quarta-feira, 22 de maio de 2019

4ª Quarta-feira da Páscoa

MEADOS DE PENTECOSTES (PREPOLOVENIE)
22 de Maio de 2019 (CC) / 09 de Maio (CE)
Santo Isaías, profeta (Séc VIII a.C); Santo Mártir Cristóvão († 250)
Tom 3




«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»

O Santo Profeta Isaías, nasceu em Jerusalém e teria vivido entre 765 a.C e 681 a.C. (Séc. VIII e VII), durante os reinados de Ozias, Jotam, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das tropas de Senaqueribe, que sitiou a cidade com um exército de 185 mil assírios em 701 a.C. 
Isaías, filho de Amoz, era de família nobre e homem de elevada cultura e exerceu o seu ministério no reino de Judá, tendo-se casado com uma esposa conhecida como a profetisa que foi mãe de dois filhos Sear-Jasube e Maher-Shalal-Hash-Baz. O profeta Isaías tem o seu livro classificado na secção dos “Profetas Maiores” do Antigo Testamento, sendo considerado “O MAIOR DE TODOS”. Tal classificação deve-se à extensão dos escritos, assim como diante do conteúdo de suas mensagens, para além da sua pessoa. Várias foram as designações que lhe foram dadas, tais como “o Rei dos Profetas”, “O Profeta Messiânico” e “O Profeta Evangelista”. Seu livro é considerado por alguns como “a Bíblia em miniatura”.  
Santo Mártir Cristóvão 
São Cristóvão, viveu no 3º século, nos tempos da perseguição cristã pelo Imperador Décio (249-251). Conta a tradição que era belo e de grande estatura, dotado de uma extraordinária força. Mesmo sendo pagão, acusava aos perseguidores dos cristãos. 
Décio, ao saber que São Cristóvão possuía uma grande força, ordenou a seus soldados que o trouxessem à sua presença. São Cristóvão, então, já havia sido abençoado com a graça da fé em Jesus Cristo, mas ainda não havia sido batizado. No caminho, seu bastão seco, usado como báculo de peregrino, floresceu em suas mãos. Em seguida, através de suas mãos, os pães que não eram suficientes a todos os peregrinos, foram multiplicados por intermédio de suas orações. Os soldados, assombrados com a maravilha dos milagres, passaram a crer em Jesus Cristo e, com Cristóvão, foram batizados pelo bispo Babillas, de Antioquia. O Imperador, ao tomar conhecimento de que São Cristóvão havia aderido à fé cristã, decidiu, com esperteza, persuadí-lo a renunciar a Cristo. Incumbiu, então, duas mulheres que levavam vida de indecências, Callinica e Aquilina, para que o seduzissem e o convencessem a abandonar a fé cristã. Mas, ao contrário, Cristóvão converteu estas mulheres que também aderiram a fé cristã, sendo por isso, submetidas à tortura, terminando suas vidas como mártires. Os soldados que trouxeram Cristóvão e que se fizeram também batizar, foram decapitados. Depois, lançaram Cristóvão em um recipiente com cobre ardente, mas ele saiu incólume. 
São Cristóvão foi então submetido a várias outras formas de torturas e, por fim, seus algozes o decapitaram. Isto aconteceu em Licia (na Ásia Menor) por volta do ano 250. Venera-se a sua memória, tanto no Oriente como no Ocidente, mas, sobretudo, na Espanha. No Ocidente, a ele recorrem para pedir ajuda em momentos de doenças contagiosas e durante viagens ou travessias perigosas. As relíquias do Santo Mártir Cristóvão encontra-se no Monastério de São Denis, em Paris, onde foram sepultados os reis franceses. Seu nome significa “Portador de Cristo”.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 14:6-18

6 eles, sabendo-o, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e a região circunvizinha; 7 e ali pregavam o evangelho. 8 Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. 9 Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, 10 disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava. 11 As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós. 12 A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a palavra. 13 O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trouxe para as portas touros e grinaldas e, juntamente com as multidões, queria oferecer-lhes sacrifícios. 14 Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando 15 e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles; 16 o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos. 17 Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações. 18 E dizendo isto, com dificuldade impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios.  

João 7:14-30

14 Estando, pois, a festa já em meio, subiu Jesus ao templo e começou a ensinar. 15 Então os judeus se admiravam, dizendo: Como sabe este letras, sem ter estudado? 16 Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. 17 Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo. 18 Quem fala por si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. 19 Não vos deu Moisés a lei? No entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me? 20 Respondeu a multidão: Tens demônio; quem procura matar-te? 21 Replicou-lhes Jesus: Uma só obra fiz, e todos vós admirais por causa disto. 22 Moisés vos ordenou a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), e no sábado circuncidais um homem. 23 Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem inteiramente são? 24 Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo. 25 Diziam então alguns dos de Jerusalém: Não é este o que procuram matar? 26 E eis que ele está falando abertamente, e nada lhe dizem. Será que as autoridades realmente o reconhecem como o Cristo? 27 Entretanto sabemos donde este é; mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá donde ele é. 28 Jesus, pois, levantou a voz no templo e ensinava, dizendo: Sim, vós me conheceis, e sabeis donde sou; contudo eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis. 29 Mas eu o conheço, porque dele venho, e ele me enviou. 30 Procuravam, pois, prendê-lo; mas ninguém lhe deitou as mãos, porque ainda não era chegada a sua hora.




INSTRUÇÃO PARA OS MEADOS DO PENTECOSTES

São Teófano, o Recluso

Em meados de Pentecostes, ouvimos o chamado do Senhor: 

"Quem tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37). 

Se isto é assim, então corramos todos para Ele. Se aquilo do que tu tens sede não é contrário ao Espírito do Senhor – encontrarás n'Ele alívio. Se tu tens sede de conhecimento, corre para o Senhor, pois Ele é a única luz, a Qual ilumina todos os homens. Se tens sede de te purificar do pecado e de extinção das chamas de tua consciência, corre para o Senhor, pois Ele rasgou em pedaços a promissória dos nossos pecados na cruz. Se tu tens sede de paz em teu coração, corre para o Senhor, pois Ele É o tesouro de todos os bens, cuja abundância vai te ensinar a esquecer de todas as privações e a desprezar todo bem terrestre, de modo a ser preenchido somente por Ele. Se tu precisas de força, Ele É o Todo-Poderoso. Se tu precisas de glória, Sua glória ultrapassa o mundo. Se tu desejas liberdade, Ele dá a verdadeira liberdade. Ele vai resolver todas as nossas dúvidas, romper os laços de nossas paixões, dissipar todos os nossos problemas e dificuldades, nos permitirá superar todos os obstáculos, tentações e intrigas do inimigo, e tornará suave o caminho de nossa vida espiritual. 

Vamos todos correr para o Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário