segunda-feira, 30 de maio de 2016

5ª Segunda-feira da Páscoa

30 de Maio de 2016 (CC) / 17 de Maio (CE)
Santos Andrônico e Junia, Apóstolos [dos 70] 
Modo 4




Estes dois santos tinham uma amizade de longa data e, trabalhando em conjunto, levaram a luz de Jesus Cristo aos idólatras. Na medida em que passava o tempo, germinava em seus corações a semente do Espírito Santo. Santos Andrônico e Junías, em seu apostolado, construíram várias igrejas e colaborarm de perto com o Apóstolo Paulo, o qual, na sua epístola diz, “Saúdo a Andrônico e Junías, meus parentes e companheiros de cárcere, destacados entre os apóstolos e convertidos a Cristo antes de mim”. Rm (16: 7). 
São Andronicus e Santa Júnia, Apóstolos dos Setenta, eram parentes do Santo Apóstolo Paulo. Eles trabalharam muito, pregando o Evangelho aos pagãos. São Paulo os menciona em sua Epístola aos Romanos: "Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e companheiros de prisão, os quais se distinguiram entre os Apóstolos, que estavam em Cristo, antes de mim" (Romanos 16: 7).
Santo Andronicus foi feito bispo de Pannonia, mas sua pregação também o levou, e também a Santa Júnia para outras terras, longe dos limites da sua diocese. Através dos esforços dos Santos Andrônico e Junia a Igreja de Cristo foi reforçada, os pagãos foram convertidos para o conhecimento de Deus, muitos templos pagãos fechados, e em seu lugar igrejas cristãs foram construídas. O Ofício em homenagem a estes santos afirma que eles padeceram o martírio por Cristo.
No século V, durante o reinado do imperador Arcádio e Honório, suas relíquias foram descobertas na periferia de Constantinopla, juntamente com as relíquias de outros mártires, no portão de Eugenius (22 de fevereiro).
Fora revelado ao piedoso clérigo Nicholas Kalligraphos, que entre as relíquias desses dezessete mártires, estavam as relíquias do Santo Apóstolo Andronicus. Depois, uma magnífica igreja foi construída neste local.
Junia é objeto de debate dentro do mundo acadêmico sobre as implicações de um líder apostólico ser do sexo feminino dentro da Igreja primitiva, o que pode sugerir a ordenação de mulheres. Na tradição ortodoxa, no entanto, o título de apóstolo não confere necessariamente o tipo de posição que os Doze tinham na Igreja de Cristo. Em vez disso, especialmente quando usado em referência aos Setenta, designa alguém que serviu como missionário para a Igreja, especialmente em sua primeira geração. Apóstolo (de apostolos grego), literalmente, refere-se a alguém que está "enviado", e sua origem é de uso militar. Nos séculos subseqüentes, santas que espalham significativamente a Fé Ortodoxa são frequentemente referidas como igual aos Apóstolos, e este título é dado sem referência ao sexo.



Atos 12:12-17

12 Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam. 13 Quando ele bateu ao portão do pátio, uma criada chamada Rode saiu a escutar; 14 e, reconhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu o portão, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava lá fora. 15 Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, assegurava que assim era. Eles então diziam: É o seu anjo. 16 Mas Pedro continuava a bater, e, quando abriram, viram-no e pasmaram. 17 Mas ele, acenando-lhes com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar. 

João 8:42-51

42 Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 43 Por que não compreendeis a minha linguagem? É porque não podeis ouvir a minha palavra. 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. 45 Mas porque eu digo a verdade, não me credes. 46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes? 47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus. 48 Responderam-lhe os judeus: Não dizemos com razão que és samaritano, e que tens demônio? 49 Jesus respondeu: Eu não tenho demônio; antes honro a meu Pai, e vós me desonrais. 50 Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue. 51 Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário