domingo, 3 de setembro de 2017

13º Sábado Depois de Pentecoste

PÓS-FESTA DA DORMIÇÃO DA MÃE DE DEUS
02 de Setembro de 2017 (CC) / 20 de Agosto (CE)
S. Profeta Samuel (Séc. VI a.C)
Modo 3




Samuel nasceu na Palestina, época em que o sumo sacerdote era Eli, muitos séculos antes de Jesus Cristo. Ainda pequenino, foi por seus pais apresentado ao Sumo Sacerdote Elí para que o consagrasse a Deus e ao seu serviço, no Tabernáculo, onde estava a Arca da Aliança. Samuel, à medida que ia crescendo nos anos, crescia também na bondade e na obediência, estando sempre pronto a servir. Vivia com Eli e dormia junto ao Tabernáculo, e em tudo era diligente e a todos servia de exemplo.

Certa noite, durante o sono, ouviu uma voz que por três vezes, espaçadamente, o chamava: «Samuel! Samuel!» Obediente como sempre, por três vezes se levantou e foi falar com o Sumo Sacerdote Elí dizendo-lhe. «Eis-me aqui, estou às tuas ordens!» Eli, reconhecendo que era o Senhor que o chamava, disse-lhe:
«Se novamente escutares o chamado, responda assim: ‘Fala ó Senhor, que teu servo escuta!’»
De fato, pouco mais tarde fez-se ouvir novamente o mesmo chamado de antes. Desta vez Samuel respondeu prontamente: 

«Fala ó Senhor, que teu servo escuta!» 

E o Senhor lhe falou revelando segredos de grande importância sobre o Sumo Sacerdote e sua família.
Na manhã seguinte, questionado por Eli sobre o que havia acontecido, falou-lhe sobre o que o Senhor lhe tinha revelado, o que se verificou pouco tempo depois.
Tendo morrido Eli, o povo elegeu Samuel para sucedê-lo no cargo sacerdotal, embora não descendesse da linha genealógica de Arão, tornando-se, assim, Sacerdote, Profeta e Juiz Supremo de Israel. Obediente ao chamado divino foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas, um homem de profunda piedade e discernimento espiritual que se dedicava totalmente à realização dos propósitos de Deus para o bem de Israel. Sob o seu comando, o povo hebreu recuperou a Arca e algumas cidades perdidas, vivendo um longo período de paz e tranquilidade.
Ao que parece, foi o primeiro a estabelecer uma instituição para o preparo dos jovens que desejavam abraçar a vocação profética. Viu-se na contingência de guiar a Israel em algumas das mais profundas crises de sua história. No desempenho de suas funções quase alcança a estatura de Moisés.
Deus nunca pretendeu que Israel tivesse outro rei além d’Ele, mas, o povo, observando os outros povos desejaram um rei. Podemos afirmar que a vida do povo de Deus pode ser resultado de sua vontade diretiva ou permissiva, isso vai depender da escolha; ele foi comissionado para ungir a Saul, o primeiro rei, e a Davi, o maior dos reis de Israel.
Samuel significa literalmente: «Seu nome é Deus», ou, «Nome de Deus». Seu significado contextual significa: «Pedido de Deus» ou «do Senhor o pedi».



Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 2:6-9

Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Mateus 22:15-22

Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra; E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram..  

† † †



Nenhum comentário:

Postar um comentário