terça-feira, 8 de maio de 2012

4ª Terça-feira de Páscoa


8 de Maio de 2012 (CC) / 25 de Abril (CE)
S. Marcos, apóstolo [dos 70] e evangelista (séc. I).


Atos 10:21-33

     21 E descendo Pedro ao encontro desses homens, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que viestes?    22 Eles responderam: O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação judaica, foi avisado por um santo anjo para te chamar à sua casa e ouvir as tuas palavras.    23 Pedro, pois, convidando-os a entrar, os hospedou. No dia seguinte levantou-se e partiu com eles, e alguns irmãos, dentre os de Jope, o acompanharam.    24 No outro dia entrou em Cesaréia. E Cornélio os esperava, tendo reunido os seus parentes e amigos mais íntimos.    25 Quando Pedro ia entrar, veio-lhe Cornélio ao encontro e, prostrando-se a seus pés, o adorou.    26 Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.    27 E conversando com ele, entrou e achou muitos reunidos,    28 e disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo;    29 pelo que, sendo chamado, vim sem objeção. Pergunto pois: Por que razão mandastes chamar-me?    30 Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandecentes,    31 e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.    32 Envia, pois, a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; ele está hospedado em casa de Simão, curtidor, à beira-mar.    33 Portanto mandei logo chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto te foi ordenado pelo Senhor.  

João 7:1-13

     1 Depois disto andava Jesus pela Galileia; pois não queria andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.    2 Ora, estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos.    3 Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.    4 Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.    5 Pois nem seus irmãos criam nele.    6 Disse-lhes, então, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo; mas o vosso tempo sempre está presente.    7 O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.    8 Subi vós à festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda não é chegado o meu tempo.    9 E, havendo-lhes dito isto, ficou na Galileia.    10 Mas quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não publicamente, mas como em secreto.    11 Ora, os judeus o procuravam na festa, e perguntavam: Onde está ele?    12 E era grande a murmuração a respeito dele entre as multidões. Diziam alguns: Ele é bom. Mas outros diziam: não, antes engana o povo.    13 Todavia ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus.


COMEMORAÇÃO DE SÃO MARCOS



O Santo Apóstolo e Evangelista Marcos, também conhecido como João Marcos (Atos 12:12), era um dos Setenta Apóstolos, e era também sobrinho de São Barnabé (11 de junho). Marcos nasceu em Jerusalém. A casa de sua mãe, Maria, era adjacente ao Jardim do Getsêmani. Conforme  a Santa Tradição Igreja, na noite em que Cristo foi traído, Marco O foi seguindo de longe, envolto apenas em um pano de linho. Tendo sido capturado por soldados, fugiu nu, deixando os panos para trás (Marcos 14:51-52). Após a Ascensão do Senhor, a casa de sua mãe Maria se tornou um lugar onde os cristãos se reuniam e um local de alojamento para alguns dos apóstolos (Atos 12:12).



São Marcos foi um companheiro muito próximo dos Apóstolos Pedro e Paulo (29 de Junho) e Barnabé. Da Selêucia, estando ainda com Paulo e Barnabé, partiu para a ilha de Chipre, e lha atravessou por inteira, de leste a oeste. Na cidade de Paphos, São Marcos testemunhou a cegueira de Elimas, o mago, fruto do anátema que lhe fora dado por São Paulo São Paulo (At 13:6-12).

Após trabalhar com o Apóstolo Paulo, São Marcos voltou a Jerusalém, e depois foi para Roma com o Apóstolo Pedro. De lá, ele partiu para o Egito, onde estabeleceu uma Igreja local.

São Marcos conheceu São Paulo em Antioquia. De lá prosseguiu junto a Barnabé para Chipre, e então foi novamente para o Egito, onde com São Pedro fundou muitas igrejas. marcos também foi para a Babilônia. A partir desta cidade o apóstolo Pedro enviou uma epístola aos cristãos da Ásia Menor, na qual o Apóstolo chama  São Marcos de seu filho (1 Pe 5:13).

Quando o apóstolo Paulo chegou a Roma acorrentado, São Marcos estava em Éfeso, onde São Timóteo (4 de janeiro) foi bispo. São Marcos foi com ele para Roma. Lá, escreveu seu santo Evangelho (ca. 62-63).

De Roma São Marcos viajou para o Egito. Em Alexandria, começou uma escola cristã, que mais tarde produziu  Pais famosos e muitos Mestres da Igreja, como Clemente de Alexandria, São Dionísio de Alexandria (05 de outubro), São Gregório Taumaturgo (5 de novembro), e outros. Zeloso de serviços da Igreja, São Marcos compôs uma liturgia para os cristãos de Alexandria.

São Marcos pregou o Evangelho nas regiões do interior da África, indo até a Líbia.

Durante essas viagens, São Marcos foi inspirado pelo Espírito Santo para ir novamente para Alexandria e enfrentar os pagãos. Lá, visitou a casa de Ananias, e curou sua mão aleijada. Este creu no Senhor, e foi batizado.

Seguindo o exemplo de Ananias, muitos dos habitantes daquela parte da cidade onde ele vivia também foram batizados. Isso despertou a inimizade dos pagãos, os quais intentavam matar São Marcos. Marcos fez de Ananias bispo, e a Malchos, Sabinos e Kerdinos os ordenou presbíteros, conferindo, assim, a Igreja, os recursos hierárquicos para subsistir após a sua morte.

Os pagãos prenderam São Marcos quando este estava presidindo a Liturgia. Eles o espancaram, o arrastaram pelas ruas e o encerraram na prisão. A São Marcos foi concedida a visão do Senhor Jesus Cristo, que o fortalecia diante de seus sofrimentos. No dia seguinte, a multidão enfurecida arrastou novamente o santo pelas ruas até o tribunal, mas ao longo do caminho de São Marcos morreu dizendo: "Em tuas mãos, Senhor, entrego o meu espírito."

Os pagãos queriam queimar o corpo do santo, mas quando eles acenderam o fogo, tudo escureceu. Houve trovões e um terremoto. Os pagãos fugiram aterrorizados, e os cristãos pegaram o corpo de São Marcos e o sepultaram em uma cripta de pedra. Isto foi em 4 de abril, do ano 63. No entanto, a Igreja celebra a sua memória em 25 de abril.

No ano 310, uma igreja foi construída sobre as relíquias de São Marcos. Em 820, quando os árabes muçulmanos tinham conquistaram o Egito, passando a oprimir a Igreja Cristã, as relíquias de São Marcos foram transferidas para Veneza e colocada na igreja erguida em sua homenagem.

Na antiga tradição iconográfica, que criou os símbolos dos santos Evangelistas a partir da visão de São João, o Teólogo (Ap 4:7) e da profecia de Ezequiel (Ez 1:10); o evangelista Marcos santo é representado por um leão , simbolizando a força e dignidade real de Cristo (Ap 5:5).

São Marcos escreveu seu Evangelho para os cristãos gentios, enfatizando as palavras e atos do Salvador que revelam Seu poder Divino. Muitos aspectos de sua narrativa podem ser explicados pela sua proximidade com São Pedro. Os escritores antigos dizem que o Evangelho de Marcos é um registro conciso da pregação de São Pedro.

Um dos temas centrais no Evangelho de São Marcos é o do poder de Deus que opera o que é humanamente impossível.


TROPARION SÃO MARCOS - Modo 3
Evangelista (+68) – Apóstolo
Santo Apóstolo e Evangelista Marcos,
suplica a Deus misericordioso
que conceda às nossas almas o perdão dos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário