quarta-feira, 7 de março de 2012

2ª TERÇA-FEIRA DA GRANDE QUARESMA


06 de Março de 2012 (CC) / 22 de Fevereiro (CE) – Modo 5

Invenção das relíquias dos Ss. mártires de Constantinopla (séc. IV).









Isaías 5:7-16

7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.    8 Ai dos que ajuntam casa a casa, dos que acrescentam campo a campo, até que não haja mais lugar, de modo que habitem sós no meio da terra!    9 A meus ouvidos disse o Senhor dos exércitos: Em verdade que muitas casas ficarão desertas, e até casas grandes e lindas sem moradores.    10 E dez jeiras de vinha darão apenas um bato, e um hômer de semente não dará mais do que uma efa.    11 Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente!    12 Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele.    13 Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de fome, e a sua multidão está seca de sede.    14 Por isso o Seol aumentou o seu apetite, e abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descem a glória deles, a sua multidão, a sua pompa, e os que entre eles se exultam.    15 O homem se abate, e o varão se humilha, e os olhos dos altivos se abaixam.    16 Mas o Senhor dos exércitos é exaltado pelo juízo, e Deus, o Santo, é santificado em justiça. 

  

VÉSPERAS

Gênesis 4:8-15

8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.    9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?    10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.    11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.    12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.    13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.    14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.    15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.   

Provérbios 5:1-15

1 Filho meu, atende à minha sabedoria; inclinão teu ouvido à minha prudência;    2 para que observes a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento.    3 Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite;    4 mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.    5 Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Seol.    6 Ela não pondera a vereda da vida; incertos são os seus caminhos, e ela o ignora.    7 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.    8 Afasta para longe dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa;    9 para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis;    10 para que não se fartem os estranhos dos teus bens, e não entrem os teus trabalhos na casa do estrangeiro,    11 e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo,    12 e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão!    13 e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido!    14 Quase cheguei à ruína completa, no meio da congregação e da assembléia.    15 Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário