segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

25ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

05 de Dezembro de 2016 (CC) / 22 de Novembro (CE)
Ss. Filêmon, apóstolo [dos 70]; 
Apfias, sua mulher e Arquipo, seu filho e Onésimo (séc. I)
Pós-festa da Entrada da Santíssima Theotokos no Templo
Jejum da Natividade
Modo 7





Filêmon era cidadão de Colosso, na Frigia, um homem de linhagem nobre e de muitas posses que se converteu à fé cristã, provavelmente, em Éfeso, movido pela pregação do Apóstolo São Paulo, e de quem se tornou amigo pessoal.Os membros de sua família se destacavam pela devoção e piedade e, ao que parece, os cristão se reuniam em sua casa para celebrar os divinos mistérios. 

Entretanto, Onésimo, um dos servos de Filêmon, longe de imitar os bons exemplos que recebia, roubou seu senhor fugindo em seguida para Roma. Lá conheceu São Paulo, na prisão. O espírito de caridade com o qual São Paulo o tratou tocou o coração de Onésimo que se converteu em seu filho espiritual. O Apóstolo queria que Onésimo ficasse com ele para auxiliá-lo, mas, como Filêmon tinha direito aos seus serviços, São Paulo o enviou de volta à Colosso com uma carta que escreveu a Filêmon, conhecida como uma das suas epístolas, a “Epístola a Filêmon”. Nesta carta o Apóstolo revela sua ternura e o poder de persuasão, referindo-se a Filêmon como o seu amado companheiro de trabalho, louvando sua caridade e sua fé. A Apia, que era provavelmente a esposa de Filêmon, São Paulo a chama de “nossa queridíssima irmã”; e a Arquipo, “o soldado, nosso companheiro”.  


Em seguida, o Apóstolo lembra modestamente a Filêmon que, ainda que pudesse lhe dar ordens, em nome de Cristo, prefere rogar-lhe que, por amor, perdoe a Onésimo e o acolha, “não como servo, mas como irmão muito querido, pois o é para mim, e muito mais deverá ser para ti, tanto na carne como no Senhor”. Não se sabe como Filêmon recebeu este pedido de São Paulo. A Tradição, porém, afirma que Filêmon concedeu liberdade a Onésimo, perdoando-lhe a sua falta e fazendo dele um companheiro de trabalho na obra de evangelização.



2 Tessalonicenses 1:1-10

1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: 2 Graças a vós, e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3 Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. 4 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa constância e fé em todas as perseguições e aflições que suportais; 5 o que é prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; 6 se de fato é justo diante de Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, 8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;  9 os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder, 10 quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

Lucas 17:20-25

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis. E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais; porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração.


† † †


ORAÇÃO


Salmo 24

A Ti, Senhor, elevei a minha alma, meu Deus, em Ti confio, não seja eu envergonhado, não zombem de mim meus inimigos. Porque todos os que em Ti esperam não sofrerão vexame. Envergonhados sejam todos os obreiros de futilidades.

Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, e ensina-me as Tuas veredas. Orienta-me, segundo a Tua verdade, e ensina-me, pois És Deus, meu salvador e sempre tenho esperado por Ti.

Recorda-Te de Tuas misericórdias, Senhor, porque Tuas misericórdias são eternas. Não Te lembres dos pecados de minha juventude e nem de minha ignorância. Recorda-Te de mim, ó Deus, segundo a Tua misericórdia, por causa de Tua bondade, ó Senhor.

O Senhor É bondoso e reto, por isto estabelece uma Lei para os delinquentes no caminho; 
Guiará os mansos no juízo, ensinará aos dóceis os Seus caminhos. Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade para os que buscam Sua Aliança e Seus testemunhos. Por amor de Teu Nome, Senhor, perdoarás o meu pecado. Ele é, de fato muito grande. 

Quem é o homem que teme ao Senhor? Ele o instrui no caminho que Ele escolheu. Sua alma repousará no meio de bens, e sua descendência herdará a terra. O Senhor É a força dos que O temem, e a estes faz conhecida a Sua aliança. 

Os meus olhos estão continuamente postos no Senhor; pois Ele É Quem há de tirar os meus pés do laço. Olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou solitário e pobre. Multiplicaram-se as aflições de meu coração. Livra-me da minha tristeza. Vê minha humilhação e minha labuta, e perdoa todos os meus pecados. Vê como se multiplicaram os meus inimigos, e com que ódio iníquo me odeiam. Guarda a minha alma e livra-me, e assim não serei envergonhado, porque em Ti esperei.

O inocente e o reto juntaram-se a mim, porque eu esperei por Ti, ó Senhor.

Livra, ó Deus, a Israel de todas as suas tribulações.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Aleluia, aleluia, aleluia, glória a Ti, ó Deus (3x)

Senhor, tem piedade (3x)



† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário