segunda-feira, 6 de agosto de 2018

11ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

06 de Agosto de 2018 (CC) / 24 de Julho (CE)
Santa Mártir Cristina († 300 d.C);
Santos Grão-Duques Mártires Bóris e Gleb († 1015 d.C)
Modo 1


Cristina nasceu na cidade de Tiro. Ela era filha de Urban, o vice-imperial, um adorador de ídolos. A razão pela qual seus pais lhe deram o nome de Christina é desconhecida, mas continha em si o mistério do seu futuro seguimento de Cristo. Até a idade de onze anos ela não sabia nada de Cristo. Quando chegou a essa idade, seu pai a fez viver no topo de uma torre alta, a fim de protegê-la do mundo, por causa de sua extraordinária beleza. Ele planejava que ela lá crescesse até atingir a maturidade plena. Todos os confortos da vida lhe foram oferecidos: escravos para servi-la, ouro e ídolos de prata, aos quais poderia lhes oferecer sacrifícios diariamente. 
No entanto, a alma do jovem Cristina estava triste neste ambiente isolado e idólatra. Olhando pela janela todos os dias o sol e toda a beleza do mundo, e novamente à noite para as constelações de estrelas refulgentes, Cristina chegou a uma firme crença no Único Deus vivo através de seu próprio entendimento natural. Deus misericordioso, vendo seu desejo pela verdade, enviou o seu anjo para rastrear o sinal da cruz em cima de Cristina. O anjo chamou-a noiva de Cristo, e instruiu-a plenamente no conhecimento das coisas divinas. 
Então, Cristina quebrou todos os ídolos em seus aposentos, provocando uma selvagem fúria em seu pai. Ele a trouxe a julgamento e entregou para ser torturada e presa, com a intenção de tê-la decapitado no dia seguinte. Naquela noite Urban, que tinha estado em plena saúde, vomitava sua alma e foi para a cova ante sua filha. Depois disso, dois deputados imperiais, Dion e Julian, continuaram a torturar esta santa virgem. A resistência corajosa de Cristina e os milagres operados pelo poder de Deus converteu muitos pagãos de Tiro ao cristianismo. Durante a tortura de Christina, Dion de repente caiu morto no meio do povo. O sucessor de Dion, Julian, extraiu os seios e a língua de Cristina. A mártir jogou sua língua cortada no rosto de Julian, e ele imediatamente ficou cego. Finalmente, o seu sofrimento por Cristo terminou sob a espada afiada, mas sua vida continua unida ao Imortal e aos anjos. Santa Cristina padeceu gloriosamente no século III.  
Tropárion da Santa Mártir Cristina Modo 4
A Tua Cordeirinha Cristina altissonantemente exclama a Ti: /«Eu te amo, ó meu noivo, / e, procurando-Te, atravesso muitas lutas: / Estou crucificada e sepultada Contigo no Teu batismo; / e por amor a Ti padeço / para que eu possa Contigo reinar./ Eu morro por Ti para Contigo viver. / Aceita-me como sacrifício imaculado, / posto que me sacrifico por amor a Ti.» /  E pelas súplicas de Santa Marina, salva as nossas almas, / posto que És misericordioso. 
Bóris e Gleb, Os santos Grão-Duques Martires
Os grão-duques Boris e Gleb eram filhos do semelhante aos apóstolos grão-duque Vladimir e princesa Anna de Bizâncio. Desde a infância eles se destacavam pela sua religiosidade. Dos anais, sabe-se que o grão-duque Bóris gostava muitos dos cânticos da igreja. Santo grão-duque Vladimir sentia muita ternura pelos dois, devido a sua abnegação à Santa Fé e pela seu amor fraterno muito carinhoso de um pelo outro.

Ainda durante sua vida o grão-duque Boris recebeu a administração do ducado de Rostov, e Glieb, o de Murmansk. Ambos aplicaram grandes esforços na divulgação da fé cristã em seus ducados em meio de rudes pagãos. São Gleb é considerado o iluminador da região de Murmansk-Riazan, onde desde os tempos antiquíssimos e até hoje, conserva-se sua memória, como primeiro pregador do cristianismo e o protetor do país.

Em 1015, após a morte de São Vladimir o grão-ducado foi tomado pelo Sviatopolk que foi apelidado de Furioso. Temendo a adversidade dos santos irmãos, ele resolveu matá-los. São Bóris estava naquele tempo com seu exército junto do rio Alta. O exército oferecia-lhe a ir contra Kiev e tomar o poder do grão-ducado, mas São Bóris não quis destruir os laços sagrados das relações de parentesco e indignado recusou a oferta. Entretanto Sviatopolk informando o São Bóris sobre a morte do pai, traiçoeiramente oferecia-lhe manter relações de bem-querença, prometendo-lhe aumentar sua propriedade, enviando-lhe juntamente os assassinos. Na noite de 24 de julho, os assassinos chegaram à tenda de Bóris e escutando o canto dos salmos vindo de dentro, resolveram esperar quando Bóris adormecesse. Assim que o Santo grão-duque se deitou na cama, os assassinos invadiram a tenda e cravaram o corpo do santo com as lanças assim como o de seu criado Jorge, que era húngaro e tentava proteger o seu amo com o próprio corpo. O mártir, ainda respirando, foi envolto com o pano da tenda e levado a Sviatopolk, que ao saber que São Bóris ainda estava vivo, mandou dois variagues traspassar com a espada seu coração. O corpo do santo grão-duque secretamente foi trazido para Vishgorod e aí sepultado na igreja de São Basílio.

Após o assassinato de São Bóris, Sviatopolk mandou atrás de São Gleb, que estava na ocasião próximo de Smolensk, para trazê-lo à presença do pai supostamente adoentado gravemente. O jovem grão-duque já avisado sobre a maldade de Sviatopolk com lágrimas rezava pela alma do pai e irmão quando os assassinos chegaram a ele, mandados por Sviatopolk. Goracer que encabeçava os assassinos mandou o seu próprio cozinheiro, que era descendente de turcos, esfaquear o grão-duque. Isto ocorreu 5 de setembro de 1015.

Em 1019 após a ocupação do Kiev por Iaroslav Vladimirovich (filho de Vladimir), graças à preocupação deste grão-duque, o corpo de São Gleb foi encontrado, trazido para Vishgorod e sepultado junto do corpo de São Bóris. Logo no túmulo dos grão-duques começaram a acontecer milagres. Quando a igreja de São Basílio se queimou, os restos mortais dos grão-duques foram transladados para recém-construída igreja em sua homenagem em Vishgorod. Durante a abertura dos caixões dos grão-duques, o metropolita João com os sacerdotes viram o milagre: os corpos dos santos apareceram brancos como a neve, os seus rostos reluziam com a luz celestial, tanto que o metropolita e todo povo se espantavam, sentindo um aroma especial.

Em 1240 durante a ocupação de Kiev, pelo Batii, os restos mortais dos Santos Boris e Gleb desapareceram. A memória de ambos os grão-duques mártires se honra na Rússia desde os tempos antigos, o que se testemunha, entre outras coisas pelos numerosos mosteiros e igrejas em sua homenagem, que permaneceram até hoje, em vários cantos da Rússia. 
O povo russo via nos santos grão-duques mártires, os seus protetores que rezavam por ele. Os anais estão cheios de narrativas sobre as curas milagrosas que aconteceram ao pé dos restos mortais dos santos e sobre as vitórias que celebravam com sua ajuda (por exemplo: do Riurik Rostislavich sobre o Konchak; do santo Alexandre de Neva sobre os alemães).  
Tropárion
Os verdadeiros mártires e obedientes à verdade do evangelho de Cristo
O bem-aventurado Bóris com o bondoso Gleb,
Não resistiram a seu inimigo, pois este era seu irmão,
Que matando seus corpos não pode tocar as suas almas.
Que chore então o raivoso amante do poder,
enquanto vos alegrais junto dos anjos perante a Santíssima Trindade.
Orai, ó Santos Mártires, por vossa dinastia,
pela existência que agrade a Deus
E que os filhos da Rússia se salvem.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

2 Coríntios 2:4-15

4 Porque em muita tribulação e angústia de coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho. 5 Ora, se alguém tem causado tristeza, não me tem contristado a mim, mas em parte (para não ser por demais severo) a todos vós.    6 Basta a esse tal esta repreensão feita pela maioria. 7 De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja devorado por excessiva tristeza. 8 Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. 9 É pois para isso também que escrevi, para, por esta prova, saber se sois obedientes em tudo. 10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós; 11 porque não ignoramos as suas maquinações. 12 Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e quando se me abriu uma porta no Senhor, 13 não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. 14 Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento; 15 porque para Deus somos um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

Mateus 23:13-22

13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar. 14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação. 15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós. 16 Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou. 17 Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? 18 E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou. 19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está; 21 e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; 22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado.

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