança da ressurreição e da vida eterna. Estabelece-os junto aos Teus santos, onde a luz da Tua Face brilhará sobre eles, e tem piedade de nós, pois Tu és bom e amas a humanidade (pequena prostração).


Concede, Senhor, o perdão dos pecados aos nossos pais, irmãos e irmãs que partiram antes de nós na fé e esperança da ressurreição, a eles, memória eterna (pequena prostração).


Orações Finais


Verdadeiramente é digno que Te bendigamos, ó Bem-aventurada Mãe do nosso Deus. Mais venerável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins, deste à luz o verbo de Deus, conservando intacta a tua virgindade. Nós te glorificamos, ó Mãe de Deus.


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Senhor tem piedade. (3x)


Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas orações da Tua puríssima Mãe, dos santos e teóforos Padres, e de todos os Santos, tem piedade de nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário