quarta-feira, 7 de setembro de 2011

13ª Terça-feira depois de Pentecostes – Modo 3 06 de Setembro (CC) / 24 de Agosto (CE)

S. Eutiques, hieromártir (séc. I).

EPÍSTOLA: 2 Coríntios 8:16-9:5
EVANGELHO: Marcos 3:13-19

13 Depois subiu ao monte, e chamou a si os que ele mesmo queria; e vieram a ele. 14 Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar; 15 e para que tivessem autoridade de expulsar os demônios. 16 Designou, pois, os doze, a saber: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

COMENTÁRIO

“E chamou a si os que ele mesmo queria...” O sacerdócio cristão não é deve ser uma projeção da vontade do homem. O verdadeiro sacerdote não é o que decide ser por escolha própria (mesmo que seja uma pessoa de virtudes e de serviços prestados a Igreja), mas aquele que obedece a Voz do que lhe chama: por isto o nome vocação (voz em movimento). Estranho e misterioso é que entre os que Cristo escolheu estava Judas Iscariotes. Incompreensão para os homens, sabedoria de Deus. Judas representa o clérigo que tocado pela luz deixa-se possuir pelas trevas. Convidado a participar da Ceia Mística, e dela participando, não desiste dos seus propósitos ímpios. Judas nos chama a atenção para a nossa capacidade de desprezar a Luz e se deixar possuir pelas trevas. Ciente deste risco é que a Igreja decidiu estabelecer um jejum todas as quartas-feiras (pois este foi o dia em que Judas traiu Cristo) com o propósito de avaliarmos quais os reais intentos que impulsionam as nossas ações, a fim de que não sejam enganados como foi o infeliz Apóstolo.

Interessante é também perceber que Marcos faz destaque ao apelido que Cristo coloca nos irmãos Tiago e João: ele os chama de “Boanerges”, que quer dizer “Filhos do Trovão”, numa clara indicação ao temperamento explosivo e violento dos dois. Assim, Tiago e João se torna o modelo daqueles que dominados por forças obscuras se deixam invadir pela Luz, transfigurando as paixões predominantes de suas naturezas decaídas em virtudes Divinas: Tiago mostra sua valentia não violenta ao enfrentar Herodes e suportar impassivelmente o martírio que lhe impôs o Tirano; João se torna o modelo do amor de Cristo presente nos homens e, como Tiago suporta dores e privações terríveis que lhes foram impostas pela grande perseguição do Imperador Décio, sem esmorecer e nem perder o ímpeto. Eis, portanto, que diante cada um de nós se apresentam a vida e a morte, a Luz e as trevas. Quais escolheremos?
Padre Mateus (Antonio Eça)

ORAÇÃO

Clamo a Ti, Senhor; vem depressa! Escuta a minha voz quando clamo a Ti. Seja a minha oração como incenso diante de Ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde. Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios. Não permitas que o meu coração se volte para o mal, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes! Fira-me o justo com amor leal e me repreenda, mas não perfume a minha cabeça o óleo do ímpio, pois a minha oração é contra as práticas dos malfeitores... Os meus olhos estão fixos em Ti, ó Soberano Senhor; em Ti me refugio; não me entregues à morte. Guarda-me das armadilhas que prepararam contra mim, das ciladas dos que praticam o mal.

Salmo 140(141): 1-5,8,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário