quinta-feira, 12 de julho de 2012

6ª Quinta-feira Depois de Pentecostes


12 de Julho de 2012 (CC) / 29 de Junho (CE)
Ss. Pedro e Paulo, gloriosos e ilustres apóstolos, protocorifeus († 64 67).





MATINAS

João 21:15-25

15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu- lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos. 16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas- me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. 18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres. 19 Ora, isto ele disse, significando com que morte havia Pedro de glorificar a Deus. E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me. 20 E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai? 21 Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será? 22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu. 23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? 24 Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25 E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.   


LITURGIA

2 Coríntios 11:21-12:9

21 Falo com vergonha, como se nós fôssemos fracos; mas naquilo em que alguém se faz ousado, com insensatez falo, também eu sou ousado. 22 São hebreus? também eu; são israelitas? também eu; são descendência de Abraão? também eu; 23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; 24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. 25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. 28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas. 29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?  30 Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto. 32 Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos, para me prender; 33 mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos. 1 É necessário gloriar-me, embora não convenha; mas passarei a visões e revelações do Senhor. 2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. 3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe), 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. 5 Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.  6 Pois, se quiser gloriar-me, não serei insensato, porque direi a verdade; 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.   

Mateus 16:13-19

13 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? 14 Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. 15 Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?  16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;    19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.





OS SANTOS, GLORIOSOS E DIGNOS DE TODA HONRA APÓSTOLOS 
PEDRO E PAULO

Celebramos hoje a festa dos gloriosos Apóstolos de Cristo, e dignos de toda honra, Pedro e Paulo. Esta festa tem como preparativo um jejum (denominado de Jejum dos Apóstolos). Este jejum faz parte dos quatro períodos de jejum do ano litúrgico Ortodoxo. Sua duração é variável porque começa na segunda-feira que se segue ao Domingo de Todos os Santos (1º Domingo depois de Pentecostes). Depois da Santa Mãe de Deus, a Theotokos, é a única festa de santos, precedida por um tempo de jejum.

Também a iconografia dá um destaque particular aos Príncipes dos Apóstolos. Observamos a admirável fidelidade com a qual, no Oriente, foi transmitida a fisionomia característica dos dois santos. Isso nos faz pensar que os primeiros iconógrafos a retratá-los, lhe foram contemporâneos. Não devemos nos admirar, se em diferentes regiões geograficamente distantes umas das outras, encontramos o mesmo e persistente modelo iconográfico.

Pedro é sempre reproduzido com a fronte baixa, os cabelos grisalhos e um pouco encaracolados, a barba curta e arredondada.

Paulo, com poucos cabelos; a fronte alta é evidenciada também pela calvície e a barba desce mais longa e lisa.
As particularidades das duas fisionomias permitem reconhecer Pedro e Paulo também em ícones em que os dois santos aparecem juntos com outros santos, como, por exemplo, no ícone de 15 de agosto, Dormição da Mãe de Deus; ou no de Pentecostes. Mais tardios são os ícones onde os Príncipes dos Apóstolos aparecem no grupo dos Doze. Neste ícone, os santos Pedro e Paulo, no centro, seguram dos dois lados a maquete de uma Igreja, em formato bizantino, um simbolismo evidente do papel único dos dois na Igreja instituída por Cristo para a continuação da sua obra salvífica entre os homens.

1. O Santo Apóstolo Pedro era o filho de Jonas e irmão de André, o Primeiro-chamado. Ele era da tribo de Simeão da cidade de Betsaida. Ele era um pescador, e primeiramente, se chamava Simão mas o Senhor preferiu chama-lo de Cefas ou Pedro: “E ele o levou a Jesus. E quando Jesus o viu, Ele disse, Simão filho de Jonas, tu se chamará Cefas, que quer dizer, uma pedra” (Jo 1,42). Ele foi o primeiro dos discípulos a claramente expressar a fé no Senhor Jesus dizendo: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16). Seu amor pelo Senhor foi grande e sua fé no Senhor gradualmente se fortaleceu. Quando o Senhor foi levado para julgamento, Pedro negou-O três vezes mas após apenas um olhar na face do Senhor, a alma de Pedro foi cheia de vergonha e arrependimento. Após a descida do Espírito Santo, Pedro aparece como um pregador sem medo e poderoso do Evangelho. Seguindo um de seus sermões em Jerusalém, três mil almas se converteram a Fé. Ele pregou o Evangelho pela Palestina e Ásia Menor, pela Ilíria e Itália. Pedro operou muitos poderosos milagres; ele curou doentes, ressuscitou mortos; os doentes eram curados mesmo por sua sombra. Ele teve uma grande luta com Simão o Mágico que se proclamava como bom mas que na realidade era um servo de Satã. Finalmente, Pedro o envergonhou e o derrotou. Por ordem do maligno Imperador Nero, amigo de Simão, Pedro foi condenado a morte. Instalando Lino como Bispo de Roma, aconselhando e confortando o povo de Cristo, Pedro procedeu alegremente para a sua morte. Vendo a cruz perante si, ele pediu a seus executores para o crucificar de cabeça para baixo porque ele se considerava indigno de morrer como o seu Senhor. Assim o grande servo do Grande Senhor repousou e recebeu a grinalda de eterna glória. 

2. O Apóstolo Paulo nasceu em Tarso da tribo de Benjamim. Primeiramente, ele se chamava Saulo, estudou sob orientação de Gamaliel, um fariseu e perseguidor da cristandade. Ele foi miraculosamente convertido a Fé Cristã pelo Próprio Senhor Que apareceu a ele na estrada para Damasco. Ele foi batizado pelo Apóstolo Ananias, foi chamado de Paulo e contado no serviço dos grandes apóstolos. Com zelo fervoroso, Paulo pregou o Evangelho em toda parte das bordas da Arábia à Espanha, entre os judeus e entre os gentios. Ele recebeu o título de “Apóstolo dos Gentios”. Tanto quanto eram horríveis seus sofrimentos, assim era sua paciência sobre humana. Por todos os anos de seu apostolado Paulo, dia após dia, se pendurava numa fraca linha entre a vida e a morte. Já que ele preencheu todos os dias e noites com trabalho e sofrimento por Cristo, já que ele organizou a Igreja em muitos lugares e já que ele alcançou um tal grau de perfeição ele foi capaz de dizer: “Não sou mais eu que vive, mas Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Paulo foi decapitado em Roma durante o reino do Imperador Nero no mesma época da morte do Apóstolo Pedro.


TROPÁRIO DOS APÓSTOLOS MODO 4
Príncipes dos divinos Apóstolos e doutores do Universo, intercedeis junto do Mestre Universal para que ao mundo Ele dê a Paz e que conceda às nossas almas a graça da salvação.

KONDÁKION DOS APÓSTOLOS MODO 2
Os infalíveis pregadores da palavra de Deus, os Corifeus dos teus Apóstolos, Senhor, encontraram junto de ti o lugar do seu repouso, no usufruto dos Teus bens, pois Tu acolheste os seus sofrimentos e suas mortes melhor que outra oferenda das primícias da terra, Tu, O único que pode ler o coração dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário