quinta-feira, 12 de maio de 2016

2ª Quinta-feira da Páscoa

12 de Maio de 2016 (CC) / 29 de Abril (CE)
Santos nove mártires de Cízico († Séc. III)




Os santos nove mártires de Cízico foram um grupo de nove cristãos que, nas últimas décadas do século III foram martirizados na cidade de Cízico na Ásia Menor por defender sua fé em Jesus Cristo. Chamavam-se Taumásio, Teógnis, Rufo, Antípatro, Teóstico, Ártemas, Magno, Teódoto e Filémom. 
Enquanto pela cidade de Cízico na costa de Dardanelos ( Helesponto ) na Ásia Menor viu-se a difusão do cristianismo a partir da pregação de São Paulo, no final do terceiro século Cízico ainda era basicamente uma cidade pagã. Durante as perseguições, alguns dos cristãos fugiram da cidade, enquanto outros silenciosamente em segredo mantinham sua fé em Cristo. A situação afligiu os cristãos na cidade que procuraram defender ativamente a fé cristã. Através destes anos enquanto o terceiro século terminava, lá estavam entre esses cristãos nove homens: Taumásio, Teógnis, Rufo, Antípatro, Teóstico, Ártemas, Magno, Teódoto e Filémom. 
Os nove vieram de muitos lugares diferentes e eram de diferentes idades. Havia jovens como Antípatro e idosos como Rufo. Eles tinham muitas ocupações diferentes na sociedade, incluindo soldados, camponeses, pessoas da cidade, e do clero. Todos eles, no entanto, declaravam sua fé em Cristo, e oravam pela propagação do cristianismo em toda a região. Estes santos corajosamente confessaram Cristo e destemidamente denunciaram a impiedade pagã. 
Por sua vez, eles foram presos e levados a julgamento. Depois que o governador da cidade, condenou-os, eles foram torturados durante vários dias, então na prisão, antes de voltarem a ser levados novamente ao juiz, prometeram-lhes a liberdade se renunciassem a Cristo. Mas, como soldados de Cristo, eles continuaram a glorificar o Senhor. Durante os anos de 286 a 299 todos os nove mártires foram decapitados pela espada, e seus corpos enterrados perto da cidade. 
No ano de 324, após cessarem as perseguições contra os cristãos sob o governo de Constantino, o Grande, os cristãos de Cízico removeram os corpos incorruptos dos mártires de seus túmulos e os colocaram em uma igreja construída em sua honra. Na igreja muitos milagres ocorreram diante das relíquias dos mártires: os doentes eram curados, e os mentalmente perturbados tornavam-se sãos . Pela intercessão dos santos mártires de Cízico a fé de Cristo cresceu dentro da cidade e muitos pagãos se converteram ao cristianismo.



Atos 4:23-31

23 E soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. 24 Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; 25 que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram- se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. 27 Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. 29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. 31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.


4:24-30 Esta oração segue uma fórmula litúrgica tradicional de louvor: a lembrança das obras de Deus seguida por petição. Note-se que sinais e maravilhas (v. 30) são solicitados, mas, não como fins em si mesmos, porém, para dar coragem aos pregadores e para confirmar a palavra que eles falam (v. 29). 
4:31 Enquanto o Espírito Santo habita continuamente na Igreja, Sua Presença É experimentada recorrentemente nas assembleias litúrgicas e em constantes  sinais pentecostais. Note-se que a petição dos apóstolos (vv. 29, 30) foi  prontamente atendida.


João 5:24-30

24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; 27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 


5:25 "A hora vem, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus": Os mortos se refere tanto aos espiritualmente mortos, que vão encontrar vida em Cristo, bem como aos fisicamente mortos, os quais irão ressurgir na ressurreição geral. Cristo confirma esta afirmação ao ressuscitar  Lázaro dentre os mortos (11: 38-44) antes de experimentar a Sua Própria morte. Os versos 24-30 são lidos no funeral Ortodoxo, confirmando a mesma recompensa para aqueles que adormecem na fé. 
5:30 A vontade Divina é comum às Três Pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, pois, Todos compartilham plenamente a mesma Natureza Divina. Quando ao Filho é dito para obedecer o Pai, isto se refere à Sua vontade humana, que Cristo assumiu na Sua Encarnação. Cristo alinhava livremente, em todos os aspectos, Sua vontade humana  com a vontade Divina do Pai, e nós somos chamados a fazer o mesmo.


  

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