SÁBADO ANTERIOR À FESTA DA SANTA E VIVIFICANTE CRUZ
23 de Setembro de 2017 (CC) / 10 de Setembro (CE)
Pós-festa da Natividade da Santíssima Mãe de Deus
Ss. Mártires Menodora, Metrodora e Ninfodora († 310)
Modo 6
Pós-festa da Natividade da Santíssima Mãe de Deus
Ss. Mártires Menodora, Metrodora e Ninfodora († 310)
Modo 6
Estas três santas eram irmãs, naturais da Bitínia. O brilho e a beleza de suas almas e corpos eram comuns a estas santas mulheres. Os cuidados e hábitos deste mundo não as ocupava; em tudo, correspondiam ao que diz a 1ª Epístola a Timóteo: «Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes e se enfeitem com pudor e modéstia. Não usem tranças, nem objetos de ouro, pérolas ou vestuário suntuoso»
Por amor a Cristo deixaram a sua pátria e as suas confortáveis casas e foram viver numa colina próximo a uma fonte termal, onde viveram uma vida de ascese, cultivando ainda mais seus espíritos serenos. Por isso, essas santas mulheres foram abençoadas por Deus com o dom de curar as enfermidades, e assim socorriam especialmente os mais necessitados.
Quando o governador Frontão soube das atividades destas três irmãs cristãs, ordenou que fossem trazidas. Estando em sua presença e vendo se tratar de três respeitosas mulheres, muito simpáticas, tranquilas e destemidas, mesmo diante dele, o monarca ficou muito impressionado e, temendo-as, ordenou que fossem torturadas. Com grande coragem elas suportaram o martírio e entregaram seus espíritos a Deus no ano 290. O Governador queria queimar os corpos dos mártires, mas uma chuva torrencial apagou o fogo, e os corpos das Santas Mártires foram retirados pelos cristãos e sepultados com grande respeito.
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Leituras Ordinárias
1 Coríntios 10:23-28
23Sim, “tudo é permitido”, porém nem tudo é proveitoso. Sim, «todas as coisas são lícitas», contudo nem todas são edificantes. 24Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas o bem dos seus próximos. 25Comei de tudo o que se vende no mercado, sem questionamentos por causa da consciência, 26porquanto «do Senhor é a terra e tudo o que nela existe». 27Se, portanto, algum descrente vos convidar para uma refeição e quiserdes ir, comei de tudo que vos for servido, sem nada questionar por motivo de consciência. 28Mas, se alguém vos prevenir: «Isto foi oferecido em sacrifício, nesse caso, não comais, por causa daquele que vos avisou e por motivo de consciência.»
Mateus 24:34-44
34Com toda a certeza Eu vos afirmo, que não passará esta geração até que todos esses eventos se realizem. 35O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Só Deus sabe o dia e a hora exatos 36Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai. 37Como aconteceu nos dias de Noé, assim também se dará por ocasião da chegada do Filho do homem. 38Porque nos dias que antecederam ao Dilúvio, o povo levava a vida comendo e bebendo, casando-se e oferecendo-se em matrimônio, até o dia em que Noé entrou na arca, 39e as pessoas nem notaram, até que chegou o Dilúvio e levou a todos. Assim ocorrerá na vinda do Filho do homem. 40Dois homens estarão na lavoura: um será arrebatado, mas o outro deixado. 41Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será arrebatada, a outra ficará pra trás. 42Por isso, vigiai, porquanto não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. 43Contudo, entendei isto: se o proprietário de uma casa soubesse a que hora viria o ladrão, se colocaria em sentinela e não permitiria que a sua residência fosse violada. 44Portanto, ficai igualmente vós alertas; pois o Filho do homem virá no momento em que menos esperais.
Leituras Para o Sábado Antes da Cruz
1 Coríntios 2:6-9
6Contudo, falamos de sabedoria entre aqueles que já têm maturidade; não me refiro, entretanto, à sabedoria desta era ou dos poderosos deste século, que estão sendo reduzidos a nada. 7Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou antes da origem das eras, para a nossa glória. 8Nenhum dos governantes desta era compreendeu essa sabedoria, pois se a tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória! 9No entanto, como está escrito: «Olho algum jamais viu, ouvido algum nunca ouviu e mente nenhuma imaginou o que Deus predispôs para aqueles que o amam».
Mateus 10:37-11:1
37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim. 39Quem encontra a sua vida a perderá. Mas quem perde a vida por minha causa a achará. 40Quem vos recebe, a mim mesmo recebe; e quem recebe a minha pessoa, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta por reconhecê-lo como profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por suas qualidades de justiça, receberá a recompensa de justo. 42E quem der, mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, com toda a certeza vos afirmo que de modo algum perderá a sua recompensa”. 1"Havendo, pois, terminado de instruir seus doze discípulos, partiu Jesus dali para ensinar e pregar nas cidades da Galiléia.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário