quinta-feira, 30 de maio de 2019

5ª Quinta-feira da Páscoa

30 de Maio de 2019 (CC) / 17 de Maio (CE)
Santos Andrônico e Junia, Apóstolos [dos 70] 
Tom 4




Estes dois santos tinham uma amizade de longa data e, trabalhando em conjunto, levaram a luz de Jesus Cristo aos idólatras. Na medida em que passava o tempo, germinava em seus corações a semente do Espírito Santo. Santos Andrônico e Junías, em seu apostolado, construíram várias igrejas e colaborarm de perto com o Apóstolo Paulo, o qual, na sua epístola diz, “Saúdo a Andrônico e Junías, meus parentes e companheiros de cárcere, destacados entre os apóstolos e convertidos a Cristo antes de mim”. Rm (16: 7). 
São Andronicus e Santa Júnia, Apóstolos dos Setenta, eram parentes do Santo Apóstolo Paulo. Eles trabalharam muito, pregando o Evangelho aos pagãos. São Paulo os menciona em sua Epístola aos Romanos: "Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e companheiros de prisão, os quais se distinguiram entre os Apóstolos, que estavam em Cristo, antes de mim" (Romanos 16: 7).
Santo Andronicus foi feito bispo de Pannonia, mas sua pregação também o levou, e também a Santa Júnia para outras terras, longe dos limites da sua diocese. Através dos esforços dos Santos Andrônico e Junia a Igreja de Cristo foi reforçada, os pagãos foram convertidos para o conhecimento de Deus, muitos templos pagãos fechados, e em seu lugar igrejas cristãs foram construídas. O Ofício em homenagem a estes santos afirma que eles padeceram o martírio por Cristo.
No século V, durante o reinado do imperador Arcádio e Honório, suas relíquias foram descobertas na periferia de Constantinopla, juntamente com as relíquias de outros mártires, no portão de Eugenius (22 de fevereiro).
Fora revelado ao piedoso clérigo Nicholas Kalligraphos, que entre as relíquias desses dezessete mártires, estavam as relíquias do Santo Apóstolo Andronicus. Depois, uma magnífica igreja foi construída neste local.
Junia é objeto de debate dentro do mundo acadêmico sobre as implicações de um líder apostólico ser do sexo feminino dentro da Igreja primitiva, o que pode sugerir a ordenação de mulheres. Na tradição ortodoxa, no entanto, o título de apóstolo não confere necessariamente o tipo de posição que os Doze tinham na Igreja de Cristo. Em vez disso, especialmente quando usado em referência aos Setenta, designa alguém que serviu como missionário para a Igreja, especialmente em sua primeira geração. Apóstolo (de apostolos grego), literalmente, refere-se a alguém que está "enviado", e sua origem é de uso militar. Nos séculos subseqüentes, santas que espalham significativamente a Fé Ortodoxa são frequentemente referidas como igual aos Apóstolos, e este título é dado sem referência ao sexo.


Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 14:20-27

20 Mas quando os discípulos o rodearam, ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte partiu com Barnabé para Derbe. 21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. 23 E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. 24 Atravessando então a Pisídia, chegaram à Panfília. 25 E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália. 26 E dali navegaram para Antioquia, donde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que acabavam de cumprir. 27 Quando chegaram e reuniram a igreja, relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles, e como abrira aos gentios a porta da fé.

João 9:39-10:9

39 Prosseguiu então Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos. 40 Alguns fariseus que ali estavam com ele, ouvindo isso, perguntaram-lhe: Porventura somos nós também cegos? 41 Respondeu-lhes Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado. 1 Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. 2 Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora. 4 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; 5 mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. 7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens.


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário