quarta-feira, 23 de maio de 2012

6ª Quarta-feira de Páscoa


23 de Maio de 2012 (CC) / 10 de Maio (CE)
S. Simão Zelota, apóstolo (séc. I).


Atos 18:22-28

     22 Tendo chegado a Cesaréia, subiu a Jerusalém e saudou a igreja, e desceu a Antioquia.    23 E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos.    24 Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras.    25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João.    26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus.    27 Querendo ele passar à Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido.    28 Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.   

João 12:36-47

     36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-se deles.    37 E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele;    38 para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?    39 Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías:    40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.    41 Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou.    42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;    43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.    44 Clamou Jesus, dizendo: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.    45 E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.    46 Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.    47 E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. 



O SANTO E GLORIOSO APÓSTOLO SIMÃO, O ZELOTE





São Simão era de Caná da Galileia, e era conhecido do Senhor e de Sua Mãe. A tradição diz que Simão era o noivo no casamento, onde o Salvador realizou seu primeiro milagre. Depois de testemunhar o milagre da água que tinha sido transformada em vinho, Simão se tornou um fervoroso seguidor de Cristo. Por esta razão, ele é conhecido como São Simão, o Zelote (kannanaio= zeloso, zelote) e não, por pertencer ao grupo de sacerdotes guerrilheiros denominados de “zelotes”, os quais também recebiam este cognome devido ao zelo com o qual lutavam pela libertação política dos judeus.


São Simão era um dos doze Apóstolos, e após a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes saiu a pregar o Evangelho de Cristo em muitos lugares, na Mauritânia (África) e desde Grã-Bretanha até o Mar Negro. Depois de converter muitos pagãos ao Senhor, São Simão, sofreu o martírio na Geórgia, torturado e crucificado pelos pagãos da Abkházia.

São Simão, também é comemorado em 30 de junho com os outros Apóstolos. 

TROPÁRIO (TOM 3)
Santo apóstolo Simão,
Roga ao Deus misericordioso,
Para que Ele nos conceda o perdão das transgressões
E a salvação de nossas almas.

KONDAKION (TOM 2)
Louvemos e bendigamos o eloquente Simão,
que semeou os ensinamentos da Sabedoria nos corações dos fiéis;
agora ele está diante do trono de glória
e regozija-se com os anjos,
intercedendo por todos nós sem cessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário