quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

26ª Quarta-feira Depois de Pentecostes


18 de Dezembro de 2013 (CC) 05 de Dezembro (CE)
S. Sabas, o Santificado, mon. († 532).



1 Timóteo 1:18-20; 2:8-15

     18 Esta admoestação te dirijo, filho Timóteo, que segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas pelejes a boa peleja,    19 conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragando no tocante à fé;    20 e entre esses Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.    8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.    9 Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos,    10 mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.    11 A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão.    12 Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.    13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.    14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;    15 salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.   

Lucas 21:5-7, 10-11, 20-24

     5 E falando-lhe alguns a respeito do templo, como estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse ele:    6 Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada.    7 Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir?    10 Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;    11 e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.    20 Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.    21 Então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade, saiam; e os que estiverem nos campos não entrem nela.    22 Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.    23 Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo.    24 E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem.   


SÃO NICOLAU, O MILAGROSO, ARCEBISPO DE MYRA, NA LYCIA

VÉSPERAS

Provérbios 10:7, 6; 3:13-16; 8:6, 32, 34, 4, 12, 14, 17, 5-9; 1:23

     7 A memória do justo é abençoada; mas o nome dos ímpios apodrecerá.    6 Bênçãos caem sobre a cabeça do justo; porém a boca dos ímpios esconde a violência.    13 Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento;    14 pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro.    15 Mais preciosa é do que as joias, e nada do que possas desejar é comparável a ela.    16 Longura de dias há na sua mão direita; na sua esquerda riquezas e honra.    6 Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a equidade.    32 Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos.    34 Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta.    4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.    12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição.    14 Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.    17 Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão.    5 Aprendei, ó simples, a prudência; entendei, ó loucos, a sabedoria.    6 Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a equidade.    7 Porque a minha boca profere a verdade, os meus lábios abominam a impiedade.    8 Justas são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa.    9 Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento.    23 Convertei-vos pela minha repreensão; eis que derramarei sobre vós o meu; espírito e vos farei saber as minhas palavras.   

Provérbios 10:31-11:12

     31 A boca do justo produz sabedoria; porém a língua perversa será desarraigada.    32 Os lábios do justo sabem o que agrada; porém a boca dos ímpios fala perversidades.    1 A balança enganosa é abominação para o Senhor; mas o peso justo é o seu prazer.    2 Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.    3 A integridade dos retos os guia; porém a perversidade dos desleais os destrói.    4 De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte.    5 A justiça dos perfeitos endireita o seu caminho; mas o ímpio cai pela sua impiedade.    6 A justiça dos retos os livra; mas os traiçoeiros são apanhados nas, suas próprias cobiças.    7 Morrendo o ímpio, perece a sua esperança; e a expectativa da iniquidade.    8 O justo é libertado da angústia; e o ímpio fica em seu lugar.    9 O hipócrita com a boca arruína o seu próximo; mas os justos são libertados pelo conhecimento.    10 Quando os justos prosperam, exulta a cidade; e quando perecem os ímpios, há júbilo.    11 Pela bênção dos retos se exalta a cidade; mas pela boca dos ímpios é derrubada.    12 Quem despreza o seu próximo é falto de senso; mas o homem de entendimento se cala.   

Sabedoria 4:7-15


Quanto ao justo, mesmo que morra antes da idade, gozará de repouso. A honra da velhice não provém de uma longa vida, e não se mede pelo número dos anos. Mas é a sabedoria que faz as vezes dos cabelos brancos; é uma vida pura que se tem em conta de velhice. Ele agradou a Deus e foi por ele amado, assim (Deus) o transferiu do meio dos pecadores onde vivia. Foi arrebatado para que a malícia lhe não corrompesse o sentimento, nem a astúcia lhe pervertesse a alma: porque a fascinação do vício atira um véu sobre a beleza moral, e o movimento das paixões mina uma alma ingênua. Tendo chegado rapidamente ao termo, percorreu uma longa carreira. Sua alma era agradável ao Senhor, e é por isso que ele o retirou depressa do meio da perversidade. Os povos que veem esse modo de agir não o compreendem, e não refletem nisto: que o favor de Deus e sua misericórdia são para seus eleitos, e sua assistência está no meio de seus fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário