domingo, 7 de janeiro de 2018

Natividade Segundo a Carne de Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo

31º Domingo Depois de Pentecostes
07 de Janeiro de 2018 (CC) 25 de Dezembro de 2017 (CE)
A adoração dos Magos: Melquior, Gaspar e Baltazar;
Comemoração dos Pastores em Belém que Guardavam as Ovelhas e Foram Ver o Senhor.
Modo 6



A Natividade de acordo com a carne de nosso Senhor , Deus e Salvador Jesus Cristo , também chamado de Natal, é uma das Grandes Festas do Igreja Ortodoxa , comemorado em 25 de dezembro.

Na plenitude dos tempos, nosso Senhor Jesus Cristo nasceu pela Santa Mãe de Deus, a Virgem Maria, entrando assim para o mundo como um homem e revelando-Se à humanidade.

De acordo com a Bíblia e a Sagrada Tradição , Jesus nasceu na cidade de Belém em uma caverna, cercado por animais da fazenda e pastores. O bebê Jesus nasceu numa manjedoura da Virgem Maria, assistido por seu marido São José. O casal fora forçado a viajar devido a um censo romano; a localização ímpar do nascimento foi o resultado da recusa de uma pousada nas proximidades para acomodar o casal ( Lucas 2: 1-20).

Embora três magos do Oriente sejam comumente descritos chegando para visitar a Criança recém-nascida, durante o evento em si (ou, segundo uma tradição Católica Romana, 12 dias depois), a Bíblia registra a vinda de um número indeterminado de homens sábios como sendo de poucos anos após o nascimento de Jesus (ver Mateus 2). Em ambos os casos, estes magos vieram com presentes de ouro, incenso e mirra (Mt 02:11). Na hinografia da festa, esses dons são interpretados como símbolos da realeza, divindade e sofrimento de Cristo.

A Visita e Adoração dos Magos 
Veja Mateus cap. 2. 
De acordo com o Evangelista e dos Santos Padres, os Magos eram astrólogos da Pérsia ou da Babilônia (a Escritura diz apenas que eles vieram "do leste."). 
A estrela que eles seguiram não era um objeto inanimado, mas um dos Poderes Angelicais do céu, nomeado para levá-los ao Salvador. Desde o início, a Boa Nova de Cristo foi proclamada às nações.


Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS

Mateus 1:18-25

18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; 21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; 23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. 24 E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; 25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

LITURGIA

Canto de Entrada (Issodikon)
Das minhas entranhas, eu Te gerei
antes da estrela da manhã.
O Senhor jurou e não Se arrependerá:
Tu És sacerdote para sempre,
segundo a ordem de Melquisedeque.

Salva-nos, ó Filho de Deus,
que nasceste de uma Virgem.
A nós que a Ti cantamos: Aleluia!

Tropárion da Natividade Modo 4
Teu Nascimento, ó Cristo Deus,
fez brilhar no mundo a luz do conhecimento.
Nela os adoradores dos astros
aprenderam de um astro a adorar-Te, Sol de Justiça,
e a reconhecer-Te como o Oriente vindo do alto.
Senhor, glória a Ti!

Hipakoi Modo 8
Ó Menino reclinado numa manjedoura,
o céu Te ofereceu as primícias dos gentios,
chamando os magos pela estrela.
E estes ficaram assombrados,
não por cetros e tronos, mas pela pobreza extrema.
Que há, na verdade, de mais humilde que a gruta,
e de mais miserável que as faixas,
nas quais brilhou a riqueza de tua divindade?
Senhor, glória a Ti!

Kondáquion da Nativiadade Modo 3
Hoje a Virgem dá à luz o Eterno
e a terra é uma gruta ao Inacessível.
Os anjos e os pastores louvam-no
e os magos com a estrela avançam.
Tu nasceste para nós, ó Menino,
Deus antes de todo tempo.”

Kondáquion de São Mateus – Modo 4
Deixando os laços com a Alfândega 
para adquirir o jugo da Justiça,
Tu te revelaste um excelente comerciante,
rico da Sabedoria do Alto.
Proclamaste a Palavra da Verdade 
e pela narrativa da hora do Juízo
despertaste as almas indolentes.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

TRISÁGION

Vós todos que fostes batizados em Cristo, 
vos revestistes de Cristo. Aleluia! (3x)

Glória ao Pai  e ao Filho e ao Espírito Santo, 
agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Vos revestistes de Cristo. Aleluia!

Gálatas 4:4-7

4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. 7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus. 

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Os céus publicam a glória de Deus
e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Um dia ao outro transmite esta mensagem
e uma noite à outra a comunica.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 2:1-12

1 Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: 2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. 3 O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; 4 e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5 Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. 7 Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; 8 e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. 9 Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 10 Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. 11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra. 12 Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

† † †



Homilia de Natal de São João Crisóstomo

Surpreende-me um novo e maravilhoso mistério! Meus ouvidos ressoam ante o hino dos pastores, que não entoam uma melodia suave, mas um hino celestial ensurdecedor. Os anjos cantam! Os Arcanjos unem suas vozes em harmonia! Os Querubins entoam cheios de alegria os seus louvores! Os Serafins exaltam a sua glória! Todos se unem para louvar, nesta santa festividade, surpreendendo-se ante o mesmo Deus aqui na terra, e o homem no céu.

Aquele que está acima, repousa aqui embaixo pela nossa salvação; e nós, que estávamos abaixo, somos exaltados pela divina misericórdia. Hoje Belém se torna semelhante aos céus, escutando - lá das estrelas - os cânticos das vozes angelicais e, no lugar do sol, presencia o surgimento do Sol da Justiça.

Não perguntem como isto é possível, pois quando Deus quer, a ordem da natureza é alterada. Porque Ele quis, teve o poder para descer. Ele salvou. Tudo se moveu em obediência a Deus. Hoje, Aquele que É, nasce. E, Aquele que É, converte-se no que não era. Pois, quando era Deus, Se fez homem sem deixar de ser Deus…

E assim os reis chegaram, vendo o Rei celestial que veio a terra, sem trazer anjos nem arcanjos, nem tronos nem dominações, nem poderes nem principados, mas iniciando um novo e solitário caminho, a partir de um seio virginal. E, não obstante, não se esqueceu de seus anjos, não os privou de seu cuidado, porque, por Sua encarnação, não deixou de ser Deus.

E, vejam só: os reis chegaram para servir o Chefe dos exércitos celestiais; as mulheres vieram para adorá-Lo, pois Ele nasceu de uma mulher, para que as dores do parto se tornassem alegria; as virgens, ao filho da Virgem… 

Os pequeninos vêm adorá-Lo, pois se fez pequeno, e da boca dos pequeninos sai o perfeito louvor; as crianças, à criança que levantou mártires pela matança de Herodes; os homens, Àquele que se faz homem para curar as misérias de seus servos. Os pastores, ao Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas; os sacerdotes, Àquele que se faz Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedec; os servos, Àquele que tomou a forma de servo para abençoar nosso trabalho com a recompensa da liberdade (Fil 2,7); os pescadores, ao Pescador da humanidade; os publicanos, Àquele que, estando entre eles, os escolheu e nomeou evangelistas; as mulheres pecadoras, Àquele que enxugou as lágrimas da mulher pecadora arrependida; e para que eu também, assim, pudesse abraçá-Lo, todos os pecadores vieram para ver o Cordeiro de Deus que carrega sobre Si os pecados do mundo.

Por isso, todos se regozijam, e eu também quero regozijar-me. Desejo participar desta dança e deste coro para celebrar esta festa. Tomo, porém, meu lugar, não tocando uma harpa nem trazendo uma lâmpada, mas abraçando o madeiro de Cristo. Porque este é a minha esperança! Este é minha vida! Este é a minha salvação! Este é meu canto, minha harpa! E, trazendo-o em meus braços, venho diante de vós, tendo recebido o poder e o dom da palavra, e com os anjos e os pastores, canto:

Glória a Deus nas alturas, paz sobre a terra, benevolência entre os homens!

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário