terça-feira, 7 de maio de 2019

2ª Terça-feira da Páscoa

07 de Maio de 2019 (CC) / 24 de Abril (CE)
São Sabas, o General de Roma, mártir († 372);
Santa Higúmena Elizabeth, a milagrosa de Constantinopla,  
 Tomás, Louco por Cristo; Sabas, Taumaturgo de Pechersk; Alexei, Eremita de Pechersk; Mártires Pasicratus e Valentina; Eusebio, Neón, Lencio, Longino e outros 40; 
Nicolau, o Novo Mártir da Magnésia; Melitus. Arcebispo da Cantuária; 
Santo Ícone da Mãe de Deus de Molchensk.
Tom 1




«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»



O Mártir Sávas veio de uma tribo gótica. Por sua bravura alcançou o alto posto de comandante militar, e serviu sob o Imperador Romano Aureliano (270-275).

Desde a sua juventude, Sávas era cristão e seguia fervorosamente os mandamentos de Cristo; ajudava os necessitados e visitava os cristãos encerrados na prisão. Por sua vida pura e virtuosa, o Santo recebeu do Senhor o dom do milagre e no Nome de Cristo curou os enfermos e expulsou os demônios.

Quando o Imperador soube que São Sávas era um cristão, exigiu que ele apostasse. O mártir jogou sua faixa militar e declarou que não abandonaria sua fé. Golpeavam-no, queimavam-no com tochas, o jogavam num caldeirão com alcatrão, mas o mártir permanecia ileso.

Olhando para os seus tormentos, 70 soldados vieram a crer em Cristo, os quais depois foram decapitados pela espada. A São Sávas eles jogaram na prisão.

À meia-noite, durante o tempo da oração, Cristo apareceu ao mártir e fez resplandecer sobre ele a Luz de Sua Glória. O Salvador pediu-lhe para não temer, mas, sim, permanecer firme. Encorajado, o mártir Sávas padeceu nova tortura pela manhã e foi afogado em um rio  no ano de 272 dC.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 4:1-10

1 Enquanto eles estavam falando ao povo, sobrevieram-lhes os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, 2 doendo-se muito de que eles ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos, 3 deitaram mão neles, e os encerraram na prisão até o dia seguinte; pois era já tarde. 4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil. 5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos, os escribas, 6 e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote. 7 E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto?  8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos, 9 se nós hoje somos inquiridos acerca do benefício feito a um enfermo, e do modo como foi curado, 10 seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós.

João 3:16-21

16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário