São Ciro era médico em Alexandria. O exercício de sua profissão lhe deu várias ocasiões para atrair muitos pagãos à fé em Jesus Cristo. São João, um árabe, ao saber que uma senhora chamada Anastácia, com suas três filhas, estavam sendo torturadas em Canopo, no Egito, por causa de sua fé em Cristo, acompanhado por Ciro, foi ao seu encontro para confortá-las em seus sofrimentos. Ambos foram presos e torturados. Os carrascos, na presença de Anastácia e suas filhas, queimaram suas costas com tochas acesas colocando depois sal sobre as feridas. Elas foram também torturadas e depois decapitadas. Os santos Ciro e João, foram decapitados no dia 31 de janeiro, data em que as igrejas Síria, egípcia, grega e latina comemoram a memória destes mártires. Estes santos, como São Cosme e São Damião, foram venerados na Grécia como médicos que não cobravam seus honorários pelo serviço que prestavam, sobretudo aos mais necessitados. Sobre este assunto existe muita literatura. Destacam-se três breves discursos de São Cirilo de Alexandria e um panegírico de São Sofrônio, Patriarca de Jerusalém (638), nos quais encontram-se registros sobre práticas semelhantes à incubadora, comuns na época de Esculápio. Os escritos de São Sofrônio, que havia sido curado em um santuário dedicado aos Santos Ciro e João, remetem às citações dos documentos do Concilio de Nicéia, em 787. São Cirilo narra um fato interessante: para acabar com muitos ritos supersticiosos acerca de Isis, em Menuthi do Egito, no início de século V, decidiu-se trasladar as relíquias dos Santos Ciro e João para a cidade. O grande santuário construído em Menuthi se transformou em um famoso lugar de peregrinação. O nome atual da cidade é Abukir, nome este derivado de Ciro, um dos primeiros mártires do cristianismo.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Marcos 11:1-11
1 Ora, quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos 2 e disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e logo que nela entrardes, encontrareis preso um jumentinho, em que ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. 3 E se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele, e logo tornará a enviá-lo para aqui. 4 Foram, pois, e acharam o jumentinho preso ao portão do lado de fora na rua, e o desprenderam. 5 E alguns dos que ali estavam lhes perguntaram: Que fazeis, desprendendo o jumentinho? 6 Responderam como Jesus lhes tinha mandado; e lho deixaram levar. 7 Então trouxeram a Jesus o jumentinho e lançaram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou nele. 8 Muitos também estenderam pelo caminho os seus mantos, e outros, ramagens que tinham cortado nos campos. 9 E tanto os que o precediam como os que o seguiam, clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 10 Bendito o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana nas alturas! 11 Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo; e tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Betânia com os doze.
† † †
COMENTÁRIO
São João Crisóstomo nos diz que
neste episódio Cristo realiza duas profecias: uma pelos seus atos e outra por
suas palavras. Realiza a primeira ao montar num jumento, e a segunda cumprindo
as palavras do profeta Zacarias que havia predito que o Rei viria montado em um
asno. E ao cumprir esta antiga profecia, com seu gesto também prefigura uma nova
era que mais se tarde haveria de ser instaurada, ou seja, Cristo aqui prefigura
a vocação dos gentios, os quais, até àquele presente momento, viviam como
animais impuros; no entanto, Ele junto aos gentios irá fazer Sua morada, estes
O perceberão e Lhe seguirão. Deste modo, ao mesmo tempo que uma profecia se
cumpre também anuncia outra.
“Tu montaste um jumentinho prefigurando a conversão dos indomáveis
gentios da incredulidade para a Fé” - diz um dos hinos da Festa dos Ramos.
O asno representa o elemento
passional do homem, uma vida voltada exclusivamente para o plano terrestre e
dos sentidos carnais. Portanto, simbolicamente, o espírito deve montar
[dominar] a matéria, assim como Cristo fez com o asno (o qual até àquele
momento ainda não fora domado). A teologia, assim, “monta” (se sobrepõe) a todo
conhecimento humano.
Crisóstomo também diz que aquele “jumentinho” também representa a Igreja,
o novo povo de Deus, povo que até então era impuro e foi purificado quando
Cristo se assentou sobre ele. Os Apóstolos que desataram o animal, representam
os que entre os judeus – assim como nós – foram chamados à Fé, e, assim, é por
eles que fomos conduzidos a Cristo.
Extraído e adaptado do sitio “El Arca de Noé"por Padre Mateus
ORAÇÃO
Bem-aventurado aquele cuja
transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem
o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu
guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em
sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri.
Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a
maldade do meu pecado. Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de
te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu
és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de
alegres cantos de livramento. Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que
deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como
a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para
que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no
SENHOR a misericórdia o cercará. Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os
justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.
Salmos 31(32):1-11
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