domingo, 25 de março de 2018

Domingo de Santa Maria do Egito

5º Domingo da Grande Quaresma
25 de Março de 2018 (CC) / 12 de Março (CE)
São Teófanes, o Confessor de Sigriana, monge († 817); 
São Gregório “Dialogador” , Papa de Roma (604 dC); 
Venerável Simeão, o Novo Teólogo (1022 dC)
Modo 1


     
A Vida De Santa Maria do Egito

Aos 12 anos, Santa Maria, a Egípcia, envaidecida por sua beleza e formosura, abandonou os seus pais e se dirigiu à Alexandria, onde levou uma vida de prostituição durante 17 anos. Um dia viu um navio que se aproximava e levava a bordo um insólito grupo. Perguntou quem eram aquelas pessoas e aonde andavam; responderam-lhe que eram peregrinos que se dirigiam a Jerusalém para a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Decidiu então subir também a bordo e unir-se ao grupo.

O grupo chegou ao seu destino no dia da celebração da festa e, estando para entrar no templo, Maria sentiu que uma força misteriosa impedia os seus passos. Maria teve, então, um pensamento que lhe atingiu a mente como um raio. Uma voz lhe disse que seus pecados a tinham tornado indigna de comparecer diante de Deus, o que a fez chorar amargamente.

Dali onde estava, podia ver o Santo Ícone da Santa Mãe de Deus. Maria rezou e pediu à Santíssima Mãe que intercedesse por ela. No mesmo instante, a força invisível sumiu e ela pôde, enfim, entrar.

Após ter confessado, comungado e adorado a Santa Cruz de nosso Senhor, Maria ouviu a Santa Virgem lhe dizer:

“Se cruzas o Jordão, encontrarás paz.”

No dia seguinte, Maria, a Egípcia, cruzou o rio que se estendia além do deserto de Arábia. Desde então, a santa viveu no deserto durante 47 anos, sempre solitária, sem encontrar nem homens, nem animais. Ela emagreceu muito, os cabelos cresceram e ficaram totalmente brancos, mas conforme a promessa da Theotókos, Maria, a Egípcia, encontrou naquele deserto hostil a paz para a sua alma.

Um dia, Maria encontrou o monge Zózimo e lhe pediu que voltasse no ano seguinte para dar-lhe a comungar os Santos Mistérios do Corpo e do Sangue de nosso Senhor. Um ano depois, Zózimo chegou às margens do Jordão com a Eucaristia, como havia prometido. Mas como Maria demorava a chegar, dolorido, Zózimo levantou os olhos aos céus e rezou:

“Senhor meu Deus, Rei e criador de todas as coisas, não frustres o meu desejo, mas concede que eu veja a Tua santíssima serva.”

Depois falou consigo mesmo:

“Mas o que farei se ela vem, visto que não tem nenhuma embarcação para atravessar o rio? Pobre de mim, o meu desejo se verá frustrado.”

Enquanto estava pensando, Maria apareceu do outro lado do rio. Zózimo ao vê-la se alegrou muito e louvou a Deus, mas eis que a mulher fez o sinal da cruz na água e começou a caminhar sobre o rio como se estivesse em terra firme. Ele inicialmente julgou tratar-se de uma miragem, pois estava cumprindo a penitência da Quaresma, como era seu costume. Mas foi tranquilizado por essa idosa penitente, Maria, que, depois de se confessar, lhe pediu a Eucaristia. Ela pediu então ao Santo Abade Zózimo que voltasse a encontrá-la no ano seguinte. Ele assim o fez, mas achou somente seu corpo inanimado e uma carta que ela lhe tinha escrito. Ele executou os ritos funerários e a enterrou no deserto ajudado por um anjo na forma de um leão. Em suas orações pediu-lhe que a assistisse ao Céu, e voltou ao seu monastério onde recontou finalmente aos seus irmãos a história da mulher santa.

Comemoração de São Teófanes 

São Teófanes cresceu na corte do imperador Constantino V. Seu pai morreu quando ele ainda era muito jovem deixando-lhe por herança uma grande propriedade e à nomeação do imperador como seu tutor. Mais tarde, foi obrigado a se casar, mas por consentimento mútuo, o casal manteve a castidade, separando-se e retirando-se para a solidão. Consta que Teófanes tenha construído dois monastérios, um em Monte Sigriana, próximo de Cyzicus, e outro na Ilha de Kalonymos, que era parte de sua herança. Lá estabeleceu a sua residência, permanecendo por seis anos. Mais tarde,  retornou para o Monte Sigriana, onde exerceu o ofício de abade. No ano 787, Teófanes participou no Concílio de Nicéia que sancionou o restabelecimento do uso e  da veneração das imagens sagradas. Mais tarde, em 814, Leão, o armênio, tentou anular a decisão de seus predecessores e pediu para suprimir novamente o culto às imagens. Reconhecendo, no entanto, a reputação e  autoridade de São Teófanes, tentou conquistá-lo mediante cordiais e astutas cartas, mas o santo estava bem armado contra todas as artimanhas que pudessem ser utilizadas para ludibriá-lo. Aos 50 anos, começou a sofrer de graves  doenças, mas quando o imperador o chamou para  Constantinopla, mesmo estando muito enfermo, obedeceu. Às ameaçadoras mensagens de Leão, o armênio, o santo respondeu desta maneira: «A minha avançada idade, a debilitação de minha saúde e a fraqueza de meu corpo já não me deixam inclinar-me para estas coisas que eu desprezei, pela graça de Deus, na minha juventude. Se pensas assustar-me ou seduzir-me para conseguir minha complacência, como acontece com uma criança a quem é mostrado o relho, perdes teu tempo». O imperador enviou ao seu encontro  vários emissários para tentar persuadi-lo, mas ele se  manteve inflexível. Foi condenado a receber 300 chicotadas e enviado depois, por dois anos, para um calabouço fedorento e solitário, onde recebia apenas o necessário para manter-se vivo. Sua doença se agravou e, quando ele finalmente foi libertado e deportado para a ilha de Samotrácia, morreu em 12 de março de 817, dezessete dias após sua chegada. Deixou uma Cronografia, ou seja, uma breve história do mundo até o ano 813, a partir de 284 dC, data em que terminava uma história escrita por seu amigo George Syncellus, auxiliar do Patriarca São Xarasius. 
São Gregório “Dialogador” , Papa de Roma
São Gregório “Dialogador” , Papa de Roma 
São Gregório foi papa entre 3 de setembro de 590 e sua morte, em 12 de março de 604. Ele é conhecido principalmente por suas obras, mais numerosas que as de seus predecessores. Gregório é também conhecido  na Ortodoxia como Gregório, o Dialogador, por causa de seus "Diálogos" e é por isso que seu nome aparece em algumas obras listado como "Gregório Diálogo". 

Foi o primeiro papa a ter sido monge antes do pontificado. Gregório é reconhecido como um Doutor da Igreja e um dos Padres latinos. Foi canonizado assim que morreu por aclamação popular, como era o costume. Credita-se a Gregório a compilação da Divina Liturgia dos Dons Pré-santificados.

São Simeão, o Novo Teólogo

O Monge Simeão, o Novo Teólogo, nasceu no ano 946 na cidade de Galata (Paphlagonia), e recebeu a educação secular básica em Constantinopla. Seu pai o preparou para uma carreira na corte e, durante certo tempo, o jovem ocupou uma posição elevada na corte imperial. Mas aos 25 anos sentiu atraído pela vida monástica, e, então, fugiu de sua casa e retirou-se para o mosteiro Studita, onde se submeteu à orientação do conhecido Simeão, o Reverente. A ação ascética básica do monge foi a incessante Oração de Jesus em sua forma curta: "Senhor, tem piedade!" Para uma maior concentração da oração, ele constantemente buscava a solidão, e mesmo na liturgia, ficava separado dos irmãos, e geralmente permanecia sozinho à noite na igreja. A fim de se acostumar a atenção sobre a morte, passava noites no cemitério. O fruto de seu fervor era uma condição especial de êxtase: nesses momentos, o Espírito Santo, sob a forma de uma nuvem luminosa, descia sobre ele e o tornava inconsciente de sua visão ao redor. Com o tempo, ele alcançou uma constante consciência espiritual elevada, o que ficou especialmente evidente quando celebrava a Liturgia. Por volta do ano de 980, o Monge Simeão foi constituído higúmeno do mosteiro de São Mamant e nesta dignidade permaneceu por 25 anos. Ele corrigiu a gestão negligente que havia no mosteiro e restaurou a ordem na igreja.

O Monge Simeão combinava a bondade com o rigor e a firme observância das exigências do Evangelho.

Assim, por exemplo, quando seu discípulo favorito Arsênio matou corvos que estavam picando pão úmido, o Igumeno o fez amarrar os pássaros mortos a uma corda e usá-la como "colar" no pescoço. Também, um dia, ele foi procurado por certo bispo de Roma, que estava perturbado por não conseguir se arrepender de ter assassinado seu jovem sobrinho, e o Monge Simeão, paciente e exitosamente o ajudou.

A rigorosa disciplina monástica praticada por Simeão, provocou uma forte insatisfação entre os seus irmãos monges. Uma vez após a liturgia, alguns deles estavam tão irritados, que se precipitaram sobre ele e quase o mataram. Quando o Patriarca de Constantinopla os expulsou do mosteiro e quis entregá-los às autoridades da cidade, Simeão conseguiu que eles fossem perdoados e os ajudou a encontrarem trabalho na vida secular.

Cerca do ano 1005, o Monge Simeão entregou seu cargo de higumeno a Arsenios, e foi morar próximo ao mosteiro. Lá compôs suas obras teológicas, cujos fragmentos constam no 5º volume da "Filokalia" ("Dobrotoliubie"). O principal tema de suas obras é a atividade oculta de um aperfeiçoamento espiritual na luta contra as paixões e os pensamentos pecaminosos.

Ele também deixou alguns tratados direcionados aos monges: "Capítulos Teológicos Práticos", "Um Trato Sobre Três Formas de Orações" e "Um trato na fé". Além disso, o Monge Simeão era um excelente poeta da Igreja. A ele pertencem os "Hinos do Amor Divino”, no qual constam cerca de 70 poemas, cheios de profundas reflexões sobre a oração.

Os ensinamentos do Monge Simeão sobre o novo homem e sobre a "divinização da carne", com os quais ele queria substituir os ensinamentos sobre a "mortificação da carne" (pelo que também o chamaram de "Novo Teólogo"), eram de difícil assimilação para os seus contemporâneos. Muitos de seus ensinamentos pareciam inaceitáveis ​​e estranhos. Isso levou a conflitos com as autoridades da igreja de Constantinopla, e o Monge Simeão foi submetido ao exílio. Ele se retirou para as costas do Bósforo e fundou lá o mosteiro de Santa Marina.

O santo repousou pacificamente em Deus no ano 1021. Ainda em vida, ele foi agraciado com o dom de operar prodígios. Numerosos milagres ocorreram também após a sua morte. Um deles foi a descoberta milagrosa desceu ícone. Sua Vida foi escrita por seu secretário e discípulo, o Monge Nikita Stethatos.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (IX)

João 20:19-31

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. «Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Embora a pedra fosse selada pelos judeus 
E o Teu puríssimo Corpo fosse guardado pelos soldados, 
Ressurgiste ao terceiro dia, ó Salvador, dando a vida ao mundo! 
Por isso, as Potências celestes exclamaram-Te, ó Autor da vida:
Glória a Tua Ressurreição, ó Cristo, 
Glória a Tua Realeza, 
Glória a Tua Providência, ó Tu que amas a humanidade!

Kondákion da Ressurreição
Tu, sendo Deus, Te levantaste do túmulo, e devolveste a vida ao mundo; 
A natureza humana, por isso Te louva: 
A morte foi vencida, Adão se regozija, ó Mestre, 
E Eva, liberta agora das cadeias da morte, 
Com alegria exclama: 
Tu, Cristo, És o que a todos dá a Ressurreição! 

Theotókion
Quando Gabriel te saudou, ó Virgem, dizendo: «alegra-te!» 
E com sua voz, o Salvador encarnou-se em ti, tabernáculo santo; 
E, como falava o Justo Davi: 
«Veio do céu trazendo o Criador de tudo». 
Glória Àquele que habita em ti, 
Glória Àquele nascido de ti e que nos libertou!

Tropárion de Santa Maria do Egito
Em ti foi conservada com fidelidade
a imagem de Deus, ó Maria;
pois tomaste a Cruz e seguiste Cristo,
ensinando, com o teu exemplo,
a desprezar o corpo, porque mortal
e a cuidar da alma imortal.
Por isso, ó Santa, tua alma se rejubila com os Anjos.

Tropárion de São Gregório Dialoguista Modo 4
Recebendo de Deus, nas alturas, a Sua Divina Graça,
E fortalecido com o Seu Poder, ó glorioso Gregório,
Tu caminhaste pela senda do Evangelho!
Por isto, ó Abençoado, recebeste de Cristo
A recompensa de teus labores!
Roga-Lhe que salve as nossas almas!

Tropárion de São Simeão, o Novo Teólogo Modo 8
Com a torrente de tuas lágrimas irrigaste o deserto estéril,
E com os suspiros das profundezas de tua alma
Fizeste teus labores cem vezes mais fecundos;
E tornando-te um farol refulgente de milagres para o mundo.
Ó nosso pai Simeão, roga a Cristo Deus que salve as nossas almas!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion da Grande Quaresma Modo 8
A Ti María, te cantamos como vitoriosa. / Teu povo te oferece louvores de gratidão, / pois, dos apuros, ós Theotókos, nos tens livrado, / Tu que tens invencível e excelso poder para nos salvar dos inúmeros perigos, / para que exclamemos a Ti: // Rejubila-te, ó Noiva inesperada!

Kondákion de São Teófanes Modo 2
Recebendo do alto a divina revelação, 
Resolutamente, ó Venerável deixaste a agitação da vida;
Para te tornares num eremita!
E ao te privares de riqueza e matrimônio,
Recebeste o poder de operar maravilhas,
E a dignidade da profecia.

Kondákion de São Gregório Dialoguista Modo 3
Tu te revelaste um imitador de Cristo, ó Padre Gregório,
Pastor Regente e guia dos monges para o aprisco do céu,
De onde  ensinaste ao rebanho de Cristo os Seus mandamentos.
E, agora, com eles te rejubilas e dança nas mansões celestes.

Kondákion de São Simeão Modo 4
A Igreja de Cristo  hoje se alegra, 
Celebrando com esplendor a tua memória,
Embelezada com tuas homilias e orações,
Com as quais guiaste os filhos da Fé para as mansões celestes,
Refulgindo, ó nosso venerável Pai Simeão, 
A inefável luz pelo resplendor de Cristo Deus!

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Kondákion de Santa Maria do Egito
Fugiste das trevas do pecado
e te iluminaste com a luz da penitência.
Dirigiste o teu coração a Cristo, ó gloriosa
e apresentaste-lhe, como advogada compassiva,
sua Mãe Santíssima e isenta de toda imperfeição
alcançando, por isso, o perdão das culpas
e a felicidade com os Anjos.

Prokimenon

Venha sobre nós, Senhor a Tua misericórdia
Conforme nossa esperança em Ti. 

Por isso eu Te clamo como o Filho Pródigo: 
Pequei contra Ti, ó Pai Misericordioso! 
Recebe-me arrependido e faze-me um de Teus servos. 

Hebreus 9:11-14

11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. 13 Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?

Aleluia 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Deus assegura a minha vitória
E me submete os meus adversários.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Salva maravilhosamente Seu servo 
e usa de misericórdia com Seu Ungido.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Marcos 10:32-45

32 Ora, estavam a caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles, e eles se maravilhavam e o seguiam atemorizados. De novo tomou consigo os doze e começou a contar-lhes as coisas que lhe haviam de sobrevir, 33 dizendo: Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios; 34 e hão de escarnecê-lo e cuspir nele, e açoitá-lo, e matá-lo; e depois de três dias ressurgirá. 35 Nisso aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. 36 Ele, pois, lhes perguntou: Que quereis que eu vos faça? 37 Responderam-lhe: Concede-nos que na tua glória nos sentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. 38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu bebo, e ser batizados no batismo em que eu sou batizado? 39 E lhe responderam: Podemos. Mas Jesus lhes disse: O cálice que eu bebo, haveis de bebê-lo, e no batismo em que eu sou batizado, haveis de ser batizados; 40 mas o sentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles a quem está reservado. 41 E ouvindo isso os dez, começaram a indignar-se contra Tiago e João. 42 Então Jesus chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e que sobre eles os seus grandes exercem autoridade. 43 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; 44 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. 45 Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. 

† † †

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