segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

31ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

01 de Janeiro de 2018 (CC) 19 de Dezembro de 2017 (CE)
Ss. Bonifácio, Mártir e Aglaya (séc. IV); Milagroso Elias de Murom de Pechersk.
Jejum da Natividade  
Modo 5



Ss. Bonifácio, Mártir, e Aglaya 
Bonifácio era servo de Aglaya, uma mulher rica e imoral que vivia em Roma, e que com esta, apesar de escravo, mantinha relações sexuais impuras e ilícitas. Ambos eram pagãos. Aglaya confiava a Bonifácio a administração de sua fortuna, pois este, apesar de inclinado à embriaguez, também era um homem generoso e hospitaleiro, pronto para ajudar os que viviam infortúnios. 
Aglaya apreciava ouvir as histórias dos Mártires, e cria de todo o seu coração no poder de suas intercessões para a obtenção da misericórdia de Deus. Assim,desejando obter as relíquias de um mártir em sua casa, enviou seu servo e amante para a Ásia para encontrar e comprar o que ela desejara. Bonifácio levou consigo vários escravos e uma grande quantidade de dinheiro. Antes de partir, Bonifácio, porém disse-lhe, em tom de brincadeira: 
"Se eu não puder encontrar um mártir, mas ao invés disso lhe trouxer de volta  o meu próprio corpo martirizado por Cristo, você vai recebê-lo com honra, minha senhora?" 
Aglaya riu e o chamou de bêbado e pecador, então se despediram. 
Chegando à cidade de Tarso, Bonifácio viu muitos cristãos torturados: alguns com as pernas cortadas, outros com as mãos decepadas, outros com os olhos arrancados, outros ainda na forca, e assim por diante. O coração de Bonifácio foi mudado, e ele se arrependeu de sua vida pecaminosa e chorou.  
Bonifácio passou a estar entre os cristãos, visitando os presos, incentivando-os e fortalecendo-os a suportar a dor por amor a Cristo. Sendo descoberto e preso pelo governador, após também padecer terríveis torturas, foi martirizado no ano de 290, confessando sua fé em Cristo. E o que, em tom de brincadeira, havia dito a sua amante, se cumpriu: seu corpo fora tomado como relíquias sagradas por seus servos e companheiros e trazido de volta para Roma. Um anjo de Deus apareceu a Aglaya e disse: 
"Recebei àquele que já foi teu escravo, mas agora é nosso irmão, servo e companheiro; ele é o guardião de tua alma e o protetor de tua vida."  
Aglaya recebeu o corpo de Bonifácio, construiu uma igreja, e nela colocou as relíquias do mártir. Arrependida dos seus pecados, distribuiu seus bens entre os pobres, retirou-se do mundo para se dedicar à oração e ao alívio do sofrimento dos pobres. 
São Bonifácio é conhecido, sobretudo, por interceder a Deus para a libertação do alcoolismo.Venerável Elías de Murom 
Elias fora um monge do Mosteiro das Grutas de Kiev. Morreu no ano de 1188, e suas relíquias incorruptas operam milagres até hoje. 
Os três dedos da mão direita permanecem colocados juntos em oração, mostrando que ele morreu em oração, fazendo o sinal da cruz. 
Isto é uma vergonha para aqueles que não fazem o sinal da cruz com três dedos.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Hebreus 11:17-23, 27-31

Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

Marcos 9:42-50; 10:1

E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar. E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal. Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros. E, levantando-se dali, foi para os termos da Judéia, além do Jordão, e a multidão se reuniu em torno dele; e tornou a ensiná-los, como tinha por costume.

† † †

REFLEXÃO

“Não Consintas; Afasta-o de Teus Ouvidos, Talvez Volte Corrigido”

Portanto, quando escutas: "Ai do mundo por causa dos escândalos", não te assustes. Ama a lei de Deus e não haverá escândalo para ti. Mas se aproxima a mulher te sugerindo não sei que mal. A amas como deve amar-se a esposa, como membro teu que ela é. Mas se teu olho te escandaliza, se tua mão te escandaliza, se teu pé te escandaliza, como ouviste no Evangelho: "corta-os e lança-os longe de ti".

Quem te é muito querido, aquele a quem tens muito apreço, considera-o grande, considera-o como teu membro querido enquanto não comece a escandalizar-te, ou seja, a persuadir-te algum mal. Escutai que isto é o escândalo. Colocamos como exemplo a Jó e a sua esposa; porém, ali não aparece a palavra escândalo. Escuta o Evangelho: Quando o Senhor se pôs a falar de sua paixão, Pedro começou a dissuadir-lhe de padecer. 

"Aparta-te de mim, satanás, porque tu és para mim escândalo."

Desta forma o Senhor, que te deu o exemplo de como viver, te ensinou em que consiste o escândalo e o modo de precaver-te dele.

Tendo-lhe dito antes: "Feliz és, Simão Bar Jona", tinha manifestado que era seu membro. Mas quando começou a servir-lhe de escândalo, cortou o membro; em seguida o refez e o repôs. Portanto, será escândalo para ti quem comece a te persuadir para algum mal. E entenda-o bem vossa caridade: isto acontece a maior parte das vezes não por malignidade, mas por uma perversa benevolência.

Por exemplo: teu amigo te vê, que te ama e a quem amas, teu pai, teu irmão, teu filho, tua esposa; teu amigo te vê no mal e quer te fazer mal. O que é te ver no mal? É te ver em alguma tribulação. Talvez a sofres por causa da justiça; talvez a sofres porque não queres proferir um falso testemunho. Falei isto a modo de exemplo. Estes abundam, visto que "ai do mundo por causa dos escândalos!"

Por exemplo: um homem poderoso, para alcançar seu despojo e conseguir seu roubo, te pede o serviço do falso testemunho. Tu te negas; negas a falsidade, para não negar a verdade. Para não perder tempo, ele se enfurece e, sendo poderoso, te recompensa. Aproxima-se o teu amigo que não deseja ver-te em tal aperto com estas palavras:

“Suplico-te, faz o que te diz: que importância tem?”

Talvez se repete o que satanás disse ao Senhor:

"Está escrito de ti que enviará os seus anjos para que teu pé não tropece." 

Talvez também este teu amigo, como vê que és cristão, quer persuadir-te com testemunhos da lei a que faças o que ele pensa que deves fazer. 

“Faz o que diz”. “O quê?” “O que ele deseja”. “Mas se trata de uma mentira, de uma falsidade”. “Não leste que todo homem é mentiroso?” Eis aqui já o escândalo. Trata-se de teu amigo; o que vais fazer? É tua mão, teu olho: Arranca-o e lança-o longe de ti". 

O que significa arranca-o e lança-o longe de ti? Não consintas. Arranca-o e lança-o longe de ti significa não consentir.

Os membros de nosso corpo, pela coesão, formam uma unidade, pela coesão que vivem, e pela coesão se unem entre si. Onde há dissensão há enfermidade ou ferida. Portanto, visto que é teu membro, o amas; mas se te escandaliza, arranca-o e lança-o longe de ti. Não consintas; afasta-o de teus ouvidos, talvez volte corrigido.”

Bem-aventurado Agostinho, Bispo de Hipona (Séc. IV) 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário