segunda-feira, 19 de julho de 2021

5ª Segunda-feira Depois de Pentecostes


08 de Julho de 2021 (CC) / 25 de Junho (CE)
Santo Sisoé, o Grande, (†429)
Encontro das Santas Relíquias da Santa Virgem Juliana (1540)
Tom 3



O Monge Sisoé, o Grande (†429) é um monge eremita, que viveu neste mundo no deserto egípcio, em uma caverna santificada pelos labores orantes de seu predecessor - o Monge Antônio, o Grande (Com. 17 de janeiro). Por seus sessenta anos de feitos na selva, o Monge Sisoi alcançou a sublime pureza espiritual, e lhe foi concedido o dom de fazer maravilhas, de tal forma que, por meio de sua oração, ele mesmo uma vez devolveu à vida a um rapaz morto.
Extremamente rígido consigo mesmo, o Monge Sisoé, era muito misericordioso e compassivo para com os que estavam próximos e recebia a todos com amor. Aos que o visitavam, o monge sempre ensinava, primeiro, a humildade. 
À pergunta de um dos monges sobre como ele poderia atingir uma consciência constante de Deus, o monge observou: "Isso ainda não tem muita importância, meu filho, mas mais importante é isto - considerar-se abaixo de todos os outros, porque tal depreciação auxilia na aquisição de humildade ". 
Questionado pelos monges, se um ano é suficiente para o arrependimento por ter caído em pecado contra um irmão, - o Monge Sisoé disse: "Eu creio na misericórdia de Deus, o Amante da Humanidade, e se um homem se arrepender com todos os seus alma, então Deus aceitará seu arrependimento em três dias ”.
Quando o monge Sisoé se deitou em seu leito de morte, os discípulos em volta do Ancião, viram que seu rosto realmente brilhava. Eles perguntaram ao moribundo o que ele viu. Abba Sisoi respondeu, que ele viu os Profetas e Apóstolos. Os discípulos perguntaram, com quem o monge conversou? Ele disse que os anjos tinham vindo por sua alma, e ele implorou que lhe dessem um pouco de tempo ainda para o arrependimento. “Tu, pai, não precisas de arrependimento” - responderam os alunos. Mas o Monge Sisoé com sua grande humildade, respondeu: "Não sei ao certo se comecei mesmo a fazer o meu arrependimento". 
Depois dessas palavras, o rosto do santo Aba (Pai), brilhou tanto que os irmãos não puderam olhar para ele. O monge teve tempo de dizer a eles que viu o próprio Senhor, e sua alma sagrada expirou para o Reino Celestial.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
Romanos 12:4-5, 15-21

4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. 15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; 16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Mateus 12:9-13

9 Partindo dali, entrou Jesus na sinagoga deles. 10 E eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? 11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? 12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados. 13 Então disse àquele homem: estende a tua mão. E ele a estendeu, e lhe foi restituída sã como a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário