segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

32ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

08 de Janeiro de 2018 (CC) 26 de Dezembro de 2017 (CE)
32ª Segunda-feira Depois De Pentecostes
S. José, o justo, esposo de Maria; S. Rei Davi e S. Tiago, “irmão” do Senhor).
Modo 6


Synaxis da Santíssima Mãe de Deus 
No segundo dia da Natividade, a Igreja Cristã dá glória e ação de graças à Santíssima Theotokos, que deu à luz ao nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo. 
Esta festa é chamada "Synaxis", porque neste dia todos os Fiéis se reúnem para glorificar à santíssima Theotokos, e celebrar solene e universalmente uma festa em sua honra.

 
Comemoração de São José, o Noivo
 
São José, o noivo, descendia da linhagem do rei Davi. Em seu primeiro casamento, teve quatro filhos e duas filhas. Tendo-se tornado viúvo, São José levou uma vida de muita temperança. 
Como um idoso de oitenta anos de idade, São José foi escolhido pelos sumos sacerdotes como um protetor da virgindade da Mãe de Deus, que tinha feito um voto de virgindade. Um Anjo lhe anunciou sobre a Encarnação do Filho de Deus por meio dela. São José esteve presente durante a adoração ao Divino-Bebê recém-nascido, pelos pastores, e também pelos Magos.  
Por ordem do Anjo, fugiu com a Mãe de Deus e o Deus-Menino Jesus para o Egito, salvando-os da ira do rei Herodes. No Egito ele viveu com a Virgem Maria e o Infante-Deus, ganhando seu sustento trabalhando como carpinteiro. São José morreu aos cem anos de idade (uma segunda comemoração de São José é feita no Domingo dos Santos Antepassados).

 
Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Hebreus 2:11-18

11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, 12 Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. 13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. 14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; 15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. 16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. 17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Mateus 2:13-23

13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho. 16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. 17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias: 18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem. 19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, 20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. 21 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 22 Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, 23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno. 


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário