terça-feira, 1 de julho de 2025

4ª Terça-feira Depois de Pentecostes

01 de Julho de 2025 (CC) / 18 de Junho (CE)
Santos Mártires Leôncio, Hipácio e Teódulo
Jejum dos Apóstolos
Tom 2

 

Os santos mártires Leôncio, Hipácio e Teódulo, padeceram durante o império de Vespasiano (ano 70-79), na cidade de Trípoli, Fenícia. Leôncio era grego de nascimento, militar de alta patente do exército romano, inteligente e preparado por natureza, um perito em cultura literária, virtuoso, compassivo com os pobres e muito hospitaleiro. 
Num certo dia, denunciaram ao governador que Leôncio orientava às pessoas a não venerar nem oferecer sacrifícios aos deuses pagãos. O governador ordenou ao tribuno Hipácio que, sob o seu comando, um esquadrão de soldados fossem ao encontro de Leôncio para detê-lo. Durante a viagem, Hipácio ficou gravemente enfermo, vendo a morte diante de si. Então, um anjo lhe apareceu e disse: «Se queres te curar, implora três três vezes ao céu junto com teus soldados: ‘Deus, que é adorado por Leôncio, ajuda-me!’» Todos fizeram como o anjo havia instruído e o Tribuno ficou prontamente restabelecido. 
Já na cidade, Hipácio e o soldado Teódulo, encontraram uma pessoa que os convidou para a sua casa. Era o próprio Leôncio em pessoa que, então, os instruiu na fé cristã , batizando-os, mais tarde. Num certo dia o governador chegou à cidade e ficou sabendo do que tinha acontecido. Entregou então ao martírio os três, Leôncio, Hipácio e Teódulo. Os Santos Hipácio e Teódulo foram decapitados e, São Leôncio foi espancado até a morte. Os cristãos deram aos três mártires uma digna sepultura, próximo ao porto de Tripoli. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 10:11-11:2a

Fragmento 104 - Irmãos, a Escritura diz: “Todo aquele que crer n’Ele não será envergonhado; pois não há diferença aqui entre judeu e grego, porque Um só É o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Pois, “todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo”. Mas como invocar Aquele em Quem eles não creram? Como crer n’Aquele de Quem não se ouviu? Como se ouvir sem que haja um pregador? E como pode haver pregadores, se não são enviados? Como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que pregam as boas novas de paz, que anunciam boas coisas!" Mas nem todos obedecem ao Evangelho. Pois Isaías diz: “Senhor! Quem creu no que ouvimos?” Portanto, a fé vem pelo ouvir, e ouvir a pregação de Cristo. Mas, pergunto eu: Eles não ouviram? Certamente que sim, pois, “Sua voz percorreu toda a terra e Suas palavras chegaram aos confins do universo”. Eu também pergunto: Israel não sabia? Mas, primeiramente Moisés diz: “Despertarei ciúmes em ti com um povo (não escolhido), vos provocarei com um povo que é tolo”. E Isaías corajosamente diz: “Fui achado por aqueles que não Me buscavam; Eu me abri para aqueles que não perguntaram sobre Mim”. Mas a respeito de Israel, ele diz: “Todo o dia estendi Minhas mãos a um povo desobediente e teimoso”. Então eu pergunto: Deus rejeitou Seu povo? De modo algum. Pois eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou Seu povo, que Ele conhecia de antemão.

Mateus 11:16-20

Fragmento 41 - O Senhor disse: Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros, e dizem: Tocamos-vos flauta, e não dançastes; cantamos-vos lamentações, e não chorastes. Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos. Então começou Ele a lançar em rosto (às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios) o não se haverem arrependido.

† † †


Nenhum comentário:

Postar um comentário