quarta-feira, 18 de maio de 2022

4ª Quarta-feira da Páscoa

MEIO-PENTECOSTES (PROPOLOVENIE)
18 de Maio de 2202 (CC) / 05 de Maio (CE)
Santa Irene de Tessalônica, Grande e Ilustre mártir (séc. I-II) 
Tom 2






«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»



A Santa e grande mártir Irene nasceu na cidade de Magedon, na Pérsia, durante o século I. Era filha do Rei pagão Licínio, e seus pais lhe deram o nome de Penélope. Já em sua juventude Irene aceitou a fé cristã, compreendendo a futilidade da vida pagã. Segundo a tradição, foi batizada pelo apóstolo São Timóteo, discípulo do Apóstolo São Paulo. Desejando dedicar sua vida de forma plena ao Senhor, Irene renunciou ao casamento. Ao conhecer mais profundamente a fé cristã, procurou convencer seus pais para que se convertessem ao cristianismo. O pai de Irene começou, a princípio, a ouvir as suas palavras com benevolência, mas logo ficou indignado com ela e, quando ela se negou a adorar os ídolos, ele a jogou sob as patas dos cavalos selvagens. Sem tocar a mártir, os cavalos se jogaram sobre o pai de Irene e o esmagaram até a morte. Quando, por suas orações, foi trazido de volta à vida, ele, sua família e mais de 3000 pessoas aderiram à fé cristã.

Depois disso, Santa Irene começou de forma determinada a profetizar sobre Jesus Cristo entre os povos da Macedônia, tendo sido, por causa disso,  submetida a frequentes sofrimentos e humilhações. Por ordem do Governador de Sedeka, Santa Irene foi jogada em um poço com víboras. Retirada com vida, mais tarde, finalmente foi amarrada a uma roda de moinho. Os sofrimentos da santa eram acompanhados por sinais miraculosos, atraindo muitas pessoas à fé em Cristo: As víboras não tocaram Irene; as serras não marcaram seu corpo; a roda de moinho parou de girar. O próprio carrasco, Vavodón, passou a crer em Jesus Cristo e foi batizado. No total, graças à Irene, cerca de 10 mil pagãos tornaram-se cristãos. Quando o Senhor predisse a Irene em que ela morreria, foi para uma caverna no interior de uma montanha perto da cidade de Éfeso, e a seu pedido a entrada foi fechada com pedras. No 4º dia seus conhecidos retornaram à gruta e não encontraram o corpo de Irene. Todos compreenderam que ela foi levada pelo Senhor ao céu. Na antiga Bizâncio a comemoração de Santa Irene era muito reverenciada. Em Constantinopla vários e magníficos templos foram construídos em sua memória. 

Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 


Atos 14:6-18

Fragmento 34 - Naqueles dias, Paulo e Barnabé fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha; e ali pregavam o evangelho. E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou. E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava. E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes. Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando e dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles; O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos. E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações. E, dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem.

João 7:14-30

14 Estando, pois, a festa já em meio, subiu Jesus ao templo e começou a ensinar. 15 Então os judeus se admiravam, dizendo: Como sabe este letras, sem ter estudado? 16 Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. 17 Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo. 18 Quem fala por si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. 19 Não vos deu Moisés a lei? No entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me? 20 Respondeu a multidão: Tens demônio; quem procura matar-te? 21 Replicou-lhes Jesus: Uma só obra fiz, e todos vós admirais por causa disto. 22 Moisés vos ordenou a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), e no sábado circuncidais um homem. 23 Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem inteiramente são? 24 Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo. 25 Diziam então alguns dos de Jerusalém: Não é este o que procuram matar? 26 E eis que ele está falando abertamente, e nada lhe dizem. Será que as autoridades realmente o reconhecem como o Cristo? 27 Entretanto sabemos donde este é; mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá donde ele é. 28 Jesus, pois, levantou a voz no templo e ensinava, dizendo: Sim, vós me conheceis, e sabeis donde sou; contudo eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis. 29 Mas eu o conheço, porque dele venho, e ele me enviou. 30 Procuravam, pois, prendê-lo; mas ninguém lhe deitou as mãos, porque ainda não era chegada a sua hora.

† † 


INSTRUÇÃO PARA OS MEADOS DO PENTECOSTES

São Teófano, o Recluso

Em meados de Pentecostes, ouvimos o chamado do Senhor: 

"Quem tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37). 

Se isto é assim, então corramos todos para Ele. Se aquilo do que tu tens sede não é contrário ao Espírito do Senhor – encontrarás n'Ele alívio. Se tu tens sede de conhecimento, corre para o Senhor, pois Ele é a única luz, a Qual ilumina todos os homens. Se tens sede de te purificar do pecado e de extinção das chamas de tua consciência, corre para o Senhor, pois Ele rasgou em pedaços a promissória dos nossos pecados na cruz. Se tu tens sede de paz em teu coração, corre para o Senhor, pois Ele É o tesouro de todos os bens, cuja abundância vai te ensinar a esquecer de todas as privações e a desprezar todo bem terrestre, de modo a ser preenchido somente por Ele. Se tu precisas de força, Ele É o Todo-Poderoso. Se tu precisas de glória, Sua glória ultrapassa o mundo. Se tu desejas liberdade, Ele dá a verdadeira liberdade. Ele vai resolver todas as nossas dúvidas, romper os laços de nossas paixões, dissipar todos os nossos problemas e dificuldades, nos permitirá superar todos os obstáculos, tentações e intrigas do inimigo, e tornará suave o caminho de nossa vida espiritual. 

Corramos todos para o Senhor!

† †  

Nenhum comentário:

Postar um comentário