segunda-feira, 9 de abril de 2012

FESTA DA ANUNCIAÇÃO - SÁBADO DE LÁZARO

6º SÁBADO DA GRANDE QUARESMA
07 de Abril de 2012 (CC) / 25 de Março (CE) – Modo 1
S. Zacarias, o recluso (?).


VÉSPERAS

Gênesis 28:10-17

     10 Partiu, pois, Jacó de Beer-Seba e se foi em direção a Harã;    11 e chegou a um lugar onde passou a noite, porque o sol já se havia posto; e, tomando uma das pedras do lugar e pondo-a debaixo da cabeça, deitou-se ali para dormir.    12 Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;    13 por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência;    14 e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.    15 Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado.    16 Ao acordar Jacó do seu sono, disse: Realmente o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.    17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.   

Ezequiel 43:27-44:4

     27 E, cumprindo eles estes dias, será que, ao oitavo dia, e dali em diante, os sacerdotes oferecerão sobre o altar os vossos holocaustos e as vossas ofertas pacíficas; e vos aceitarei, diz o Senhor Deus.    1 Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, a qual olha para o oriente; e ela estava fechada.    2 E disse-me o Senhor: Esta porta ficará fechada, não se abrirá, nem entrará por ela homem algum; porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso ficará fechada.    3 Somente o príncipe se assentará ali, para comer pão diante do Senhor; pelo caminho do vestíbulo da porta entrará, e por esse mesmo caminho sairá,    4 Então me levou pelo caminho da porta do norte, diante do templo; e olhei, e eis que a glória do Senhor encheu o templo do Senhor; pelo que caí com o rosto em terra.   

Provérbios 9:1-11

     1 A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas;    2 já imolou as suas vítimas, misturou o seu vinho, e preparou a sua mesa.    3 Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade, dizendo:    4 Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz:    5 Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado.    6 Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.    7 O que repreende ao escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua mancha.    8 Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á.    9 Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.    10 O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.    11 Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão.   

Êxodo 3:1-8

     1 Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus.    2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;    3 pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima.    4 E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui.    5 Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.    6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.    7 Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;    8 e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu.   

Provérbios 8:22-30

     22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.    23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.    24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d`água.    25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,    26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.    27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,    28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,    29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,    30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;   


MATINAS

Lucas 1:39-49, 56

     39 Naqueles dias levantou-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,    40 entrou em casa de Zacarias e saudou a Isabel.    41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo,    42 e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!    43 E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?    44 Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria dentro de mim.    45 Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.    46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,    47 e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador;    48 porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada,    49 porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome.    56 E Maria ficou com ela cerca de três meses; e depois voltou para sua casa.   


LITURGIA

Hebreus 2:11-18

     11 Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,    12 dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.    13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E ainda: Eis-me aqui, e os filhos que Deus me deu.    14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo;    15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.    16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão.    17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo.    18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.   

Lucas 1:24-38

     24 Depois desses dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo:    25 Assim me fez o Senhor nos dias em que atentou para mim, a fim de acabar com o meu opróbrio diante dos homens.    26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,    27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.    28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo.    29 Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa.    30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus.    31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.    32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;    33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.    34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?    35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.    36 Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;    37 porque para Deus nada será impossível.    38 Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.   


SÁBADO DE LÁZARO

LITURGIA

Hebreus 12:28-13:8

     28 Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor;    29 pois o nosso Deus é um fogo consumidor.    1 Permaneça o amor fraternal.    2 Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.    3 Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.    4 Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.    5 Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.    6 De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?    7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, limitai-lhes a fé.    8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.   

João 11:1-45

     1 Ora, estava enfermo um homem chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.    2 E Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a mesma que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.    3 Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.    4 Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.    5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.    6 Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava.    7 Depois disto, disse a seus discípulos: Vamos outra vez para Judéia.    8 Disseram-lhe eles: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá?    9 Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;    10 mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.    11 E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.    12 Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom.    13 Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono.    14 Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;    15 e, por vossa causa, folgo de que eu lá não estivesse, para que creiais; mas vamos ter com ele.    16 Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos seus condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.    17 Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura.    18 Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios.    19 E muitos dos judeus tinham vindo visitar Marta e Maria, para as consolar acerca de seu irmão.    20 Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa.    21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se meu irmão não teria morrido.    22 E mesmo agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.    23 Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.    24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.    25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;    26 e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?    27 Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.    28 Dito isto, retirou-se e foi chamar em segredo a Maria, sua irmã, e lhe disse: O Mestre está aí, e te chama.    29 Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa, e foi ter com ele.    30 Pois Jesus ainda não havia entrado na aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.    31 Então os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se apressadamente e sair, seguiram-na, pensando que ia ao sepulcro para chorar ali.    32 Tendo, pois, Maria chegado ao lugar onde Jesus estava, e vendo-a, lançou-se lhe aos pés e disse: Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.    33 Jesus, pois, quando a viu chorar, e chorarem também os judeus que com ela vinham, comoveu-se em espírito, e perturbou-se,    34 e perguntou: Onde o puseste? Responderam-lhe: Senhor, vem e vê.    35 Jesus chorou.    36 Disseram então os judeus: Vede como o amava.    37 Mas alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também que este não morreste?    38 Jesus, pois, comovendo-se outra vez, profundamente, foi ao sepulcro; era uma gruta, e tinha uma pedra posta sobre ela.    39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse- lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias.    40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?    41 Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste.    42 Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste.    43 E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!    44 Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.    45 Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário