sexta-feira, 2 de julho de 2021

2ª Sexta-feira Depois de Pentecostes


02 de Julho de 2021 (CC) / 19 de Junho (CE)
Santo Apóstolo Judas, o irmão do Senhor (Séc I) e São Paísius, o Grande (400 dC)
Jejum dos Apóstolos (Azeite é permitido)
Tom 8


O Santo Apóstolo Judas 
São Judas foi um dos Doze Apóstolos. Ele era filho de São José e Salomé e irmão de Tiago, o irmão do Senhor. Com Salomé, a filha de Angeja, o filho de Varahina e irmão de Zacarias, José, o carpinteiro, teve quatro filhos: Tiago, Hoséas, Simão e Judas. Este Judas também é as vezes chamado: “Judas, o irmão de Tiago” por causa de seu irmão mais famoso (Lc 6,16. At 1,14).  
São Judas começa sua epístola desta maneira: “Judas, o servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (Judas 1,1). Mesmo apesar de que ele também pudesse ser chamado de "irmão do Senhor" tanto quanto Tiago, ele assim não o fizera por humildade e vergonha, porque, no inicio, não crera que seu irmão, Jesus, Fosse o Cristo, o Senhor. 
Quando o ancião José, antes de sua morte, quis deixar uma porção de sua propriedade para Jesus, assim como também para seus outros filhos, todos eles protestaram por isso, até mesmo Judas. Apenas Tiago voluntariamente deixou de lado uma parte de sua porção e a intencionou para Jesus.  
Judas é também chamado de Levi ou Tadeu. Existe um outro Tadeu dos Setenta Apóstolos (21 de agosto), mas este Tadeu ou Judas foi um dos Grandes Apóstolos. Judas pregou o Evangelho através da Judéia, Samaria, Galileia, Iduméia, Síria, Arábia, Mesopotâmia e Armênia. Em Edessa, na cidade de Abgar, ampliou o ensinamento do outro Tadeu. Quando Judas pregou pelas regiões do Ararat, foi capturado pelos pagãos, crucificado numa cruz e morto através de flechas e entrou no reino eterno de Cristo.

O Venerável Paisius o Grande  
Paisius era Egípcio de nascimento e nacionalidade. Depois de uma visão em um sonho, sua mãe o dedicou ao serviço de Deus. Como jovem, Paisius veio ao Venerável Pambo, que o recebeu como um dos seus discípulo. Pambo foi um co-discípulo do Venerável João Kolovos (O baixo) que escreveu a biografia de Paisius. 
Para a alegria de seu pai espiritual, Paisius se empenhavam em trabalho após trabalho e mortificação após mortificação. Muitas vezes o Profeta Jeremias, a quem ele especialmente amava e lia frequentemente, lhe aparecera. Os anjos de Deus também frequentemente lhe apareceram; mesmo o Próprio Senhor Cristo apareceu a ele: “A Paz seja contigo meu escolhido amado!” dissera-lhe o Senhor Cristo. 
Pela grande graça de Deus, Paisius possuía o dom especial de abstinência de comida. Frequentemente não comia pão por quinze dias, mais frequentemente por uma semana e uma vez, no testemunho de São João o Baixo, ele passou setenta dias sem tomar nada. Ele empreendeu uma grande luta contra os espíritos malignos, que apareciam a ele as vezes exatamente como eles são e, as vezes na forma de anjos radiantes. Mas o abençoado servo de Deus não permitiu a si mesmo ser enganado ou fascinado. Paisius era famoso por todo o Egito por sua capacidade discernir os espíritos e operar milagres. Ele tomou habitação na eternidade no ano 400. O Venerável Isidoro de Pelusium transladou as relíquias de Paisius para seu mosteiro e o sepultou com honras. 

 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 5:17-6:2

17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Mateus 9:14-17

14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? 15 Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. 16 Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. 17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário