segunda-feira, 5 de março de 2012

2ª SEGUNDA-FEIRA DA GRANDE QUARESMA

Segunda-feira, 05 de Março de 2012 (CC) / 21 de Fevereiro (CE) – Modo 5
S. Eustácio, bispo de Antioquia († c. 330); S. Timóteo, mon. (séc. VII?).



HORA SEXTA

Isaías 4:2-6; 5:1-7

2 Naquele dia o renovo do Senhor será cheio de beleza e de glória, e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel.    3 E será que aquele que ficar em Sião e permanecer em Jerusalém, será chamado santo, isto é, todo aquele que estiver inscrito entre os vivos em Jerusalém;    4 Quando o Senhor tiver lavado a imundícia das filhas de Sião, e tiver limpado o sangue de Jerusalém do meio dela com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor.    5 E criará o Senhor sobre toda a extensão do monte Sião, e sobre as assembléias dela, uma nuvem de dia, e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória se estenderá um dossel.    6 Também haverá de dia um pavilhão para sombra contra o calor, e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.    1 Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo.    2 E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou- a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas.    3 Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.    4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas?    5 Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será devorada; derrubarei a sua parede, e sera pisada;    6 e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada, mas crescerão nela sarças e espinheiro; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.    7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.   


VÉSPERAS

Gênesis 3:21-4:7

21 E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.    22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.    23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.    24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.    1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.    2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.    3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.    4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,    5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.    6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?    7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.   

Provérbios 3:34-4:22

34 Ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes.    35 Os sábios herdarão honra, mas a exaltação dos loucos se converte em ignomínia.    1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento.    2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino.    3 Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe,    4 ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.    5 Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca.    6 Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará.    7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.    8 Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará.    9 Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma coroa de glória te entregará.    10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, para que se multipliquem os anos da tua vida.    11 Eu te ensinei o caminho da sabedoria; guiei-te pelas veredas da retidão.    12 Quando andares, não se embaraçarão os teus passos; e se correres, não tropeçarás.    13 Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.    14 Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.    15 Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.    16 Pois não dormem, se não fizerem o mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém.    17 Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.    18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.    19 O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam.    20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; inclina o teu ouvido às minhas instroções.    21 Não se apartem elas de diante dos teus olhos; guarda-as dentro do teu coração.    22 Porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário