São Jorge, bispo de Melitina; Santos Kaliópios,
Rufinos, diácono e Akylina, mártires de Sinope († 304)
Rufinos, diácono e Akylina, mártires de Sinope († 304)
«Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!»
Por causa de suas grandes virtudes, que ele alcançou através de uma longa e difícil mortificação, Jorge foi escolhido e investido como Metropolita de Mitilne. Este santo governou seu rebanho espiritual prudente e zelosamente até uma velhice madura. Quando uma perseguição começou sob Leão V, o Armênio, que, ao destruir os santos ícones, chamou este santo ancião à Constantinopla para uma assembleia de bispos convocada por ele e, cuja intenção era para descontinuar a veneração dos ícones; Jorge não apenas recusou cumprir o desejo do maligno Imperador, também - com outros corajosos bispos – se pôs em defesa dos santos ícones. Por isto, São Jorge foi ridicularizado e condenado ao exílio pelo Imperador para a região de Cherson. Lá suportou todas as sortes de aflições físicas e privações pelos anos restantes de sua vida.
Jorge morreu e foi transladado para vida eterna no ano 816. Por causa de sua grande santidade e amor para com o Senhor Jesus, o santo foi um grande operador de milagres, tanto em sua vida como depois de sua morte.
Santos Kaliópios, Rufinos, diácono e Akylina, mártires de Sinope
Kaliópios foi o único filho concedido por Deus a um senador de Perga, na Panfilia em virtude das muitas lágrimas do senador em oração.
Em sua tenra juventude, sua devota mãe, Teoclea, o ensinou a honrar a Deus e a viver uma vida casta. Kaliópios era ainda criança quando um terrível perseguição começou durante o reino do Imperador Maximiano. Para poupa-lo da morte, sua mãe o colocou em um bote, deu-lhe uma grande quantia de dinheiro e o mandou para a cidade de Pompeiópolis. Entretanto, Deus em Sua Divina Providência, planejou o contrário. Chegando em Pompeiópolis, Kaliópios caiu no meio de uma tumultuosa celebração politeísta. Quando se recusou participar desta festa ridícula, à insistência da turba enlouquecida, foi empurrado ao comandante Maximus, perante o qual Kaliópios confessou ser cristão. O comandante ordenou que o santo fosse espancado com canas e queimado no fogo. Totalmente tomado por ferimentos, Kaliópios foi jogado na prisão. Tomando ciência das torturas de seu filho, Teoclea distribuiu toda sua propriedade aos pobres e necessitados e foi estar com seu filho na prisão. Ao entrar na prisão, Teoclea se prostrou perante seu filho e tratou de suas feridas.
Finalmente, o comandante pronunciou a sentença final: Kaliópios deveria ser crucificado. Alegria e dor se misturaram no coração de sua mãe. Quando eles trouxeram seu filho para o lugar da execução, ela deu cinco peças de ouro aos executores para ter seu filho crucificado, não como o Senhor foi, mas sim de cabeça para baixo, como fora com o Apóstolo Pedro. Teoclea fez isso cheia de humildade perante o Senhor. Kaliópios foi crucificado de cabeça para baixo na Quinta Feira Santa. Sua mãe permaneceu debaixo da cruz dando louvores a Deus. No segundo dia, quando eles removeram seu corpo sem vida da cruz, Teoclea caiu sobre seu filho e ela mesmo, morreu. Assim, os dois se apresentaram perante o Trono do Rei da Glória juntos. Kaliópios e Teoclea honrosamente padeceram no ano 304.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Atos 5:1-11
1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? 4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. 6 Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. 7 Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido. 8 E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. 10 Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido. 11 Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.
João 5:30-6:2
30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 31 Se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. 32 Outro é quem dá testemunho de mim; e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33 Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade; 34 eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto para que sejais salvos. 35 Ele era a lâmpada que ardia e alumiava; e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz. 36 Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou. 37 E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma; 38 e a sua palavra não permanece em vós; porque não credes naquele que ele enviou. 39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; 40 mas não quereis vir a mim para terdes vida! 41 Eu não recebo glória da parte dos homens; 42 mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. 43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis. 44 Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45 Não penseis que eu vos hei de acusar perante o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. 46 Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu. 47 Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras? 1 Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2 E seguia-o uma grande multidão, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário