sexta-feira, 6 de maio de 2022

2ª Sexta-feira da Páscoa


06 de Maio de 2022 (CC) / 23 de Abril (CE)
Santo Megalomártir, Glorioso e Vitorioso Jorge
Tom 1
Jejum (Permitido peixe)




«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»


O santo, glorioso e vitorioso Jorge, nasceu na Capadócia, filho de pais ricos e virtuosos. Seu pai padeceu por Cristo e sua mãe, em seguida, mudou-se para a Palestina.

Quando Jorge cresceu, entrou para o exército, onde alcançou, em seu vigésimo ano, o posto de tribuno, e como tal, ele estava a serviço do Imperador Diocleciano. Quando Diocleciano começou sua terrível perseguição aos cristãos, Jorge se apresentou perante o Imperador e corajosamente confessou que era um cristão. O imperador o lançou na prisão e ordenou que amarassem seus pés e que uma pedra pesada fosse colocada sobre seu peito. Depois disso, o Imperador ordenou que Jorge fosse amarrado a uma roda cheia de grandes cravos, para que sua carne ficasse tomada de ferimentos. Logo aptos esta tortura, o santo foi enterrado em um buraco, tendo a cabeça exposta acima do chão, e ali ficou por três dias e três noites. Então a Jorge foi dado  a beber um veneno mortal preparado por um mago. Porém, em meio a todos estes sofrimentos, Jorge continuamente orava a Deus, e Deus o curou imediatamente e o salvou da morte, para grande espanto do povo.

Jorge também ressuscitou um homem morto através de suas orações, e muitos aceitaram a fé cristã. Entre estes estavam Alexandra, a esposa do Imperador Diocleciano, o sacerdote-chefe pagão, o agricultor Glycerius e Valerius, Donatus e Therinus. Finalmente, o Imperador ordenou que Jorge e sua própria esposa, Alexandra, fossem decapitados. a bendita Alexandra morreu no cadafalso antes de ser decapitada, e São Jorge foi decapitado no ano 303 dC.

Os milagres que ocorreram sobre a sepultura de São Jorge são incontáveis. Numerosas são suas aparições, tanto em sonhos e abertamente, para aqueles que, desde aquela época até hoje, o tem invocado e implorado sua ajuda.

Inflamados no amor de Cristo, o Senhor, por causa desse amor, não foi difícil para Jorge, deixar tudo: posição, riqueza, honra imperial, seus amigos e o mundo inteiro. Por este amor, o Senhor recompensou com uma riqueza de glória imperecível no céu e na terra, e com a vida eterna em Seu reino. Além disso, o Senhor concedeu-lhe o poder e autoridade para ajudar todos aqueles que nas aflições e dificuldades o honram e invocam o seu nome.

Leituras Comemorativas
Lucas 12:2-12 (Matinas)
Atos 12:1-11 
João15:17-16:2  



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
Atos 5:1-11

Fragmento 13 – Naqueles dias, certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido.  Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.

João 5:30-6:2

Fragmento 17 - Disse o Senhor aos Judeus que vieram até Ele: Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Outro é quem dá testemunho de mim; e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade; eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto para que sejais salvos. Ele era a lâmpada que ardia e alumiava; e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz. Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou. E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma; e a sua palavra não permanece em vós; porque não credes naquele que ele enviou. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida! Eu não recebo glória da parte dos homens; mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis. Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Não penseis que eu vos hei de acusar perante o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu. Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras? Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. E seguia-o uma grande multidão, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário