quarta-feira, 21 de março de 2018

5ª Quarta-feira da Grande Quaresma

21 de Março de 2018 (CC) / 08 de Março (CE)
São Teofilactos, bispo de Nicomédia, confessor († 845) 
Modo 8


Ainda menino, Teofilactos mudou-se da Ásia para Constantinopla onde conheceu São Tarásios que o por ele se afeiçoou e lhe deu uma boa formação, Observando que o jovem sentia-se chamado à vida religiosa, enviou a outro de seus discípulos, Miguel, o confessor, que acabara de fundar um Monastério junto ao Bósforo. Alguns anos mais tarde, depois de seus dois discípulos haverem suportado difíceis provas, São Tarásios os elevou à dignidade episcopal: Teofilactos recebeu a sede de Nicomédia e Miguel à sede de Sínada. Quando Leão V empreendeu nova guerra contra as imagens sagradas, São Nicéforo, sucessor de São Tarásios na sede de Constantinopla, convocou um Concilio para proteger a doutrina católica contra as heresias iconoclastas do imperador, São Teofilactos, juntamente com outros teólogos de renomado saber, defenderam com eloqüência o ponto de vista da Igreja, mas o imperador permanecia irredutível em suas posições, Quando todos já haviam falado, fez-se uma ligeira pausa na sala conciliar interrompida por São Teofilactos que proferiu a seguinte profecia: «Já sei que fazes pouco caso da imensa paciência de Deus! Pois bem, eu te predigo: calamidades e mortes virão cair sobre ti como um furacão, não restando ninguém que te possa defender», Furioso ao ouvir aquelas palavras, o imperador desterrou a todos os padres conciliares e encarcerou São Teofilactos em uma fortaleza em Caria, onde morreu trinta anos depois, Sua profecia, porém, se cumpriu à risca, No dia da Natividade do ano 820, estando o imperador em sua capela privada, conspiradores caíram sobre ele e o assassinaram, antes que seus servidores o socorressem, Contam-se maravilhas sobre a grande liberalidade deste santo, de sua generosidade para com os pobres, da ajuda que prestava às viúvas, órfãos e doentes mentais, de sua predileção pelos cegos e enfermos em geral, Para estes e para os peregrinos, São Teofilactos fundou muitos hospitais.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA 

Isaías 41:4-14

4 Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu, o Senhor, que sou o primeiro, e que com os últimos sou o mesmo. 5 As ilhas o viram, e temeram; os confins da terra tremeram; aproximaram-se, e vieram. 6 um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te. 7 Assim o artífice animou ao ourives, e o que alisa com o martelo ao que bate na bigorna, dizendo da coisa soldada: Boa é. Então com pregos a segurou, para que não viesse a mover-se. 8 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão, 9 tomei desde os confins da terra, e te chamei desde os seus cantos, e te disse: Tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei; 10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão. 12 Quanto aos que pelejam contigo, buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão. 13 Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei. 14 Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.  

VÉSPERAS 

Genesis 17:1-9

1 Abrão tinha noventa e nove anos. E o Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe: "Eu sou o teu Deus. Sê agradável diante de mim, e sê perfeito, 2 e eu estabelecerei a minha aliança entre mim e ti, e multiplicar-te-ei."  3 Então caiu Abrão sobre o seu rosto; e Deus lhe falou, dizendo:  4 "Quanto a Mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de uma multidão de nações.  5 O teu nome não será mais chamado Abrão, porém teu nome será Abraão; porque Eu te fiz pai de muitas nações.  6 Eu irei aumentar-te extraordinariamente; Farei de ti nações, e reis sairão de ti.  7 E Eu estabelecerei a minha aliança contigo e com a tua descendência depois de ti nas suas gerações por aliança perpétua, para ser o teu Deus e o Deus de tua descendência depois de ti.  8 Eu darei a ti e à tua descendência depois de ti a terra onde és peregrino, até mesmo toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e Eu serei o seu Deus." 9 E disse Deus a Abraão: "Também tu deverás, plenamente, manter a minha aliança, tu e a tua descendência depois de ti nas suas gerações. 

Provérbios 15:20-16:9

20 O filho sábio alegra a seu pai; mas o homem insensato despreza a sua mãe. 21 A estultícia é alegria para o insensato; mas o homem de entendimento anda retamente. 22 Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem. 23 O homem alegra-se em dar uma resposta adequada; e a palavra a seu tempo quão boa é! 24 Para o sábio o caminho da vida é para cima, a fim de que ele se desvie do Sheol que é em baixo. 25 O Senhor desarraiga a casa dos soberbos, mas estabelece a herança da viúva. 26 Os desígnios dos maus são abominação para o Senhor; mas as palavras dos limpos lhe são aprazíveis. 27 O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa; mas o que aborrece a peita viverá. 28 O coração do justo medita no que há de responder; mas a boca dos ímpios derrama coisas más. 29 Longe está o Senhor dos ímpios, mas ouve a oração dos justos. 30 A luz dos olhos alegra o coração, e boas-novas engordam os ossos. 31 O ouvido que escuta a advertência da vida terá a sua morada entre os sábios. 32 Quem rejeita a correção menospreza a sua alma; mas aquele que escuta a advertência adquire entendimento. 33 O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade. 1 Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. 2 Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. 3 Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos. 4 O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal. 5 Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune. 6 Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniquidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal. 7 Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele. 8 Melhor é o pouco com justiça, do que grandes rendas com injustiça. 9 O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário