domingo, 15 de maio de 2016

Domingo das Miróforas


3º DOMINGO DA PÁSCOA
15 de Maio de 2016 (Cc) / 02 de Maio (Ce)
Santo Atanásio, o Grande, arcebispo de Alexandria († 373)
Modo 2






O Domingo das Mulheres Miróforas (Portadora de Aromas) cai no segundo domingo após a Páscoa. As miróforas trouxeram especiarias funerais para preparar o corpo de Cristo para a sepultura. Elas foram as primeiras a ver o túmulo vazio e o Senhor ressuscitado as enviou aos apóstolos para lhes anunciar a Sua ressurreição. Os santos José de Arimatéia e Nicodemus também são comemorados neste dia. 

Oito são as mulheres geralmente identificadas como portadoras de mirra. Cada um dos quatro Evangelhos dá um aspecto diferente aos papéis dessas oito mulheres na cruz e no túmulo na manhã de Páscoa; talvez essas oito mulheres tenham chegado em grupos diferentes e em horários diferentes. As oito são:

1. Maria Madalena;
2. Maria, a Theotokos (Virgem Maria);
3. Joanna;
4. Salomé;
5. Maria, mulher de Cleófas (ou Alfeu);
6. Susanna;
7. Maria de Betânia;
8. Marta, de Betânia.

Das oito, as cinco primeiras são – sem sombra de dúvidas - as mais proeminentes. A tradição inclui na lista as três últimas. Cinco dessas mulheres também eram muito ricas: Maria Madalena, Joana, Susana e Maria e Marta de Betânia. 

Um aspecto que gera confusão nas referências dos Evangelhos a estas mulheres é que duas das Marias tiveram um filho chamado Tiago: Maria, a esposa de Alfeu, era a mãe de Tiago, um dos Doze Apóstolos e a Virgem Maria era madrasta de Tiago, o irmão do Senhor (Mateus 13:55, Gálatas 1:19). 

Na tradição ocidental, Tiago, filho de Alfeu e Tiago, o irmão do Senhor, às vezes têm sido identificados como um só. 

Na tradição oriental, Tiago, o irmão do Senhor, foi Bispo de Jerusalém (30-62 AD) e nunca saiu dos arredores de Jerusalém. Ele é o Tiago que proferiu a decisão do concílio de Jerusalém em 48 dC (Atos 15:13-19). Quanto a Tiago, filho de Alfeu, a Tradição Oriental lhe atribui atividades fora de Israel, especialmente no Egito, onde foi martirizado. 

Uma dica útil, que pode esclarecer a confusão entre estas duas Marias, é a passagem que se refere à Virgem Maria como a mãe de Tiago e José (Mateus 13:55). Este é também chamado de José Barsabás,  o Justo, ou também recebe o nome de Judas (Atos 1:23 e 15:22). 

Assim, em Mateus 27:56, as mulheres que de longe observam a cruz são Maria Madalena, a Virgem Maria (que aqui é chamada de mãe de Tiago e José), e Salomé (A esposa do Zebedeu). 

Mateus refere-se a Maria Madalena e a "outra Maria", que é provavelmente a Virgem Maria, também a partir do contexto (Mateus 27:61 e 28:1). Alguns Pais da Igreja como São Gregório de Nissa e São Gregório Palamás, apoiaram esta interpretação. Da mesma forma, São Gregório de Nissa identifica "Maria, mãe de Tiago" (Marcos 16:1 e Lucas 24:10) como sendo a Virgem Maria. 

Estas oito mulheres foram companheiras de Jesus de perto durante os três anos do seu ministério público. Maria Madalena, Joana, Susana e outras (Lucas 8:3) são descritas como aquelas que proviam os recursos financeiros para a manutenção de Cristo e dos Apóstolos. Estas mesmas mulheres fielmente seguiam a Cristo desde a Galileia e vieram com Ele para Jerusalém (Mateus 27:55, Marcos 15:40-41 e Lucas 23:55).


SANTO ATANÁSIO, O GRANDE, ARCEBISPO DE ALEXANDRIA


Desde a época dos Apóstolos, tem surgido ininterruptamente na Igreja os Santos Padres e Mestres Espirituais. Costumava-se denominar «Padres da Igreja», principalmente os bispos que se sobressaíam por sua santidade de vida e que deixavam algo escrito. Já os que não eram considerados santos eram chamados de «Mestres da Igreja». Os padres e Mestres da igreja deixaram registrados em suas obras as tradições dos apóstolos que elucidavam o ensinamento verdadeiro da Fé e da vida cristã. Foram defensores da Ortodoxia nos momentos difíceis da Igreja, quando tiveram de enfrentar as heresias e os falsos mestres. Em tais circunstâncias, suas atitudes eram consideradas exemplos de vida espiritual a serem seguidos. O século IV é tido como o mais célebre pelo surgimento dos grandes mestres defensores da fé, que lutaram contra as heresias arianas. (Os arianos negavam a natureza divina de Jesus Cristo). 
O primeiro a lutar contra esta heresia foi Santo Atanásio, o grande (293-373).  Homem de dons extraordinários, Santo Atanásio foi educado sob a direção dos arcebispos Pedro e Alexandro de Alexandria. Santo Antônio, o Grande, fundador do monaquismo egípcio, também teve influência em sua formação. Aprofundou-se nos estudos das Sagradas Escrituras, nas obras dos primeiros escritores religiosos e nos antigos clássicos, o que lhe facilitou chegar ao importante cargo de arquidiácono do Arcebispo Alexandro. Ajudou o arcebispo a combater as heresias arianas e colaborou muito próximo ao Arcebispo Alexandro, acompanhando-o ao Primeiro Concílio Ecumênico, destacando-se pela firmeza e eloquência em sua participação. Ninguém se opôs de maneira tão abalizada ao arianismo como ele.   

Quase um ano depois, o arquidiácono Atanásio foi elevado à cátedra arquiepiscopal de Alexandria. Apesar de sua pouca idade (28 anos) o Arcebispo Atanásio dirigiu com muita solidez sua Arquidiocese: visitou as igrejas, os monastérios, e se fez próximo dos bispos; consagrou Frumêncio como bispo de Absínia, visitou os monastérios em outras regiões do Egito e esteve com Santo Antônio, o Mestre da Juventude. 
Firme, mas dócil, inflexível na defesa da verdade, porém benévolo com os que erravam, era dono de um extraordinário tato quando tratava com intelectuais de profunda sagacidade racional. Por sua excelente formação, granjeou rapidamente o respeito e afeto de todos. 
Porém, o período de paz em suas atividades pastorais durou apenas dois anos. Teve início um período de grandes provações e infortúnios. Os seguidores de Ário, liderados pelo bispo Eusébio de Nicomédia, muito próximo dos Imperadores e amigo de Ário desde a  época da escola de Antioquia,  procuravam por todos os meios restituir Ário ao seio da Igreja. Para tanto, contavam ainda com a influência de Constância, irmã do Imperador Constantino. Estavam todos decididos a acatar o retorno da Ário por acreditar que ele estivesse arrependido de seus desvios na fé. Santo Atanásio, percebendo a pretensão e a trama dos falsos mestres, negou-se decididamente a receber o heresiarca que não reconhecia a natureza divina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desde então, o arcebispo Atanásio passou a ser vítima de forte perseguição, lançando-se contra ele as piores calúnias. Acusavam-no de ganância, de se relacionar com os inimigos do Império, de ter assassinado um bispo de nome Arsênio, decepando sua mão por praticar bruxarias etc. Alguns acreditaram nestas mentiras e Santo Atanásio teve que defender-se a si próprio em Juízo. Lá seus inimigos levaram ao Juiz uma mão, como se a tivessem encontrado. Contudo, toda esta farsa foi desmontada quando Arsênio se apresentou em Juízo, mostrando que tinha suas mãos perfeitas, como o Senhor as criou. Os acusadores de Santo Atanásio ficaram furiosos ameaçando vir sobre ele. Isto aconteceu na época do imperador Constantino, um defensor da Igreja. Os imperadores que o sucederam – Constâncio, o ariano e Juliano, o apóstata, perseguiram abertamente Santo Atanásio, mas nada puderam contra ele diante de sua inquebrantável firmeza. Alguns de seus cooperadores que partilhavam do mesmo ideal na defesa da fé e na luta contra os arianos – Oséias, bispo de Córdoba e Libério, bispo de Roma, por terem sido presos e afastados de suas cátedras, esmoreceram e aceitaram fazer algumas concessões aos arianos. Somente Santo Atanásio permaneceu firme na fé e na luta contra as heresias arianas. Durante quase seus 50 anos a serviço da Igreja, Santo Atanásio foi expulso cinco vezes de Alexandria, cerca de 20 anos esteve desterrado e preso; até os últimos instantes de sua vida lutou contra os hereges e, zelosamente, buscava restabelecer a paz e a unidade de pensamento no interior da Igreja. 
Em meio aos esforços e preocupações de sua vida acética escreveu muitas obras com preciosos ensinamentos, defendendo a ortodoxia da fé. Suas obras foram publicadas em russo em quatro tomos. Até os dias de hoje os seus escritos, em linguagem metafórica e de grande riqueza, têm vultuoso significado e força. O valente arcebispo faleceu com a idade de 75 anos.





SUPLEMENTO LITÚRGICO    


Tropárion da Ressurreição
Quando Te entregaste à morte ó Vida Imortal, / aniquilaste os infernos pelo esplendor de Tua divindade; / e quando ressuscitaste os mortos das profundezas da terra, / todas as potências celestes exclamaram: / Ó Cristo nosso Deus, ó Autor da Vida// Senhor, glória a Ti!

Tropárion do Nobre José
O nobre José, tendo descido da Cruz Teu Corpo Imaculado, / O envolveu num lençol, O cobriu de aroma / e O depositou com cuidado num túmulo novo. / Mas, ao terceiro dia, ressuscitaste, ó Senhor, // dando ao mundo a grande misericórdia. 

Tropárion das Miróforas
O Anjo, sentado junto do túmulo, / disse às mulheres portadoras de aroma: / «Os aromas convêm aos mortos; / Cristo, porém, mostrou-Se alheio à corrupção. / Aclamai, pois: O Senhor ressuscitou // dando ao mundo a grande misericórdia!» 

Kondakion Da Páscoa
Tendo descido ao túmulo, ó Imortal, / Tu destruíste o poderio dos infernos / e levantaste-Te como vencedor, ó Cristo Deus, / Tu, que disseste às mulheres miróforas: rejubilai! / E aos apóstolos, dás a paz, // Tu que ressuscitas aqueles que sucumbiram.

Glória ao Pai † e ao Filho e ao Espírito Santo.

Kondakion das Miróforas
Ó Cristo Deus, quando saudaste as Miróforas, / puseste fim à lamentação de Eva, a primeira Mãe, / e lhes ordenaste anunciar aos Teus apóstolos // que o Salvador ressuscitou do túmulo.

Prokímenon Modo 6

O Senhor É minha força e meu vigor
Ele foi a minha salvação. (Sl 117:14)

O Senhor severamente me castigou,
mas não me entregou à morte. (Sl 117:18)

Atos 6:1-7

Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; 6 E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. 7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor Se agradou de Sua Terra, 
E trouxe de volta os cativos de Jacó. (Salmo 84:1)

Aleluia, aleluia, aleluia!
A misericórdia e a verdade se encontraram,
A justiça e a paz se beijaram. 
(Salmo 84:10)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Marcos 15: 43 - 16: 8

43 Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus.44 E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido. 45 E, tendo-se certificado pelo centurião, deu o corpo a José; 46 O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro. 47 E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde o punham. 16:1 E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. 2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. 3 E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? 4 E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. 5 E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. 6 Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. 7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse. 8 E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.


Hino à Virgem
Um Anjo exclamou: Ó Cheia de graça, / Virgem pura rejubila! / De novo digo, rejubila! /  Teu Filho ressuscitou do túmulo ao terceiro dia. / Resplandece, resplandece, ó Nova Jerusalém! / pois a glória do Senhor brilhou sobre ti! / Exulta agora e alegra-te Sião! / E Tu, ó Mãe de Deus toda pura, // rejubila na ressurreição do teu Filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário