segunda-feira, 30 de julho de 2012

9ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

29 de Julho de 2012 (CC) / 16 de Julho (CE)
Ss. Atenógenes e cc., mártires (séc. IV).


1 Coríntios 11:31-12:6

     31 Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados;    32 quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.    33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.    34 Se algum tiver fome, coma em casa, a fim de que não vos reunais para condenação vossa. E as demais coisas eu as ordenarei quando for.    1 Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.    2 Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados.    3 Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.    4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.    5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.    6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.   

Mateus 18:1-11

     1 Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus?    2 Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles,    3 e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.    4 Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.    5 E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe.    6 Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar.    7 Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier!    8 Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno.    9 E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo.    10 Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus.    11 Porque o Filho do homem veio salvar o que se havia perdido.


A GRANDE MÁRTIR MARINA.



Santa Marina nasceu em Antioquia de Pissídia (Ásia Menor, hoje Turquia). Seu pai era sacerdote pagão. Marina conheceu fé cristã através de sua ama de leite. Naquele tempo o imperador Diocleciano (284-305) instituiu a perseguição aos cristãos de modo que muitos cristãos eram obrigados a se esconderem nas cavernas dos desertos. Quando Marina completou doze anos, ela se batizou. Quando o seu pai soube disso, renegou-a.

Certa vez, quando tinha a idade de quinze anos, Marina pastava as ovelhas quando o governador daquela região passando por lá, ficou encantado com a sua beleza e fez-lhe proposta de casamento. Marina não escondeu que era cristã. O governador a entregou para uma importante senhora, para que tomasse conta dela, esperando que esta convencesse a jovem a renegar a Cristo. Mas Marina renegou tal coisa e recusou-se a oferecer o sacrifícios aos ídolos.

Marina foi submetida a várias torturas: ela foi açoitada com varas, raspavam seu corpo com tridente, enfiavam pregos em sua carne e a queimavam com fogo. Vendo tais sofrimentos da jovem, o povo chorava de pena dela. A graça de Deus curava as feridas de Marina, mas os torturadores não se conscientizavam do milagre. No dia seguinte ela sofria queimaduras novamente, depois começaram a afogá-la em um grande barril.

Em determinado momento de tortura a terra tremeu, as algemas caíram das mãos de Marina e uma viva luz incomum começou a brilhar acima da sua cabeça e nesta luz pairava uma pomba com uma coroa dourada em seu bico. O povo espantado começou a glorificar a Deus. O administrador mandou executar Marina e aqueles que passaram a acreditar em Cristo. Naquele dia, junto com Marina, foram degoladas quinze mil pessoas. Feotino - que presenciou o fato - descreveu seu martírio.

Os restos mortais da grande mártir Marina foram guardados em Constantinopla até serem tomados pelas Cruzados em 1204. A mão de Santa Marina encontra-se em Afon no mosteiro de Vatoped. A igreja ocidental venera Marina, chamando-a de Margarida de Antioquia. Muitas igrejas são dedicadas ao seu nome.

Kondáquion

Jovem cheia de virtudes virginais,
assim Marina foi coroada com coroa imortal:
tingida pelo sangue do martírio,
santificando-se pelos milagres das curas,
a mártir piedosamente recebeu assim
a honra da vitória dos teus sofrimentos.





HOMILIA

Sobre a Participação Dos Fiéis Na Natureza De Deus

"Que por essas possais ser participantes da natureza divina" (2 Pedro 1:4).

Irmãos, como pode o homem mortal ter parte na natureza de Deus? Como pode a eternidade ser companheira de tempo e de glória com o que é sem glória, o incorruptível com o corruptível, o puro com o impuro? Simplesmente não podem, a não ser em condições particulares, e essas condições o Apóstolo Pedro menciona - uma condição da parte de Deus e a outra por parte dos homens.

Como condição da parte de Deus, o apóstolo diz:

"Conforme o seu divino poder nos deu todas as coisas que dizem respeito à vida e à piedade" (2 Pedro 1:3.

Como condição por parte do homem:

"...havendo escapado da corrupção que há no mundo das paixões" (2 Pedro 1:4).

Deus cumpriu a sua condição e nos deu o Seu poder. "Através do conhecimento daquele que nos chamou para a glória e virtude" (2 Pedro 1:3). Agora é a vez do homem cumprir a sua condição, ou seja, conhecer a Cristo como Senhor para escapar dos desejos corporais deste mundo.

O Senhor Jesus Cristo abriu o céu e todos os tesouros do céu e, em seguida, chamou a humanidade a se aproximar dele para receber esses tesouros. Como Ele os convida? Apenas por palavras? Em palavras, mas não só palavras, mas também "nos chamou para a glória e virtude"; glória, isto é, pela Sua ressurreição gloriosa; virtude, isto é, pela Sua obra miraculosa e sofrimento. Por isso Ele nos convidou para receber as promessas grandíssimas que, por eles, podemos participam na natureza de Deus. Mas, para que possamos conhecer a Cristo e ouvir o Seu convite, devemos primeiro escapar de todos os desejos físicos do mundo. Se não escapar, então vamos permanecer cegos diante d'Ele, antes de Sua glória e virtude e surdo ao seu convite!

Ó irmãos, quão enorme é a misericórdia de Deus para conosco! De acordo com esta grande misericórdia, Deus oferece a nós mortais a adoção pelo Único Imortal, e para nós pecadores, ergueu um edifício no Corpo Glorioso de Jesus. Mas, sob uma única condição, que não é nem um jugo grande nem pesada cruz.

Ó Senhor Jesus, em Quem se cumprem todas as promessas e Onde reside a fonte de todo bem, curai-nos de nossa cegueira e surdez e concedei-nos poder para escapar das paixões do mundo.

São Nikolai Velimirovic

Nenhum comentário:

Postar um comentário