quarta-feira, 25 de abril de 2018

3ª Quarta-feira da Páscoa

25 de Abril de 2017 (CC) / 12 de Abril (CE)
São Basílio, bispo de Pários
Modo 2





«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»

São Basílio, o Confessor, Bispo de Pários, viveu durante o século VIII. Foi eleito bispo pelos habitantes de Pários, que o consideravam como santo, como um verdadeiro pastor do rebanho de Cristo.Quando a heresia iconoclasta eclodiu, São Basílio ficou ao lado dos que veneravam os ícones e se recusou a assinar as ordens para a sua abolição . 
O santo evitou qualquer contato com os hereges e não os permitiu em sua diocese. Pelo seu zelo sofreu muita perseguição, fome e privação. São Basílio permaneceu fiel à Igreja Ortodoxa até sua morte.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 8:18-25

18 Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, 19 dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. 20 Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. 21 Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22 Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 23 pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade. 24 Respondendo, porém, Simão, disse: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha sobre mim. 25 Eles, pois, havendo testificado e falado a palavra do Senhor, voltando para Jerusalém, evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos.  

João 6:35-39

35 Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. 36 Mas como já vos disse, vós me tendes visto, e contudo não credes. 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.
† † †

MEDITAÇÃO

Um Ancião e Pai espiritual ensinava: 
«Levanta-te pela manhã e diz para ti mesmo: corpo, trabalha, a fim de te alimentar; alma, sê vigilante, a fim de salvar a ti mesmo e herdar o Reino!»
Estas não são palavras vazias, mas tem sido a regra de muitos milhares de monges ao longo dos séculos: a regra da vida diária. Pelo trabalho físico, angariam o alimento para o corpo; por meio da oração é que permanecem vigilantes. Esta é uma regra só para os monges?  Não pode ser a regra de todo seguidor de Cristo? Não É o Próprio Cristo que nos dar um exemplo  de esforço físico e vigilância constante na oração? 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário