03 de Maio de 2016 (CC) / 01 de Abril (CE)
São
Teodoro, o Triquinate (Vestido de Pelos), 20 de Abril
São Teodoro, o Triquinate,
nasceu em Constantinopla, filho de pais ricos e piedosos. Desde a infância São
Teodoro estava inclinado para o monaquismo, então ele deixou sua casa,sua
família e a sua vida anterior, a fim de entrar para um mosteiro na Trácia. Lá,
ele começou suas árduas lutas ascéticas . Vestia-se com uma roupa feita de fios
de cabelo , de que derivou o nome de "Triquinate," Ele ainda dormia
em cima de uma pedra, a fim evitar conforto físico, e para prevenir-se de
dormir demais. Sua vida foi adornada com milagres, e tinha o poder de curar os
doentes. Faleceu no final do século IV, ou no início do quinto século. De suas
relíquias fluia mirra . O nome de São Teodoro Triquinate é um dos mais
reverenciados na história do monaquismo ortodoxo. São José, o Hinógrafo (4 de
abril) compôs um Cânone em honra ao santo .
ATOS 2:14-21
14 Então Pedro, pondo-se em
pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que
habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 15
Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a
terceira hora do dia. 16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E
acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre
toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos
mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; 18 e sobre os meus
servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e
eles profetizarão. 19 E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na
terra, sangue, fogo e vapor de fumaça. 20 O sol se converterá em trevas, e a
lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. 21 e
acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
LUCAS 24:12-35
12 Mas Pedro, levantando-se,
correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e
retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido. 13 Nesse mesmo dia, iam
dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta
estádios; 14 e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. 15
Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com
eles; 16 mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o
reconheceram. 17 Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que,
caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. 18 E um deles,
chamado Cleópas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não
soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? 19 Ao que ele lhes
perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que
foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. 20 e
como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser
condenado à morte, e o crucificaram. 21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem
havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que
essas coisas aconteceram. 22 Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso
meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro 23 e, não
achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos
que diziam estar ele vivo. 24 Além disso, alguns dos que estavam conosco foram
ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém,
não o viram. 25 Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para
crerdes tudo o que os profetas disseram! 26 Porventura não importa que o Cristo
padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e
por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as
Escrituras. 28 Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem
ia para mais longe. 29 Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco;
porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 Estando
com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. 31
Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de
diante deles. 32 E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o
coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
33 E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e
encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, 34 os quais diziam:
Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. 35 Então os dois contaram o
que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão.
COMENTÁRIO
“EM SEGUIR A CRISTO ESTÁ A NOSSA SALVAÇÃO”
São
Clemente de Alexandria (Séc. III)
Batizados, somos iluminados;
iluminados, recebemos a adoção filial; adotados, conduzidos à perfeição;
aperfeiçoados, recebemos o dom da imortalidade. Diz a Escritura: Eu declaro:
Sois deuses e todos filhos do Altíssimo. Esta operação (o batismo) recebe nomes
diversos: graça, iluminação, perfeição, banho.
Banho, porque nele nos
purificamos de nossos pecados; graça, porque nos são perdoadas as penas devidas
pelos pecados; iluminação, a qual nos facilita a visão daquela santa e
salvífica luz, isto é, que nos possibilita a contemplação de Deus; e chamamos
perfeito ao que não carece de nada. Seria realmente absurdo chamar “graça de
Deus” a uma graça que não seja perfeita e completa em todos os sentidos: aquele
que é perfeito distribuirá normalmente dons perfeitos.
Se no plano da palavra
bastou ordenar e tudo veio à existência, no plano da graça bastará que ele
queira concedê-la para que essa graça seja plena. O que há de acontecer no
futuro é antecipado graças ao poder de sua vontade. Acrescente-se a isto que a
libertação dos males já é o começo da salvação. Nem pisamos direito os limiares
da vida, e já somos perfeitos: e começamos a viver no mesmo instante em que
somos subtraídos ao império da morte. Portanto, em seguir a Cristo está a nossa
salvação. O que nele se fez, é vida. Eu vos asseguro, disse, quem escuta minha
palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não será condenado,
porque passou da morte para a vida. Portanto, somente o fato de crer e de ser
regenerado é a perfeição na vida, pois Deus jamais é deficiente.
Do mesmo modo que seu querer
já é uma realidade, e uma realidade que chamamos mundo, da mesma forma seu
projeto é a salvação dos homens, uma salvação que se chama Igreja. Ele conhece,
pois, aos que chamou e salvou: porque os chamou e salvou ao mesmo tempo. Vós
mesmos, diz o apóstolo, fostes instruídos por Deus. Na verdade, seria blasfemo
considerar imperfeito o ensinamento do próprio Deus. E o que dele aprendemos é
a eterna salvação do Salvador eterno: a ele a graça pelos séculos dos séculos.
Amém. Alguém apenas está regenerado quando – como seu mesmo nome o indica –
fica iluminado, quando é imediatamente libertado das trevas e é gratificado
automaticamente com a luz.
Somos totalmente lavados de
nossos pecados e, no mesmo instante, deixamos de ser maus. Esta é a graça
singular da iluminação: nossa conduta não é a mesma que antes de descer às
águas batismais. Mas como o conhecimento se origina ao mesmo tempo em que a
iluminação, ilustrando a inteligência, e nós que éramos rudes e ignorantes,
imediatamente fomos chamados discípulos, isto é devido a que a iniciação
sobredita nos foi concedida previamente? Impossível precisar o momento.
O certo é que a catequese
conduz à fé, e que a fé, no momento do santo batismo, é formada pelo Espírito
Santo. Contudo, que a fé é o único e universal caminho de salvação da natureza
humana, e que é um dom do Deus justo e filantropo para com todos igualmente, o
expôs muito claramente Paulo, dizendo: Antes que chegasse a fé, estávamos
prisioneiros, custodiados pela lei, à espera da fé que devia ser revelada. Assim,
a lei foi nosso pedagogo, que nos conduziu a Cristo, para que fôssemos
justificados pela fé. Uma vez que a fé chegou, já não estamos submetidos ao
pedagogo. Não acabais de ouvir que já não estamos sob a lei do temor, mas sim
sob o Logos, que é o pedagogo do livre-arbítrio? Na continuação Paulo
acrescenta uma expressão livre de qualquer tipo de parcialidade: Porque todos
sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Vós que fostes incorporados a
Cristo pelo batismo, vos revestistes de Cristo. Já não há distinção entre
judeus e gentios, escravos e livres, homens e mulheres, porque todos sois um só
em Cristo Jesus.
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