terça-feira, 13 de março de 2012

3ª TERÇA-FEIRA DA GRANDE QUARESMA


13 de Março de 2012 (CC) / 29 de Fevereiro (CE) – Modo 6
S. João Cassiano, mon. († c. 435).



Isaías 9:9-10:4

     9 E todo o povo o saberá, Efraim e os moradores de Samária, os quais em soberba e altivez de coração dizem:    10 Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas por cedros os substituiremos.    11 Pelo que o Senhor suscita contra eles os adversários de Rezim, e instiga os seus inimigos,    12 os sírios do Oriente, e os filisteus do Ocidente; e eles devoram a Israel à boca escancarada. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.    13 Todavia o povo não se voltou para quem o feriu, nem buscou ao Senhor dos exércitos.    14 Pelo que o Senhor cortou de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia.    15 O ancião e o varão de respeito, esse é a cabeça; e o profeta que ensina mentiras, esse e a cauda.    16 Porque os que guiam este povo o desencaminham; e os que por eles são guiados são devorados.    17 Pelo que o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadece dos seus órfãos e das suas viúvas; porque todos eles são profanos e malfeitores, e toda boca profere doidices. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.    18 Pois a impiedade lavra como um fogo que devora espinhos e abrolhos, e se ateia no emaranhado da floresta; e eles sobem ao alto em espessas nuvens de fumaça.    19 Por causa da ira do Senhor dos exércitos a terra se queima, e o povo é como pasto do fogo; ninguém poupa ao seu irmão.    20 Se colher da banda direita, ainda terá fome, e se comer da banda esquerda, ainda não se fartará; cada um comerá a carne de seu braço.    21 Manassés será contra Efraim, e Efraim contra Manassés, e ambos eles serão contra Judá. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.    1 Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades;    2 para privarem da justiça os necessitados, e arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!    3 Mas que fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe? a quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa riqueza?    4 Nada mais resta senão curvar-vos entre os presos, ou cair entre os mortos. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.   


VÉSPERAS

Gênesis 7:1-5

     1 Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.    2 De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea;    3 também das aves do céu sete e sete, macho e fêmea, para se conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.    4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da face da terra todas as criaturas que fiz.    5 E Noé fez segundo tudo o que o Senhor lhe ordenara.   

Provérbios 8:32-9:11

     32 Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos.    33 Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis.    34 Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta.    35 Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor.    36 Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.    1 A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas;    2 já imolou as suas vítimas, misturou o seu vinho, e preparou a sua mesa.    3 Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade, dizendo:    4 Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz:    5 Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado.    6 Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.    7 O que repreende ao escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua mancha.    8 Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á.    9 Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.    10 O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.    11 Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário