quarta-feira, 9 de agosto de 2017

10ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

09 de Agosto de 2017 (CC) / 27 de Julho (CE)
S. Pantaleimon, megalomártir e médico († e. 305).
Modo 8



São Panteleimon nasceu em Nicomídia, na região da Ásia menor, Vifínia. Seu pai, um  importante pagão, chamou-o de Pantaleão o que significa "pelo tudo é leão." Sua mãe, a bem-aventurada Evvula, o educava nos princípios da religião cristã, mas morreu quando ele era ainda um menino. Pantaleão entrou para uma escola de pagãos e depois estudou as artes medicinais com um importante médico. Ele foi apresentado ao imperador Maximiliano Galério (286-305) o qual deixou Pantaleão na sua corte na condição do médico palaciano.

Naquele tempo na Nicomídia escondiam-se os presbíteros Hermolaus, Jermip e Iermocrat, que ficaram vivos após a queima dos cristãos no templo da cidade. O sacerdote Hermolaus notou o jovem médico e explicou-lhe os princípios básicos da religião cristã. Pantaleão começou a frequentar a casa do presbítero e recebeu o dom de Deus de curar as doenças invocando o nome de Cristo. Vendo certa vez na rua uma criança morta devido a mordida de cobra, Pantaleão começou a pedir ao Senhor para ressuscitar o morto. A criança reviveu. Depois deste milagre Pantaleão aceitou o batismo e foi renomeado de Panteleimon, o que significa "todo misericordioso." Certa vez lhe trouxeram um cego e Panteleimon na presença de seu pai começou a rezar a Jesus Cristo pela cura do infeliz e o cego foi curado. Vendo este milagre, seu pai se converteu e recebeu o santo batismo. Panteleimon tratava de graça aos que se dirigiam a ele: alguns com remédios, outros com orações. Isto provocou o ciúme dos médicos e eles denunciaram ao imperador que Panteleimon era cristão.

Maximiano persuadia Panteleimon a oferecer o sacrifício aos ídolos, mas ele se recusou e na presença de todos curou um paralítico. Irado, Maximiano mandou executar o que fora curado e a Panteleimon mandou torturar. Após as torturas Panteleimon permaneceu intacto. Depois foram trazidos ao tribunal os presbíteros Hermolaus, Iermip e Iermocrate e logo decapitados. Enfim cortaram também a cabeça de São Panteleimon e de sua ferida juntamente com o sangue jorrou o leite. Ele morreu martirizado em 305. A oliveira a qual fora amarrado São Panteleimon, durante as torturas cobriu-se de azeitonas. O imperador mandou derrubar a árvore, cortar em pedaços e queimar junto com o corpo do mártir. Mas o corpo atirado à fogueira permaneceu intacto e foi sepultado nas proximidades.

Os que presenciaram descreveram a vida, os sofrimento e a morte de São Panteleimon. Seus santos restos mortais foram distribuídos por todo o mundo cristão. Sua cabeça está guardada no mosteiro russo de São Panteleimon, em Afon. No dia da memória do grande mártir Panteleimon em Nicomídia reúnem-se milhares de pessoas, cristãos ortodoxos e heterodoxos — armênios, católicos e até maometanos. Trazem centenas de doentes, muitos dos quais recebem a cura pelas orações do santo. Na metropolia da Nicomídia guardam-se milhares de manuscritos — gregos, turcos, armênios e italianos, dos que receberam as curas. O nome do grande mártir Panteleimon se invoca durante a execução do sacramento da benção dos santos óleos, durante o ofício pelo doente e durante a benção das águas, e os médicos consideram-no seu padroeiro. 
Leituras Comemorativas 
Lucas 21:12-19 Matinas
2 Timóteo 2:1-10
João 15:17-16:2 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
1 Coríntios 16:4-12

E, se valer a pena que eu também vá, irão comigo. Irei, porém, ter convosco depois de ter passado pela Macedônia (porque tenho de passar pela Macedônia). E bem pode ser que fique convosco, e passe também o inverno, para que me acompanheis aonde quer que eu for. Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir. Ficarei, porém, em Éfeso até o Pentecostes; porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também. Portanto, ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz, para que venha ter comigo; pois o espero com os irmãos. E, acerca do irmão Apolo, roguei-lhe muito que fosse com os irmãos ter convosco, mas, na verdade, não teve vontade de ir agora; irá, porém, quando se lhe oferecer boa ocasião.

Mateus 21:28-32

Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer. 


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COMENTÁRIO

Novamente o Senhor disputa com eles por meio de parábolas, para dar-lhes a entender, por um lado, a ingratidão deles e, por outro, a docilidade daqueles mesmos que condenavam categoricamente.

Porque estes dois filhos manifestam o que aconteceu com os judeus e com os gentios. Porque foi assim que os gentios, que não tinham prometido obedecer e nunca ouviram a lei, em suas obras mostraram sua obediência; e os judeus, que disseram: Tudo quanto o Senhor disser o faremos e obedeceremos, mas em suas obras lhe desobedeceram. Justamente porque não pensaram que a lei lhes serviria para alguma coisa, ele lhes faz ver que ela seria motivo de maior condenação. O que vem a ser o mesmo que Paulo afirma quando diz: Nem os que ouvem a lei são justos diante de Deus, mas os que cumprem a lei serão justificados. E notemos que, para que sejam eles que se condenem a si mesmos, o Senhor lhes obriga a responder a sua pergunta, que era como pronunciar sua própria sentença. O mesmo faz em seguida na parábola da vinha.

Para consegui-lo põe a culpa em outra pessoa. Como diretamente não o queriam confessar, vai conduzindo-os para onde quer através da parábola. Mas já que eles mesmos, sem entender o que diziam, pronunciavam sua sentença, o Senhor passa a revelar-lhes aquilo que estava como que na sombra e lhes diz: Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele.

Se lhes houvesse dito simplesmente: “As prostitutas vos precedem”, sua palavra teria parecido dura; agora, porém, quando foram eles mesmos que deram a sua sentença, aquela dureza desaparece. Daí que acrescenta também a causa: E que causa é essa? Veio João, diz, a vós, e não a eles. Ainda mais: Veio num caminho de justiça. Por que não acusais a João de ter sido um homem negligente e inútil? Não, sua vida foi irreprovável, e seu zelo extraordinário; e, contudo, não lhe destes atenção. E juntamente com esta, outra culpa: que os publicanos lhe deram atenção. E outra ainda: que mesmo depois deles vós não crestes. Porque o seu dever era ter crido antes; mas o não ter crido, mesmo depois, já é pecado que não tem perdão possível.

Grande louvor dos publicanos e maior condenação dos fariseus: “Veio a vós, e não o recebestes; não veio aos publicanos e o receberam. E nem mesmo a estes quereis por mestres”. Olhem por quantos modos louva alguns e condena a outros: “Veio a vós, não a eles. Vós não crestes, e isto não lhes escandalizou. Eles creram, e isto não foi de vosso proveito”. De outra forma, diz: Vos precedem, não quer dizer que eles sigam, mas sim que, se querem, têm esperança de segui-los. Realmente, nada como a rivalidade desperta as pessoas rudes. Eis por que o Senhor repita a cada passo: Os últimos serão os primeiros e os primeiros os últimos.

São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (séc. V)
Sermão sobre o Evangelho de São Mateus 


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