13 de Julho de 2025 (CC) / 30 de Junho (CE)
Sinaxis dos Santos ApóstolosTom 4
Mesmo que cada um dos Doze Grandes Apóstolos tenha seu próprio dia especial de celebração ao longo do ano, no entanto, a Igreja reservou este dia para comemorar todos os Apóstolos, incluindo, além dos doze, Paulo. O Santo e Nobre Imperador Constantino, o Grande (306-337) construiu em Constantinopla, um templo em nome dos santos Doze Apóstolos. As indicações para a celebração desta festa são encontradas desde o século IV.
Estes são os nomes e os dias separados das celebrações dos Santos Grandes Apóstolos:
São Pedro, 29 de junho e 16 de janeiro
Santo André, 30 de novembro
São Tiago, o Filho de Zebedeu, 30 de abril
São João, o Teólogo, 26 de setembro e 08 de maio
São Filipe, 14 de novembro
São Bartolomeu, 11 de junho e 25 de agosto
São Tomé, 06 de outubro
São Mateus Evangelista, 16 de novembro
São Tiago, o filho de Alfeu, 09 de outubro
São Tadeu ou Judas, irmão de Tiago, 19 de junho
São Simão, o Zelote, 10 de maio
São Matias, 09 de agosto
São Paulo, 29 de junho
Vamos mencionar também a forma como cada um desses homens mais santos e mais benéficos na história do mundo, terminou sua vida terrena:
São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo;
Santo André foi crucificado;
São Tiago, o filho de Zebedeu, foi decapitado;
São João, o Teólogo, morreu de uma maneira milagrosa;
São Filipe foi crucificado,
São Bartolomeu foi crucificado, esfolado e degolado;
São Tomé foi ferido com cinco lanças;
São Mateus Evangelista foi queimado vivo;
São Tiago, o filho de Alfeu, foi crucificado;
São Tadeu ou Judas, irmão de Tiago, foi crucificado,
São Simão, o Zelote, foi crucificado;
São Matias foi apedrejado e, em seguida, foi decapitado após a morte;
São Paulo foi decapitado.
Leituras Comemorativas
1 Coríntios 4:9-16
Marcos 3:13-19
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (5)
Lucas 24:12-35
Fragmento 113 - Naquela hora, Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido. Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus Se aproximou, e ia com eles; mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não O reconheceram. Então Ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. E um deles, chamado Cleópas, respondeu-Lhe: És Tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-Lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. E como os principais sacerdotes e as nossas autoridades O entregaram para ser condenado à morte, e O crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro e, não achando o corpo d’Ele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar Ele vivo. Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a Ele, porém, não O viram. Então Ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, Ele fez como quem ia para mais longe. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Então, se lhe abriram os olhos, e O reconheceram; nisto Ele desapareceu de diante deles. E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão.
LITURGIA
Tropárion da Ressurreição, Tom 4
As santas mulheres discípulas do Senhor, / recebendo do Anjo a boa-nova da Ressurreição / correram orgulhosas / dizer aos Apóstolos: / “a morte está vencida, / pois Cristo nosso Deus ressuscitou, // concedendo ao mundo a Sua infinita misericórdia”.
Tropárion de São Mateus, no 3º Tom (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!
Tropárion Dos Apóstolos, Tom 4
Príncipes dos Divinos Apóstolos e Mestres do Universo, / intercedei junto do Mestre Universal / para que Ele dê ao mundo a Paz // e que conceda às nossas almas a graça da salvação.
Kondákion da Ressurreição, Tom 4
Meu Salvador e Libertador, / como Deus Tu libertaste de suas amarras aqueles nascidos na terra, /e partiste em pedaços os portões do Inferno, / e ressuscitaste ao terceiro dia // como Mestre.
Kondákion de São Mateus, no 4º Tom
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...
Tom 2: Cristo, a Rocha, faz resplandecer a glória do Rochedo da Fé, / ao mais excelente de Seus discípulos, / bem como a Paulo e à Assembleia dos Doze; / por isto, hoje fielmente celebramos suas memórias, // glorificando Àquele que os glorificou.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Hino À Virgem
Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores; / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.
Prokímenon, no 4º Tom
R. Quão magníficas são as Tuas obras, ó Senhor;
Fizeste com sabedoria todas as coisas.
V. Bendiz, ó minha alma ao Senhor,
Senhor meu Deus, Tu És infinitamente grande.
No 8º Tom
R. Por toda a terra ressoa a Sua mensagem,
a Sua Palavra transmite-se até aos confins do universo. (Sl. 18:5)
Romanos 10:1-10
Fragmento 103 - Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. Pois Cristo é o fim da Lei para justificar a todo aquele que crê. Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da Lei viverá por ela. Mas a justiça que vem da fé diz assim:
“Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu?” (isto é, a trazer do alto a Cristo;) ou: “Quem descerá ao abismo?” (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos).
Mas que diz?
“A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração”; isto é, a palavra da fé, que pregamos.
Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
1 Coríntios 4:9-16
Fragmento 131 - Irmãos, tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos. Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.
Aleluia, no 4º Tom
Leitor: Aleluia no 4º Tom: Arqueia o teu arco, procede com prosperidade e reina por causa da verdade, da mansidão e da justiça.
Coro: Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Leitor: Amaste a justiça e odiaste a iniquidade.
Coro: Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Leitor: No 1º Tom: Os céus confessarão as tuas maravilhas, ó Senhor, e a tua verdade na congregação dos santos.
Coro: Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Reúna a Ele Seus santos que estabeleceram Sua aliança sobre sacrifícios
Aleluia, aleluia, aleluia!
No 6º Tom
Eu levantei um escolhido do Meu povo.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Mateus 8:28-9:1
Fragmento 28 - Naquela época, Jesus visitou a Província dos Gadarenos. Saíram-Lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós Contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos. E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. E Ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas. Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados. E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-O, rogaram-Lhe que Se retirasse dos seus termos. E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade.
Marcos 3:13-19
Fragmento 12 - Naquela época, Jesus subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios: A Simão, a quem pôs o nome de Pedro, E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão, o Cananita, E a Judas Iscariotes, o que o entregou.
Canto da Comunhão
Louvai ao Senhor desde os céus,
Louvai-O nas alturas!
A memória do justo será eterna;
ele não temerá más notícias.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário