A segunda perseguição persa teve início por volta do ano 420, devido ao excessivo zelo do bispo Abdias. A principal vítima desta perseguição foi São Tiago que, nesta época, era bastante próximo do rei Yezdigerdo I. Quando o tal príncipe empreendeu um movimento de perseguição aos cristãos, São Tiago não tendo sido suficientemente forte para romper sua amizade, acabou por dissimular ou abandonar sua fé no Deus Único e verdadeiro que até então professava abertamente, o que causou a aflição de sua mãe e de sua esposa. Quando o rei Yezdigerdo veio a falecer, mãe e esposa acolheram São Tiago, não sem antes, por carta, condenar a covardia de sua conduta. Muito impressionado com esta carta, São Tiago começou a compreender melhor a sua falta, deixando de freqüentar a corte e renunciou a todas as honras que havia antes procurado, manifestando publicamente o seu arrependimento e sua fé cristã. Bahram reprovou sua ingratidão, lembrando-lhe de todas as honras que seu pai lhe havia conferido. São Tiago respondeu serenamente:
«E onde está agora? O que é feito dele?»
Tal resposta aborreceu Bahram que ameaçou São Tiago de submetê-lo a uma morte lenta. Ao que o santo respondeu:
«Qualquer que seja o tipo de morte, não passará de um sonho. Queira Deus que eu possa morrer como os justos».
Bahram contestou:
«A morte não é um sonho, é o terror dos reis».
Disse São Tiago:
«A morte assombra aos reis e a todos quanto não conhecem a Deus, pois a esperança dos maus é efêmera».
Replicou o rei:
«Tu, que não adoras o sol, nem a lua, nem o fogo, nem a água, que são todos emanações de Deus, nos chamas a nós de malvados?»
E São Tiago respondeu:
«Eu não te acuso, mas afirmo que dás o nome de Deus às criaturas».
O conselho real decidiu então que, se São Tiago não renunciasse sua fé em Cristo, seria enforcado e os membros de seu corpo dilacerados. E a cidade inteira acorreu para presenciar esta nova forma de tortura. Os cristãos começaram então a rezar pedindo a Deus que Tiago perseverasse em sua fé. Os carrascos tomaram bruscamente o santo pelos braços como se quisessem desconjuntá-los. Neste gesto já sinalizavam o tipo de morte que esperava por Tiago. Exortaram-no então mais uma vez a abjurar a sua fé e renovar sua obediência ao rei, evitando assim o castigo. Chegaram a lhe propor que fingisse ao menos momentaneamente tal postura e, depois, teria liberdade para praticar a sua religião. São Tiago respondeu:
«Esta morte que vos parece tão terrível, é um preço muito baixo para comprar a vida eterna».
Em seguida, voltando-se para os carrascos, lhes disse:
«O que estão esperando? Comecem logo a tarefa de vocês!»
E, quando os carrascos lhe cortaram um dos dedos de seu pé direito, o mártir disse em voz alta:
«Salvador dos cristãos, recebe o primeiro ramo desta árvore. A árvore irá apodrecer, mas novamente surgirão os brotos e ela se cobrirá de glória. A videira morre durante o inverno, porém, surge renovada na primavera. Assim também, o corpo reflorescerá depois de ser podado.»
E quando lhe cortaram o primeiro dedo de uma de suas mãos disse:
«Meu coração se rejubila no Senhor, e minha alma se enche de alegria em Deus meu Salvador».
E assim seguiu louvando a Deus conforme iam lhe cortando os dedos. E quando já não lhe restava nenhum dos dedos das mãos e dos pés, disse aos carrascos:
«Já cortaste os pequenos galhos, corte agora os ramos».
E passaram a cortar-lhes os membros, parte por parte. Quando já não lhe restava senão o tronco, Santiago ainda louvava a Deus, até que um dos soldados lhe decapitou.
O Ícone da Mãe de Deus, chamado de "Sinal" (Znamenie)
Comemorado em 27 de Novembro
O Ícone da Mãe de Deus, chamado de "Sinal" (Znamenie), ilustra a Mãe de Deus sentada e com mãos erguidas em oração. Em seu seio, ao fundo está um escudo circular (ou esfera) – contendo o Infante Divino - o Salvador-Emmanuel - abençoado. Tal descrição da Mãe de Deus é considerada como uma das primeiras imagens iconográficas. No mausoléu de Santa Inês, em Roma, está uma representação da Mãe de Deus com as mãos estendidas em oração, com o Menino-Cristo sentado sobre os joelhos dela. Esta descrição é atribuída ao século IV. Além disso, é conhecida uma antiga imagem bizantina denominada “Mãe de Deus Nikopea" do Século VI, onde a Santíssima Mãe de Deus é representada sentada sobre um trono e segurando com as duas mãos diante dela um escudo oval com a imagem do Salvador -Emmanuel. Ícones da Mãe de Deus, conhecidos sob o nome de " Sign (Znamenie)", apareceram na Rússia durante os séculos XI-XII, e foram chamados assim após um milagroso "Sinal" do Ícone de Novgorod, ocorrido no ano de 1170.
Naquele ano, uma aliança de príncipes russos, chefiada por um filho do príncipe de Suzdal, Andrei Bogoliubsky, marchou contra as próprias muralhas da Grande Novgorod. Para o povo de Novgorod, a única esperança que restava era a ajuda de Deus. Dia e noite oraram, suplicando ao Senhor que não os abandonasse. Na terceira noite, o bispo de Novgorod, Ilia, ouviu uma voz maravilhosa, ordenando que fosse tirado da igreja da Transfiguração do salvador, na rua Il'ina, o Ícone da Mãe de Deus e levá-lo sobre as muralhas da cidade. Enquanto carregavam o ícone - o inimigo atirava na procissão da igreja uma saraivada de flechas, e uma delas perfurou o semblante iconográfico da Mãe de Deus. De seus olhos escorreram lágrimas, e o ícone virou o rosto para a cidade. Depois de tal Sinal Divino, de repente caiu sobre o inimigo um terror inexprimível, eles começaram a golpear uns aos outros, e encorajados por este sinal do Senhor, os Novgorodianos destemidamente se puseram em batalha e venceram o inimigo.
Em memória da milagrosa intercessão da Rainha do Céu, o Arcebispo Ilia estabeleceu uma festa em honra da “Mãe de Deus do Sinal (Znamenie)”, o qual, até hoje, é comemorado por toda Igreja Russa. O athonita Hieromonge Pakhomios (o Logothete), compôs dois cânones para celebrar esta festa.
Em alguns dos Ícones de Novgorod, além do da Mãe de Deus com o Divino-Infante Pré-eternal, foram descritas as ocorrências milagrosas do ano de 1170. Numerosas cópias do “Ícone do Sinal (Znamenie)” são conhecidas em toda a Rússia. Muitos deles subsequentemente também foram glorificados por milagres em suas igrejas locais, e foram nomeados então com o nome do lugar do aparecimento do milagre. Cópias do “Ícone do Sinal (Znamenie)” são os ícones de Dionysievo-Glushitsk, Abalatsk, Kursk, Seraphimo-Ponetaevsk e outros.
Gálatas 1:3-10
Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém. Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.
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