segunda-feira, 23 de maio de 2022

5ª Segunda-feira da Páscoa


23 de Maio de 2022 (CC) / 10 de Maio (CE)
Apóstolo Simão, o Zelote (1º; Séc.);
São Simão, bispo de Vladimir e Suzdal (Kiev Cavernas) (1226);  Mártires Philadelphus, Cipriano, Alfeu, Onésimo, Erasmus, e outras 14 pessoas, na Sicília (†251). 
Mártir Hesychius de Antioquia (†4 Séc.); 
Venerável Isidora o Tolo de Tabenna (Egito - 365); 
Abençoado Thais (Taisia) do Egito (5º Séc.); 
Beato Simão de Yurievits e Zharki, Louco de Cristo (1584); 
Ícone da Mãe de Deus "Kiev-Bratsk" (1654); 
Venerável Laurence, do monge, do Egito (6º Séc.); 
Venerável Dionisius de Radonezh (14-15 Séc;); 
Tradução de relíquias (1670) do Mártir Basílio de Mangazea (Sibéria) (1602); 
São Sinésio de Irkutsk, amigo de São Sofrônio (1787); 
São Conleth, o eremita, e o bispo de Kildare (520) (Celta E Britânico).
Tom 4




"Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!"

São Simão era natural de Caná da Galileia, conhecido pessoalmente do Senhor e de sua puríssima Mãe, porque o povoado de Caná não estava muito distante de Nazaré. Quando Simão celebrou o seu casamento, convidou para a festa o Senhor, a sua imaculada Mãe e os seus discípulos. Como havia terminado o vinho para os convidados, o Senhor transformou água em vinho (Jo 2:1-11). Impressionado por este milagre, o noivo passou a crer no Senhor Jesus Cristo como o verdadeiro Deus e, abandonando a celebração de suas bodas e a sua própria casa, O seguiu com fervor. Desde então recebeu o nome de o “Zelote” ou o “Zeloso”, pois, tamanho fervor e entusiasmo que, pelo amor a Cristo, deixou sua própria noiva desposando, em sua alma, o Noivo Celestial. É por isso que Simão foi considerado entre o grupo de discípulos de Cristo e dos Doze Apóstolos. 
No dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos sob a forma de línguas de fogo, eles receberam o dom da palavra que lhes capacitou a pregar o Evangelho a todas as nações. Recebendo o Espírito Santo junto aos demais, Simão saiu a pregar em diversos lugares, passando pelo Egito, Mauritânia, Líbia, Numidia, Cirenia e Abjásia. Neste último, uma região localizada na costa nordeste do Mar Negro, ele iluminou com a fé em Cristo numerosos pagãos. Também esteve na Bretanha, onde converteu à luz do Evangelho muitos descrentes, tendo sido depois crucificado por idólatras. Esta é uma das mais antigas tradições, cuja principal autoridade é São Doroteo, Bispo Gaza (300 dC). São Nicéforo, Patriarca de Constantinopla, um respeitado historiador (758-829), também confirma a presença do Apóstolo em Bretanha. Outras tradições afirmam que o Apóstolo esteve na Pérsia, com São Judas, com quem foi martirizado. Outros ainda atestam que o zelote São Simão foi sepultado na cidade de Nicósia, perto de Zhiguencia. Os lugarejos indicam que este local está a uns 13 km de Sujumi, não muito distante da costa do Mar Negro. Mais tarde, uma igreja foi construída no local da morte do santo e a sua estrutura foi recuperada em 1875, graças ao fervor de um dos grandes duques da Rússia. 
O Santo Apóstolo Simão, o Zelote, é comemorado em 10 de maio, não devendo ser confundido com São Simão Pedro, que também era um dos Doze Apóstolos, tão pouco com Simeão, parente consanguíneo do Senhor (Mt 13:55) que pertenceu ao grupo dos Setenta Apóstolos, segundo bispo de Jerusalém, sucessor do apóstolo Tiago. São Simão, o Zelote, é celebrado ainda em 30 de junho, juntamente com os demais Apóstolos (Sinaxe dos Santos Apóstolos). 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 12:12-17

Fragmento 30 - Naquela hora, Pedro, olhando em volta, chegou à casa de Maria, mãe de João, chamada Marcos, onde muitos se reuniam e oravam. Quando Pedro bateu no portão, uma serva, chamada Rod, saiu para ouvir e, reconhecendo a voz de Pedro, ela, cheia de alegria, não abriu o portão, mas correu e anunciou que Pedro estava parado no portão. E eles lhe disseram: Você está em são juízo? E ela reafirmou o que dissera. E eles disseram: O que ela viu foi o anjo dele. Enquanto isso, Pedro continuou a bater. Quando abriram a porta, eles o viram e ficaram maravilhados. E Pedro, fazendo um sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o havia tirado da prisão e disse: Notifica a Tiago e aos irmãos sobre isso. Então, saindo, fôra para outro lugar.

João 8:42-51

Fragmento 32 – Disse o Senhor aos judeus que vieram ter com ele: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio? Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, antes honro a meu Pai, e vós me desonrais. Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue. Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário