Santo Profeta Jeremias († 583 a.C.)
São Jeremias, um dos grandes profetas de Deus, viveu no século VI antes de Cristo. Por causa de seus extensos e muitos escritos ganhou o codinome de «Grande». Vivia em uma aldeia a poucos quilômetros de Jerusalém; era filho de Helkias da tribo de Levi, da cidade de Anatólia nas terras de Benjamin. Distinguia-se de todos, já em sua juventude. Certo dia, Deus mudou os planos de futuro sobre sua vida. Ele tentou resistir, a princípio, argumentando sua pouca idade e seu problema de gagueira. Deus porém disse: «Não digas que és demasiadamente jovem ou que tens certa debilidade, porque eu irei contigo e te prestarei auxílio». Em tempos difíceis para pregar, durante muitos reinados, profetizou a destruição de Jerusalém. Por causa dessa profecia foi insultado, jogavam-lhe pedras e, por fim, foi expulso da cidade. O único reinado onde encontrou proteção, auxilio e ajuda para restabelecer a fé do povo eleito, os israelitas, no Deus Único foi na época do rei Josias. Apesar de sua pouca idade, não se constrangia em dizer a verdade a quem quer que fosse, nem media suas conseqüências. Muitos o resistiam, mas Jeremias, sabendo que a força de Deus estava consigo, expressava-se livremente e com firmeza. Muitos reis o encarceraram, o flagelaram, ameaçavam-no de morte constantemente e queimavam seus escritos. Deus não abandona ninguém que tenha fé e um dia lhe disse: «Sê forte como um diamante se não te acovardes. Se deixares levar pelo medo eu me afastarei de ti». Estas palavras o impulsionaram ainda mais a seguir pregando até seus últimos dias. Este grande profeta escreveu o livro das Profecias, que se divide em 51 capítulos, e o livro das Lamentações contendo 5 capítulos. São Jeremias é contato entre os maiores profetas da Bíblia.
Atos 5:21-33
21 Ora, tendo eles ouvido isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam. Chegando, porém o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o sinédrio, com todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram guardas ao cárcere para trazê-los. 22 Mas os guardas, tendo lá ido, não os acharam na prisão; e voltando, lho anunciaram, 23 dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado com toda a segurança, e as sentinelas em pé às portas; mas, abrindo-as, a ninguém achamos dentro. 24 E quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas palavras ficaram perplexos acerca deles e do que viria a ser isso. 25 Então chegou alguém e lhes anunciou: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo, em pé, a ensinar o povo. 26 Nisso foi o capitão com os guardas e os trouxe, não com violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo. 27 E tendo-os trazido, os apresentaram ao sinédrio. E o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: 28 Não vos admoestamos expressamente que não ensinásseis nesse nome? e eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. 29 Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens. 30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro; 31 sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados. 32 E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. 33 Ora, ouvindo eles isto, se enfureceram e queriam matá-los.
João 6:14-27
14 Vendo, pois, aqueles homens o sinal que Jesus operara, diziam: este é verdadeiramente o profeta que havia de vir ao mundo. 15 Percebendo, pois, Jesus que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o fazerem rei, tornou a retirar-se para o monte, ele sozinho. 16 Ao cair da tarde, desceram os seus discípulos ao mar; 17 e, entrando num barco, atravessavam o mar em direção a Cafarnaum; enquanto isso, escurecera e Jesus ainda não tinha vindo ter com eles; 18 ademais, o mar se empolava, porque soprava forte vento. 19 Tendo, pois, remado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e ficaram atemorizados. 20 Mas ele lhes disse: Sou eu; não temais. 21 Então eles de boa mente o receberam no barco; e logo o barco chegou à terra para onde iam. 22 No dia seguinte, a multidão que ficara no outro lado do mar, sabendo que não houvera ali senão um barquinho, e que Jesus não embarcara nele com seus discípulos, mas que estes tinham ido sós 23 (contudo, outros barquinhos haviam chegado a Tiberíades para perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças); 24 quando, pois, viram que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus. 25 E, achando-o no outro lado do mar, perguntaram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui? 26 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes. 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo.
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COMENTÁRIOS
“A Participação do Corpo e Sangue de Cristo Nos Santifica”
Quando oferecemos o nosso sacrifício, realizamos aquilo mesmo que nos ordenou o Salvador; assim nos testemunha o apóstolo ao dizer: O Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, pronunciando a ação de graças, o partiu e disse: Isto é meu corpo, que será entregue por vós. Fazei isto em minha memória. Fez o mesmo com o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue, toda vez que o beberdes, fazei isto em minha memória. Por isso, cada vez que comeis deste pão e bebeis deste cálice, proclamais a morte do Senhor até que venha.
Nosso sacrifício, portanto, oferece-se para proclamar a morte do Senhor e para reavivar, com esta comemoração, a memória daquele que por nós entregou a sua própria vida. Foi o próprio Senhor quem disse: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. E porque Cristo morreu por nosso amor, quando fazemos memória de sua morte em nosso sacrifício pedimos que venha o Espírito Santo e nos comunique o amor; suplicamos fervorosamente que aquele mesmo amor que levou Cristo a deixar-se crucificar por nós seja infundido pelo Espírito Santo em nossos próprios corações, com o objetivo de que consideremos ao mundo como crucificado para nós, e nós saibamos viver crucificados para o mundo; assim, imitando a morte de nosso Senhor, como Cristo morreu ao pecado de uma vez para sempre, e seu viver é um viver para Deus, também nós andemos em uma vida nova, e, cheios de caridade, mortos para o pecado, vivamos para Deus.
O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado, e a participação do corpo e sangue de Cristo, quando comemos o pão e bebemos o cálice, no-lo recorda, insinuando-nos, com isso, que também nós devemos morrer ao mundo e ter nossa vida escondida com a de Cristo em Deus, crucificando nossa carne com seus pecados e concupiscências.
Devemos dizer, portanto, que todos os fiéis que amam a Deus e ao seu próximo, ainda que não cheguem a beber o cálice de uma morte corporal, devem beber, contudo, o cálice do amor do Senhor, embriagados com o qual mortificarão seus membros na terra e, revestidos de Nosso Senhor Jesus Cristo, já não se entregarão aos desejos e prazeres da carne nem viverão dedicados aos bens visíveis, mas aos invisíveis. Deste modo, beberão o cálice do Senhor e alimentarão com ele a caridade, sem a qual, ainda que exista quem entregue seu próprio corpo às chamas, de nada lhe aproveitará. Mas, quando possuímos o dom desta caridade, chegamos a converter-nos realmente naquilo mesmo que sacramentalmente celebramos em nosso sacrifício.
Nosso sacrifício, portanto, oferece-se para proclamar a morte do Senhor e para reavivar, com esta comemoração, a memória daquele que por nós entregou a sua própria vida. Foi o próprio Senhor quem disse: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. E porque Cristo morreu por nosso amor, quando fazemos memória de sua morte em nosso sacrifício pedimos que venha o Espírito Santo e nos comunique o amor; suplicamos fervorosamente que aquele mesmo amor que levou Cristo a deixar-se crucificar por nós seja infundido pelo Espírito Santo em nossos próprios corações, com o objetivo de que consideremos ao mundo como crucificado para nós, e nós saibamos viver crucificados para o mundo; assim, imitando a morte de nosso Senhor, como Cristo morreu ao pecado de uma vez para sempre, e seu viver é um viver para Deus, também nós andemos em uma vida nova, e, cheios de caridade, mortos para o pecado, vivamos para Deus.
O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado, e a participação do corpo e sangue de Cristo, quando comemos o pão e bebemos o cálice, no-lo recorda, insinuando-nos, com isso, que também nós devemos morrer ao mundo e ter nossa vida escondida com a de Cristo em Deus, crucificando nossa carne com seus pecados e concupiscências.
Devemos dizer, portanto, que todos os fiéis que amam a Deus e ao seu próximo, ainda que não cheguem a beber o cálice de uma morte corporal, devem beber, contudo, o cálice do amor do Senhor, embriagados com o qual mortificarão seus membros na terra e, revestidos de Nosso Senhor Jesus Cristo, já não se entregarão aos desejos e prazeres da carne nem viverão dedicados aos bens visíveis, mas aos invisíveis. Deste modo, beberão o cálice do Senhor e alimentarão com ele a caridade, sem a qual, ainda que exista quem entregue seu próprio corpo às chamas, de nada lhe aproveitará. Mas, quando possuímos o dom desta caridade, chegamos a converter-nos realmente naquilo mesmo que sacramentalmente celebramos em nosso sacrifício.
São Fulgêncio de Ruspe (séc. VI)
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“Para Nós o Pão É o Verbo De Deus”
Nós, para quem o Verbo se fez carne ao final do século e na tarde do mundo, dizemos que o Senhor pode ser reconhecido na carne que assumiu da Virgem. De fato, esta carne do Verbo de Deus não é comida nem pela manhã, nem ao meio-dia, mas pela tarde. A chegada do Senhor na carne teve lugar pela tarde, como disse João: Meus filhos, é a última hora.
Pela manhã vos saciareis de pães. Para nós o pão é o Verbo de Deus. Ele é o pão vivo que desceu do céu e dá vida a este mundo. E quanto ao que diz – que este pão é dado pela manhã, ainda que sua vinda na carne, como já dissemos, teve lugar na tarde – penso que há de ser entendido deste modo: certamente, o Senhor veio à tarde de um mundo que já declinava e que estava próximo do fim de sua carreira, porém a sua chegada, visto que ele é o Sol de justiça, criou para os crentes um novo dia. Porque ele acendeu para o mundo a nova luz do conhecimento, porque de alguma forma pela manhã ele criou o seu próprio dia e como Sol de justiça produziu a sua própria manhã, e nesta manhã se saciarão de pão aqueles que cumprem os seus mandamentos. Não te espantes de que o Verbo de Deus seja chamado também carne e pão, leite e até mesmo legumes, e que seja chamado com diversos nomes segundo a capacidade dos crentes ou a possibilidade daqueles que o recebem.
Apesar disso, é possível outra interpretação: após sua ressurreição que, como já demonstramos, ocorreu pela manhã, saciou aos crentes de pães, porque nos deu os livros da lei e dos profetas antes ignorados e desconhecidos, e para o nosso ensinamento deu estas Escrituras para a Igreja, para ser ele mesmo pão no Evangelho. Porém, os livros da lei ou dos profetas ou os históricos são chamados pães, dos quais se saciam os crentes que procedem das nações. Nós mantemos que isto não ocorreu sem a autoridade profética. Já o tinha previsto Isaías deste modo: Subirão para a montanha, beberão vinho, se ungirão com unguento. Transmite tudo isso às nações, pois é o desígnio do Senhor todo-poderoso.
Pela manhã vos saciareis de pães. Para nós o pão é o Verbo de Deus. Ele é o pão vivo que desceu do céu e dá vida a este mundo. E quanto ao que diz – que este pão é dado pela manhã, ainda que sua vinda na carne, como já dissemos, teve lugar na tarde – penso que há de ser entendido deste modo: certamente, o Senhor veio à tarde de um mundo que já declinava e que estava próximo do fim de sua carreira, porém a sua chegada, visto que ele é o Sol de justiça, criou para os crentes um novo dia. Porque ele acendeu para o mundo a nova luz do conhecimento, porque de alguma forma pela manhã ele criou o seu próprio dia e como Sol de justiça produziu a sua própria manhã, e nesta manhã se saciarão de pão aqueles que cumprem os seus mandamentos. Não te espantes de que o Verbo de Deus seja chamado também carne e pão, leite e até mesmo legumes, e que seja chamado com diversos nomes segundo a capacidade dos crentes ou a possibilidade daqueles que o recebem.
Apesar disso, é possível outra interpretação: após sua ressurreição que, como já demonstramos, ocorreu pela manhã, saciou aos crentes de pães, porque nos deu os livros da lei e dos profetas antes ignorados e desconhecidos, e para o nosso ensinamento deu estas Escrituras para a Igreja, para ser ele mesmo pão no Evangelho. Porém, os livros da lei ou dos profetas ou os históricos são chamados pães, dos quais se saciam os crentes que procedem das nações. Nós mantemos que isto não ocorreu sem a autoridade profética. Já o tinha previsto Isaías deste modo: Subirão para a montanha, beberão vinho, se ungirão com unguento. Transmite tudo isso às nações, pois é o desígnio do Senhor todo-poderoso.
Por isso recebemos convenientemente carne pela tarde e pela manhã nos saciamos de pães, porque não era possível para nós comer carne pela manhã, porque ainda não tinha chegado o tempo, nem tampouco podíamos ao meio-dia. A duras penas os anjos comem carne ao meio-dia, e talvez ao tempo do meio-dia realmente lhe seja permitido esta regra.
Também podemos entendê-lo de outro modo: Para cada um de nós a manhã e o início do dia é o tempo em que somos iluminados pela primeira vez e chegamos à luz da fé. Neste tempo, quando ainda estamos no princípio, não podemos comer a carne do Verbo, isto é, ainda não somos capazes de uma perfeita e consumada doutrina. Mas após longos exercícios, depois de um grande progresso, quando já estamos próximos da tarde e quase tocamos o próprio fim da perfeição, então podemos ser capazes de um alimento mais sólido e perfeito. Portanto, agora corramos para receber o maná celestial; este maná, sabe, na boca de cada um, ao que ele quer.
Escuta ao Senhor que diz aos que se aproximam dele: Que te aconteça segundo a tua fé. Portanto, se recebes a Palavra de Deus, que é pregada na Igreja, com grande fé e perfeita devoção, esta mesma Palavra se converterá para ti naquilo que desejas.
Orígenes (séc. III)
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“Fome de Ouvir a Palavra Do Senhor”
“Fome de Ouvir a Palavra Do Senhor”
Eis que chegarão dias – oráculo do Senhor – em que enviarei fome ao país; não fome de pão nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor. Percebes que tipo de fome é a que atormenta aos pecadores? Percebes qual é a fome que se abaterá sobre o país? O homem terreno aspira às coisas terrenas e não é capaz de perceber o que é próprio do Espírito de Deus; padece fome da Palavra de Deus, não escuta os preceitos da lei, desconhece a correção dos profetas, ignora os consolos apostólicos, não reage à medicação do Evangelho.
Mas, para os justos e para aqueles que meditam a sua lei dia e noite, a sabedoria colocou a sua mesa, matou as suas rezes, misturou seu vinho na taça e o anuncia aos brados, não para que todos acorram, não para que venham a seu banquete os abastados, os ricos ou os sábios deste mundo, mas para que venham – se existem – os simples, ou seja, se existe algum que seja humilde de coração, que em outro lugar são denominados “pobres em espírito”, porém ricos na fé: Estes sim, estes que acorram ao banquete da sabedoria e, saciados de seus manjares, expulsem a fome que se abate sobre o país. E tu, cuidado, para que não te tomem por um egípcio e morras de fome; não aconteça que, concentrado nos negócios deste mundo, te apartes dos manjares da sabedoria que diariamente se oferecem nas igrejas de Deus.
Porque se te fazes de surdo ao que se lê ou se comenta na igreja, é inevitável que padeças fome da Palavra de Deus. Porém, se descendes da estirpe de Abraão e conservas a nobreza da raça de Israel, a lei continuamente te alimenta, te nutrem os profetas e até os apóstolos te oferecerão opulentos banquetes. Os próprios evangelhos te convidarão a sentar-te com Abraão, Isaac e Jacó no reino do Pai, para que ali comas da árvore da vida e bebas o vinho da vide verdadeira, o vinho novo, em companhia de Cristo no reino de seu Pai. Pois destes manjares não podem jejuar nem padecer fome os amigos do noivo, enquanto o noivo está com eles.
Mas, para os justos e para aqueles que meditam a sua lei dia e noite, a sabedoria colocou a sua mesa, matou as suas rezes, misturou seu vinho na taça e o anuncia aos brados, não para que todos acorram, não para que venham a seu banquete os abastados, os ricos ou os sábios deste mundo, mas para que venham – se existem – os simples, ou seja, se existe algum que seja humilde de coração, que em outro lugar são denominados “pobres em espírito”, porém ricos na fé: Estes sim, estes que acorram ao banquete da sabedoria e, saciados de seus manjares, expulsem a fome que se abate sobre o país. E tu, cuidado, para que não te tomem por um egípcio e morras de fome; não aconteça que, concentrado nos negócios deste mundo, te apartes dos manjares da sabedoria que diariamente se oferecem nas igrejas de Deus.
Porque se te fazes de surdo ao que se lê ou se comenta na igreja, é inevitável que padeças fome da Palavra de Deus. Porém, se descendes da estirpe de Abraão e conservas a nobreza da raça de Israel, a lei continuamente te alimenta, te nutrem os profetas e até os apóstolos te oferecerão opulentos banquetes. Os próprios evangelhos te convidarão a sentar-te com Abraão, Isaac e Jacó no reino do Pai, para que ali comas da árvore da vida e bebas o vinho da vide verdadeira, o vinho novo, em companhia de Cristo no reino de seu Pai. Pois destes manjares não podem jejuar nem padecer fome os amigos do noivo, enquanto o noivo está com eles.
Orígenes (séc. III)
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