quinta-feira, 15 de julho de 2021

4ª Quinta-feira Depois de Pentecoste

15 de Julho de 2021 (CC) / 02 de Julho (CE)
Deposição da Preciosa Veste da Ss. Mãe de Deus em Blaquerne (458);
Fócio, Metropolita de Kiev; Juvenal Patriarca de Jerusalén; 
Juvenal, Protomártir de América e Alaska; João Maximovich de Shangai e São Francisco; Synaxis da Mãe de Deus dos Órfãos.
Tom 2



Na época do Imperador Leão I (457-474), dois irmãos empreenderam uma peregrinação à Terra Santa, hospedando-se na casa de uma viúva de idade já avançada. Nesta casa havia um pequeno altar improvisado e os dois irmãos tomaram conhecimento de que ali muitos milagres aconteciam. Insistiram, então, com a mulher para que lhes contasse como isso acontecia. A mulher, por fim, revelou que guardava num cofre um presente da Santa Mãe de Deus (Theotókos).

Nossa Senhora, disse ela, no transcurso de sua existência, era assistida por duas mulheres virgens que a ajudavam. Antes da sua Dormição, a Mãe de Deus ofereceu a cada uma delas um presente como bênção. Ela, a viúva, como fazia parte da família de uma destas duas virgens, tinha recebido este presente como herança, depois do mesmo ter atravessado gerações. Este presente (veste) da Theotókos foi, mais tarde, trasladado dentro de um cofre de ouro pelo então Patriarca Juvenal de Jerusalém à Igreja de Vlajerna (Blaquerne), localizada no subúrbio da área nordeste de Constantinopla, construída pela Rainha Pulquéria, filha do Imperador Arcádio e esposa do Imperador Markiano (451-457). A Igreja de Vlajerna sofreu um incêndio no ano 1070, tendo sido reconstruída anos mais tarde. Por descuido, um segundo incêndio atingiu a Igreja em 19 de janeiro de 1434. Após estes incidentes, foi conservada como um lugar de oração. 
 
A Colocação do Venerável Veste da Santíssima Mãe de Deus em Blakhernae:

Comemorado em 2 de julho

Durante os anos do reinado do Imperador bizantino Leão, o Grande, o macedônio (457-474), os irmãos Galbius e Candidus, associados do Imperador, partiram de Constantinopla para a Palestina para adorar nos lugares sagrados. Em um pequeno povoado perto de Nazaré, eles pararam para pernoitar na hospedaria de uma certa judia muito idosa. Em sua casa, a queima de velas e o incenso fumegante chamaram a atenção dos peregrinos. Para suas perguntas, sobre que tipo de coisa sagrada havia em sua casa, a mulher piedosa por um longo tempo não quis dar uma resposta, mas, depois de pedidos persistentes, ela respondeu, que com ela estava um item sagrado muito precioso - o Robe da Mãe de Deus, do qual ocorreram muitos milagres e curas. A Virgem Santíssima, antes do tempo de Sua Dormição ("Repouso"), legou uma de suas vestes a uma piedosa donzela judia da linhagem familiar desta casa, depois de instruí-la a entregá-la após a morte a outra virgem. Assim, de geração em geração, o manto da Mãe de Deus foi preservado nesta família. 
O baú de jóias, contendo o manto sagrado, foi transferido para Constantinopla. São Genádios, Patriarca de Constantinopla (+471), e o Imperador Leão, tendo aprendido da descoberta sagrada, convenceram-se da incorruptibilidade do santo manto e, com tremor, confirmaram sua autenticidade. Em Blakerne, perto do litoral, foi erguida uma nova igreja em honra da Mãe de Deus. Em 2 de junho de 458, São Genádios, em grande solenidade,  transferiu o manto sagrado para a igreja de Blakerne, colocando-o dentro de um novo relicário. 
Posteriormente, no relicário, juntamente com o manto da Mãe de Deus, foi colocado também Seu omofórion (um sobre-manto) e parte de sua faixa de cinto. Esta circunstância também estabeleceu seu selo sobre a iconografia Ortodoxa da festa, em conjugar os dois eventos: a Colocação da Túnica e a Colocação da Faixa-Cinturão da Mãe de Deus em Blakerne. O peregrino russo Stefan Novgorodets, visitando Tsar'grad por volta do ano de 1350, testemunha: 
"Chegamos a Blakerne, onde jaz o manto sobre um altar-trono em um relicário impresso". 
Mais de uma vez, durante a invasão de inimigos, a Santíssima Mãe de Deus salvou a cidade, à qual Ela entregou seu santo manto. Assim aconteceu durante o tempo do cerco de Constantinopla pelos ávaros em 626, pelos persas - em 677 e pelos árabes - no ano 717 e em 860 pelos russos, que anos mais tarde, vieram a se converter, sendo batizada a nação inteira em grande evento, o qual entrou para a história com o nome de "O Batismo de Kiev", ou "Batismo da Rússia".
Leituras Comemorativas 
Hebreus 9:1-7 
Lucas 10:38-42; 11:27-28 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 11:13-24

13 Mas é a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, 14 para ver se de algum modo posso incitar à emulação os da minha raça e salvar alguns deles. 15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? 16 Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são. 17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19 Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme; 21 porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. 22 Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado. 23 E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os enxertar novamente. 24 Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais!


Mateus 11:27-30


27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.


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COMENTÁRIO

“Vinde a Mim!”

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso para as vossas almas. Vistes maior superabundância de bondade? Percebes a generosidade do convite? Vinde a mim – diz – todos vós que estais cansados e fatigados. Amoroso o convite! Inefável a bondade!


Vinde a mim todos: não somente os que ordenam, mas também os que obedecem; não somente os livres, mas também os escravos; não somente os homens, mas também as mulheres; não somente os jovens, mas também os anciãos; não somente os de corpo são, mas também os aleijados e entrevados, todos – diz – vinde. Tais são, realmente, os dons do Senhor: não conhece diferença entre escravo e livre, nem entre rico e pobre, mas toda esta desigualdade está rejeitada: Vinde – diz – todos vós que estais cansados e fatigados.


Observa a quem ele chama: aos que se esgotaram completamente nas iniquidades, aos que estão oprimidos pelos pecados, aos que nem sequer podem mais levantar a cabeça, aos que estão mortos de vergonha, aos que mais estão privados de confiança para falar. E por que os chama? Não para pedir-lhes conta, nem para estabelecer um tribunal. Então, para quê? Para fazer-lhes descansar de seu cansaço, para tirar-lhes a sua carga pesada.


E será que poderia acontecer algo mais pesado do que o pecado? Este, na realidade, por mais que tantas vezes não o sintamos ou queiramos ocultá-lo das pessoas comuns, é aquele que desperta contra nós o juiz incorruptível que é a nossa consciência, e ela, sempre alerta, vai tornando nossa dor contínua, como um carrasco que dilacera e sufoca a mente, mostrando desta forma a enormidade do pecado. “Aos que estão, pois, oprimidos pelo pecado – diz –, e como sobrecarregados por uma carga, a estes aliviarei agraciando-lhes com o perdão de seus pecados. Unicamente, vinde a mim! Quem será tão de pedra, quem tão teimoso que não obedeça a um convite tão bondoso?


Em seguida, para ensinar-nos também de que modo alivia, acrescenta: Tomai sobre vós o meu jugo. “Entrai, diz, sob o meu jugo. Porém não vos assusteis ao ouvir ‘jugo’, porque este ‘jugo’ nem roça o pescoço nem faz abaixar a cabeça; ao contrário, ensina a pensar nas coisas do alto e forma na verdadeira filosofia.”

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei: “Unicamente, entrai sob o jugo e aprendei. Aprendei, ou seja: aplicai o ouvido, para poder aprender de mim”. De fato, não vou exigir de vós nada pesado: vós, meus escravos, imitai a mim, vosso amo; vós que sois terra e pó, imitai a mim, feitor do céu e da terra, vosso Criador: Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração.

Vês a condescendência do Senhor? Vês sua inconcebível bondade? Não nos exigiu algo pesado ou odioso. Realmente, ele não disse: “Aprendei de mim que realizei prodígios, que ressuscitei mortos, que fiz milagres”. Tudo isso era unicamente próprio de seu poder. Então, o quê? Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso para as vossas almas. Percebes como são grandes os benefícios e a utilidade deste jugo?


Portanto, o que foi considerado digno de entrar sob este jugo e é capaz de aprender do Senhor a ser manso e humilde de coração, obterá para a sua alma todo o alívio. Este é, realmente, o ponto capital de nossa salvação: quem é possuidor desta virtude, mesmo que esteja unido ao corpo, poderá rivalizar com os poderes incorpóreos e já não ter nada em comum com o presente.


São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (séc. V)

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