terça-feira, 26 de julho de 2016

6ª Terça-feira Depois de Pentecostes

26 de Julho de 2016 (CC) / 13 de Julho (CE)
Sinaxe do Arcanjo Gabriel;
Santo Estêvão, do Mosteiro de São Savas (724)
Modo 4




Este grande arcanjo de Deus é celebrado em 26 de março. Neste dia porém, ele é celebrado e homenageado por suas aparições e milagres em toda a história da salvação do homem. Acredita-se que esta celebração foi estabelecida pela primeira vez no Monte Athos, no século IX, durante o reinado do Imperador e da Imperatriz Basílio Constantino Porphyrogenitus e do Patriarca Nicholas Chrysoverges, por ocasião do aparecimento do arcanjo Gabriel em uma célula perto de Karyes onde ele escreveu em uma tabuleta de pedra com o dedo, o hino à Parturiente de Deus: "Digno é justo," (Jest Dostojno Axion Estin). Como resultado disso, ainda hoje, esta célula é chamado a célula do "Axion Estin".

Tal como essa, outras aparições do Arcanjo Gabriel também são comemoradas:

1.     O aparecimento a Moisés enquanto estava cuidando do rebanho de Jetro,

2.     Intermediando as relações de Moisés com Deus, como por exemplo no relato da Criação que Moisés registrou no Gênesis;

3.     Sua aparição ao profeta Daniel revelando-lhe o mistério dos reinos futuros e da vinda do Salvador;

4.     Sua aparição a Santa Ana e a promessa de que ela vai dar à luz uma filha, a Bem-aventurada e Toda Pura e Santa Virgem Maria;

5.     A aparência muito breve à Virgem Santa, enquanto esta vivia no Templo de Jerusalém;

6.     Sua aparição a Zacarias, o Sumo Sacerdote e as notícias sobre o nascimento de João, o Precursor, e da severa punição de Zacarias tornando-o surdo-mudo, porque não creu nas suas palavras;

7.     O aparecimento à Virgem Santa de Nazaré anunciando-a da boa notícia da concepção e do nascimento do Senhor Jesus Cristo;

8.     A aparição ao Justo José;

9.     A aparição aos pastores perto de Belém;

10.  A aparição ao próprio Senhor no Jardim do Getsêmane, fortalecendo a natureza humana de nosso Senhor antes de sua paixão;

11.  A aparição às mulheres portadoras de mirra e assim por diante.

Os Anjos são superiores ao homem em sua força espiritual sendo, porém, limitados em sua sabedoria – só Deus é onipotente e onisciente. Nosso Senhor Jesus Cristo falou muitas vezes sobre dos Anjos. Segundo ele, os Anjos levaram a alma do mendigo Lázaro ao seio de Abraão (Lc 16,22). 
Nas Escrituras Sagradas alguns Anjos possuem nomes próprios: 
O nome Gabriel significa «Força de Deus». É mencionado pelo Profeta Daniel e também pelo Evangelista São Lucas (Dn 8,16; 9,21 e Lc 1,19-26). O nome do Arcanjo Miguel é mencionado pelo profeta Daniel, pelo apóstolo Judas e pelo Apocalipse (Js 5,13; 12,1, Jd 7-8). 
O nome Miguel, em hebraico, significa «Quem, senão Deus?» Nas Escrituras ele é chamado de «Chefe do Exército do Senhor» e é representado como o principal guerreiro contra o diabo e seus servidores, portando, normalmente, uma espada de fogo na mão.
O Arcanjo Gabriel é representado nas Sagradas Escrituras como o Mensageiro do mistério divino, portando um ramo do paraíso em sua mão. 
São nomeados ainda, nas Sagradas Escrituras, três Anjos: Rafael, que significa “Ajuda de Deus” (Tb 3,16; 12,12-15); Uriel – “Fogo de Deus” (3Esd 4,1; 5,20); Selafiel – “O que ora a Deus” (3 Esd 5,16).


Tropárion - Modo 4
Gabriel, comandante das Hostes Celestes,
nós que somos indignos te pedimos
que por tuas orações encontremos proteção sob as asas de tua glória imaterial,
e preserva-nos na fé, a nós que clamamos:
"Livra-nos de todo mal, pois tu és o Comandante das Forças do Alto!"

Kondákion - Modo 2
Tu contemplas a glória de Deus no céu,
e trazes a graça do alto para terra,
ó sábio Gabriel, Líder dos Anjos, 
Ministro da Glória de Deus, e Defensor Divino do mundo,
salva e protege aqueles que a ti clamam:
"Defende-nos, para que nada se levante contra nós! 
† † † 
Santo Estêvão, Comemorado em 13 de julho e 28 de outubro
O Monge Estêvão Sabates,  sobrinho de São João de Damasco (4 de Dezembro), nasceu no ano de 725. Com apenas 10 anos de idade ingressou na Lavra de São Savas e passou toda a sua vida neste mosteiro, por vezes, saía para o deserto para para praticar a ascese em solidão. Ao monge Estêvão foi concedido os dons de operar maravilhas e da perspicácia: curava os expelia os demônios dos doentes, e discernia os pensamentos daqueles que vinha até ele em busca de conselho. Estêvão morreu no ano 724, prevendo antecipadamente o dia da sua morte. A vida do monge foi compilada por seu aluno Leôncio.
† † 
Comemoração de São Juliano 
Alguns pensam que este santo não é outro senão Simão, o leproso, que foi curado pelo Senhor. O Apóstolo Pedro o consagrou bispo e o enviou para a Gália pagã, onde São Juliano suportou grandes misérias, mas conseguiu converter muitas pessoas à fé de Cristo. 
Juliano também batizou o Príncipe Defenson, o qual se converteu de tal modo, que tratava todos os negócios do seu reino à luz da verdadeira fé.

Tropárion
São Juliano, tu que operaste maravilhas,
Intercede junto ao Deus Misericordioso
Para que Ele nos conceda o perdão
E a salvação de nossas almas.




1 Coríntios 1:1-9

Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes, À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Mateus 13:24-30

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.


 † † †

COMENTÁRIOS

Epístola

1: 2 Apesar da desordem, desunião, e erro entre os coríntios, o Apóstolo ainda os chama de "Igreja de Deus, santificados em Cristo e de santos" (separados para Deus). Batizados em Cristo, unidos com Ele, esta Igreja, por Sua misericórdia, é uma com os fiéis que estão em todos os lugares.

1: 3 A Graça é ilimitada, incondicional, é o amor incriado de Deus, dado livremente para aqueles que não o merecem. Paz é a nossa reconciliação com Deus e uns com os outros. A expressão "A paz esteja convosco", encontra-se repetidas vezes na Antigo Testamento, e é a saudação diária comum em todo o Oriente Médio. "A paz esteja convosco" na Divina Liturgia Ortodoxa está ligada à leitura do Evangelho, ao beijo da paz, e a oração do Senhor. Jesus deu aos discípulos o dom da paz, que é a presença do Espírito Santo (Jo 14:27; 20:19).

1: 4 Nada é tão agradável a Deus como a nossa gratidão por Sua graça, tanto para nós e para os outros.

1: 7 O Livro do Apocalipse mostra que, embora não sendo visto, o Senhor Jesus Cristo está presente até agora, e então aparecerá em glória. A segunda vinda de Cristo é um ponto principal no ensino de Paulo, pois que neste Seu Segundo Advento, a nossa salvação será claramente revelada e totalmente conhecida.

1: 4-9 Embora ele vai depois repreender severamente esta igreja, a garantia de Paulo sobre os seus dons ea vocação é sincero. Pela graça de Deus é dado à Igreja em todos os lugares, mesmo em Corinto.

Evangelho

13: 24-30 Esta parábola se baseia na anterior Parábola do Semeador. Aqui Cristo dá atenção para o inimigo que semeou a sua descendência entre a semente de Cristo. Como falsidade veio depois da verdade e falsos profetas vieram após os verdadeiros profetas, assim é que o Anticristo virá depois do Cristo. Assim como o joio à primeira vista é semelhante ao trigo, também as modas do diabo e suas mentiras assemelham-se à verdade. A narrativa de que o diabo semeou enquanto os homens dormiam, indica que as heresias e mentiras brotam quando as pessoas estão apáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário