sábado, 23 de julho de 2016

5º Sábado Depois de Pentecostes

23 de Julho de 2016 (CC) / 10 de Julho (CE)
São Leôncio
Modo 3






Durante o reinado do ímpio imperador Licínio, que governou a metade oriental do Império Romano, houve uma grande perseguição aos cristãos. Em Nicópolis armênio, São Leôncio e vários de seus amigos, se apresentaram ante Lysius, o representante do imperador Licínio e declararam que eles eram cristãos.

"E onde está o Cristo?" Perguntou Lysius.

"Não foi Ele crucificado e morto?"

Ao que São Leôncio respondeu:

"Assim como tu sabes que o nosso Cristo morreu, nós também sabemos que Ele ressuscitou dos mortos e subiu ao céu."

Após uma longa discussão sobre a Fé, Lysius os açoitou e os encerrou na prisão, deixando-os sem comida e bebida. Vlassina, uma mulher cristã benevolente, trouxe-lhes água e eles se refrescaram. Um anjo de Deus apareceu para os confortar e incentivá-los.

Quando chegou o momento para a condenação, dois carcereiros e muitos outros apareceram antes Lysius como cristãos convertidos, totalizando 45 em número. O juiz condenou todos à morte, mas desta maneira: primeiro, que os seus braços e pés fossem cortados com um machado e depois seriam lançados ao fogo. Essa horrível dupla punição foi realizada e as almas dos santos mártires voaram para o seu Senhor e entraram na vida eterna no ano 319.




1 Coríntios 10:28-11:7

28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi oferecido em sacrifício; não comais por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência;    29 consciência, digo, não a tua, mas a do outro. Pois, por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência de outrem?    30 E, se eu com gratidão participo, por que sou vilipendiado por causa daquilo por que dou graças?    31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.    32 Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus;    33 assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos.    1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.    2 Ora, eu vos louvo, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais os preceitos assim como vo-los entreguei.    3 Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.    4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça.    5 Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça, porque é a mesma coisa como se estivesse rapada.    6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com véu.    7 Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem.  

Mateus 16:24-28

24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;    25 pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.    26 Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?    27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.    28 Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.


 † † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário