sábado, 18 de agosto de 2018

12º Sábado Depois de Pentecostes

PRÉ-FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO
18 de Agosto 2018 (CC) / 05 de Agosto (CE)
S. Eusígnio, mártir († 362).
jejum da Dormição
Modo 2



Os Eusignius Mártir nasceu em Antioquia, em meados do século III. Por 60 anos ele atuou nos exércitos romanos dos imperadores Diocleciano, Maximiano Hércules, Constâncio Cloro, Constantino, o Grande e seus filhos. St Eusignius era um companheiro de St Basiliscus (3 de março e 22 de maio), e ele forneceu um relato de seu martírio. No início do reinado de São Constantino o Grande, St Eusignius era uma testemunha do aparecimento da Cruz no céu, uma previsão de vitória.

St Eusignius se aposentou em sua velhice do serviço militar e retornou ao seu país de origem.Lá, ele passou seu tempo em oração, jejum e frequentar a igreja de Deus. Assim, ele viveu até o reinado de Juliano, o Apóstata (361-363), que ansiavam por um retorno ao paganismo. Através da denúncia de um dos cidadãos de Antioquia, São Eusignius foi julgado como um cristão perante o imperador Juliano, no ano 362. Destemidamente acusou o imperador de apostasia de Cristo, e repreendeu-o com o exemplo de seu parente, Constantino, o Grande, e ele descreveu em detalhes como ele mesmo tinha sido uma testemunha ocular do aparecimento do sinal da Cruz no céu. Julian não poupou os St Eusignius idade, então 110 anos, mas ordenou que ele decapitado.

Tropárion - Modo 8 
Hoje, a Igreja homenageia um homem martirizado
por sua piedade e devoção:
Eusignius, sincero, piedoso e de espírito sábios.
Ela glorifica suas lutas espirituais, e clama com fervor:
Ó Misericordioso, por tuas orações guarda os teus servos!


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 1:26-29

26 Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. 27 Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; 29 para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.  

Mateus 20:29-34

29 Saindo eles de Jericó, seguiu-o uma grande multidão; 30 e eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós. 31 E a multidão os repreendeu, para que se calassem; eles, porém, clamaram ainda mais alto, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós. 32 E Jesus, parando, chamou-os e perguntou: Que quereis que vos faça? 33 Disseram-lhe eles: Senhor, que se nos abram os olhos. 34 E Jesus, movido de compaixão, tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário