quarta-feira, 18 de abril de 2018

2ª Quarta-feira da Páscoa

18 de Abril de 2018 (CC) / 05 de Abril (CE)
Mártires, Teodulo, o leitor e Agátopo, o Diácono;
Mártires Cláudio, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião  († c. 250)







«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»


Os santos Agátopo e Teódulo foram martirizados em Tessalónica na época do imperador Maximiliano, provavelmente depois de 302, quando um decreto ordenou a queima dos textos cristãos e o forçamento dos cristãos a fazer sacrifícios aos deuses pagãos. Agátopo era um diácono idoso e Teódulo um Leitor jovem que viviam piedosamente em oração. Capturados e levados perante o governador Faustino, bravamente eles confessaram sua fé. Na prisão, passaram a noite em oração, louvando a Deus. Durante a noite ambos fizeram um sonho que lhes predizia o martírio iminente. Na manhã seguinte ambos foram lançados ao mar com uma grande pedra amarrada ao pescoço.  
São Claudio e Companheiros de Martírio
São Claudio e seus companheiros, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião eram naturais de Corinto, Grécia, e viveram na época do imperador Décio (249-251). Por lhes ser exigido que negassem sua fé em Cristo, e porque a reafirmaram ainda com maior veemência, um oficial da guarda do imperador o submeteu a grandes tormentos. Mesmo no sofrimento, permaneceram inabaláveis em sua fé em Jesus Cristo, assim como o Apóstolo Paulo, fundamento de nossa Igreja. Foram todos martirizados, um a um. Sabe-se que, de Claudio, cortaram-lhe as mãos e as pernas; Victor e Nicéforo morreram após terem seus membros rompidos; Papias foi jogado ao mar e Victoriano foi lançado ao fogo. Tudo isso ocorreu no próprio povoado onde viviam. Com fé intacta e com alegria em seus corações, partiram para os braços de Nosso Senhor, onde encontraram um lugar luminoso e o bálsamo para seus ferimentos.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 


Atos 4:13-22

13 Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. 14 E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. 15 Todavia, mandando-os sair do sinédrio, conferenciaram entre si, 16 dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar. 17 Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que de ora em diante não falem neste nome a homem algum. 18 E, chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. 19 Mas Pedro e João, respondendo, lhes disseram: Julgai vós se é justo diante de Deus ouvir-nos antes a vós do que a Deus; 20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido. 21 Mas eles ainda os ameaçaram mais, e, não achando motivo para os castigar, soltaram-nos, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera; 22 pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara esta cura milagrosa. 
4:13 iletrados e incultos refere-se especificamente à educação religiosa. Esta falta de formação religiosa está em contraste com a experiência do Sinédrio. A sabedoria e o poder do Espírito Santo transcendem a formação religiosa terrena, pois Deus trabalha no humilde e simples, bem como naqueles que são formalmente educados ou influentes. 
4:16 A admissão de um sinal notório sem uma resposta fiel ilustra a dureza do coração humano, onde não há arrependimento.  
4:19 Enquanto Deus ordena a nossa obediência a autoridades superiores (Lc 20:25; Romanos 13: 1-7), a obediência a Deus vem em primeiro lugar. Quando os dois estão em conflito, o Fiel deve seguir a Deus e estar disposto a aceitar as consequências.

João 5:17-24

17 Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. 19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. 20 Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. 21 Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer. 22 Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, 23 para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. 24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.  

† † †


Julgai vós se é justo diante de Deus ouvir-nos antes a vós do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido. (Atos 4: 19-20). 

Assim falaram os santos apóstolos Pedro e João às autoridades, quando estas proibiram que eles falassem sobre o Senhor Jesus ressuscitado, depois de terem curado um homem manco desde a infância pelo Seu nome. Eles não temiam ameaças, pois a obviedade da verdade não lhes permitia calar: 

"Vimos e ouvimos, disseram, e nossas mãos manejaram", como São João acrescentaria mais tarde (1 João 1: 1). 

Eles são testemunhas oculares. De acordo com os princípios do conhecimento humano, as testemunhas oculares são as primeiras testemunhas confiáveis ​​da verdade. Não existe um único campo do conhecimento humano que tenha tais testemunhas. Pois, dezoito séculos e meio se passaram desde então, e o poder de seu testemunho não diminuiu de maneira alguma e, conseqüentemente, a obviedade da verdade testemunhada por eles não diminuiu. Se as pessoas caem na falta de fé - e agora há muitas que estão se afastando - elas caem sem outra razão que não a falta de bom senso. Eles não querem examinar as coisas e são levados por fantasmas aos quais a ilusão de um coração depravado, de boa vontade, confere alguma probabilidade. 

Pobres almas! Eles estão perecendo, imaginando que finalmente aterrissaram no caminho certo, e se regozijam, especialmente por terem entrado primeiro nessa pista e se tornado líderes para os outros. Mas não é uma grande alegria sentar no trono dos destruidores. Eles não querem examinar as coisas e são levados por fantasmas aos quais a ilusão de um coração depravado, de boa vontade, confere alguma probabilidade.

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário