segunda-feira, 12 de julho de 2021

4ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

12 de Julho de 2021 (CC) / 29 de Junho (CE)
Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Conclusão do Jejum dos Apóstolos
Tom 2


No dia de hoje, a Santa Igreja recorda piedosamente o sofrimento dos Santos, Gloriosos e Todo-Louváveis Apóstolos, Pedro e Paulo. 
São Pedro, fervoroso seguidor de Jesus Cristo, pela profunda confissão de sua divindade: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo", - foi considerado pelo Salvador digno de ouvir como resposta: "Bendito és tu, Simão ... Digo-te que tu és Pedro (Petrus) e sobre esta pedra (petra) edifico a minha Igreja ” (Mt 16: 16-18). Sobre "esta pedra" (petra), é sobre aquilo que dizes: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo", - é sobre esta tua confissão que edifico a Minha Igreja. Portanto, o "tu és Pedro": é da "pedra" (petra) que Pedro (Petrus) é, e não de Pedro (Petrus) que a "pedra" (petra) é - assim como o cristão é de Cristo , e não Cristo do cristão. Queres tu saber de que tipo de "pedra" (petra) o Apóstolo Pedro (Petrus) foi nomeado? - Ouví o apóstolo Paulo: 
"Não quero que ignoreis, irmãos, - diz o apóstolo de Cristo, - como nossos pais estiveram todos debaixo de uma nuvem, e todos passaram pelo mar; e todos em Moisés foram batizados na nuvem e no mar. E todos, assim, comendo o alimento espiritual, e todos bebendo, assim, a bebida espiritual: porque beberam da rocha que os acompanhava; porque a rocha, na verdade, era Cristo ” (1 Cor. 10: 1-4). Aqui está de onde a "Rocha" é Pedro. 
Nosso Senhor Jesus Cristo, nos dias finais de Sua vida terrena, nos dias de Sua missão para a raça humana, escolheu entre os discípulos Seus doze apóstolos para pregar a Palavra de Deus. Entre eles, o apóstolo Pedro por seu ardente ardor lhe foi concedido ocupar o primeiro lugar (Mt. 10: 2) e ser, por assim dizer, a pessoa representativa de toda a Igreja. E, portanto, é dito a ele, preferencialmente, após a confissão: 
"E eu te dou as chaves do Reino dos Céus: o que ligares sobre a terra, será ligado nos Céus: e o que desligares sobre a terra, será desligado nos Céus (Mt.16; 19). 
No entanto, não foi um homem, que recebeu essas "chaves" e o direito de "ligar e desligar", mas antes a Igreja Universal. Foi a Igreja que recebeu este direito, e não exclusivamente uma pessoa. Voltai a vossa atenção para outro lugar das Escrituras, onde o mesmo Senhor diz também a todos os Seus Apóstolos: 
"Recebei o Espírito Santo", - e mais adiante: "Àquele que perdoardes os pecados, é perdoado; e a quem retiverdes, esses pecados são retidos" (Jo. 20: 22-23); ou: 
"O o que ligardes sobre a terra, será ligado no céu: e o que desligardes sobre a terra, será desligado nos céus " (Mt 18,18). 
Assim, é a Igreja quem liga, e é a Igreja quem desliga. A Igreja, edificada sobre a pedra angular fundamental - o próprio Jesus Cristo (Ef 2: 20) liga e afrouxa. 
Bem-aventurado Agostinho, Bispo de Hipona

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS

João 21:15-25

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

LITURGIA

Tropárion de São Mateus Tom 3 (Santo Patrono)
Ó Santo Apóstolo Mateus, interceda por nós / junto ao Bondoso Deus: / Que Ele nos conceda o perdão / e às nossas almas salvação.

Tropárion dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Tom 4
Ó primeiros entronados dentre os Apóstolos / e Mestres do mundo inteiro: / orai ao Mestre de todos, / que Ele conceda paz ao mundo // e grande misericórdia para nossas almas.

Kondákion dos Apóstolos, Tom 2
Tu tomaste para Ti, ó Senhor, / os eloquentes e divinos Pregadores, os Corifeus dos Apóstolos, / para repousarem e desfrutarem de Tuas bênçãos; / pois aceitaste seus labores e morte como acima de todo o holocausto, // Ó Tu que conheces os segredos de nossos corações.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, 
agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kondákion de São Mateus Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Prokímenon, Tom 8

R.: Suas vozes ressoaram por toda a Terra,
E suas palavras aos confins do Universo. (Sl. 18:5)

V.: Os céus anunciam a glória de Deus, 
e o firmamento proclama a obra das suas mãos. (Sl 18:1)

1 Coríntios 7:24-35

Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado. Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel. Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim. Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos. Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Os Céus proclamam as Tuas maravilhas, ó Senhor,
e a Assembleia dos santos a Tua verdade. (Sl. 88:6)

Deus é glorificado no Concílio dos santos. (Sl. 88:8)

Mateus 16:13-19

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário