Dormição de Santa Ana, Avó do Senhor Jesus Cristo;
Santa Olympia (410), Diaconisa e Confessora; Santa Euphrasia (413);
Comemoração dos Santos 165 Padres do Quinto Concílio Ecuménico
Santa Olympia (410), Diaconisa e Confessora; Santa Euphrasia (413);
Comemoração dos Santos 165 Padres do Quinto Concílio Ecuménico
Tom 6
A divinamente sábia e bendita Ana, era filha do Sacerdote Nathan e de sua esposa Maria, da tribo de Levi, pela descendência de Aarão. Segundo a tradição, Ana morreu em paz, em Jerusalém, aos 79 anos, antes da Anunciação à santíssima Virgem Maria. Durante o reinado do Santo Imperador Justiniano (527-565), uma igreja foi construída em sua honra em Dêutera. Esta Igreja foi restaurada pelo Imperador Justiniano II (685-695; 705-711), depois que a Justa aparecera à sua esposa que estava grávida. E foi nesta ocasião que o corpo e o omophorion (véu) de Santa Ana foram transferidos para Constantinopla. (A conta sobre Righteous Joakim e Anna está localizado sob 9 Setembro).
Santa Olympia, Diaconisa e ConfessoraSanta Olympia era filha de importante e conhecido dignitário e nasceu em Constantinopla aproximadamente por volta do ano de 366. Seu avô por parte da mãe ocupava importante posto na corte do imperador Constantino, o Grande. Desde a tenra idade Olympia foi prometida, mas o seu noivo morreu antes do casamento. Olimpíada resolveu permanecer virgem e dedicar-se a serviço de Deus. Ela herdou grande propriedade. Considerando a riqueza uma propriedade de Deus, Olympia distribuía-a aos pobres, às igrejas, aos mosteiros, às casas para hospedar estranhos, prisões e lugares de exílio. Na narrativa de sua vida consta que ela nunca recusou ajuda a ninguém.
Pela sua vida bondosa, o Patriarca de Constantinopla, Nectario (381-397) sagrou-a diaconisa. Seu sucessor na cátedra de Constantinopla São João Crisóstomo respeitava muito seus feitos bondosos. Ele escreveu-lhe algumas cartas que ficaram guardadas na coletânea de suas composições e representam grande preciosidade espiritual. Os inimigos de São João Crisóstomo depuseram-no da cátedra, exilando-o, e também se armaram contra Santa Olympia. Os últimos anos de sua vida ela passou em numerosas provações penosas. Morreu em Nicomídia por volta do ano 410. No tempo do Patriarca Sérgio (610-638) os restos mortais de Santa Olímpia foram transladados para um mosteiro feminino que foi fundado por ela em Constantinopla. Foram descritos alguns milagres e curas pelos seus restos mortais.
A Venerável Virgem Euphrasia
Euphrasia era filha de Antígono, um nobre de Constantinopla e parente do Imperador Teodósio, o Grande. Ela e sua mãe, uma jovem viúva, estabeleceram-se no Egito. Lá, elas visitaram os mosteiros, deram esmolas e oravam a Deus. De acordo com o seu desejo fervoroso, aos sete anos de idade Euphrasia foi tonsurada monja. Quanto mais avançava em idade, mais ela se impunha pesadas disciplinas ascéticas. Certa vez, jejuou durante quarenta dias. Possuidora de uma grande graça de Deus, ela curava as mais graves doenças. Euphrasia descansou em 413 dC, aos 33 anos de idade.
Comemoração dos Santos 165 Padres do Quinto Concílio Ecuménico
Este Concílio foi convocado em Constantinopla durante o reinado do Imperador Justiniano o Grande, no ano 553 dC. Todas as heresias do monofisismo foram condenadas neste Concílio, bem como os escritos heréticos de Teodoro de Mopsuéstia, Teodoreto de Cyrrhus e do ensino do origenismo (contra a ressurreição dos mortos).
O Quinto Concílio Ecumênico (Constantinopla II) realizou-se em Constantinopla, sob o Santo Imperador Justiniano I (527-565) no ano 553, para resolver a questão sobre a Ortodoxia de três bispos que há muito estavam mortos: Theodoro de Mopsuéstia, Theodoret de Kyr (Cyr) e Ibas de Edessa, que haviam expressado opiniões nestorianas em seus escritos no tempo do Terceiro Concílio Ecumênico (em Éfeso, no ano 431, em 9 de setembro). Esses três bispos não foram condenados mais tarde no Quarto Concílio Ecumênico (em Calcedônia, no ano 451, em 16 de julho), que condenava os monofisitas, os quais por sua vez, acusavam o Concílio de nestorianismo. E, portanto, para remover dos monofisistas a posição de acusar os Ortodoxos de simpatia pelo nestorianismo, e também de dispor o partido herético para a unidade com os seguidores do Concílio de Calcedônia, o Imperador São Justino emitiu um decreto condenando três "Capítulos" dos três bispos falecidos. Mas desde que o edital foi emitido por iniciativa do Imperador, e como não foi reconhecido por representantes de toda a Igreja (particularmente no Ocidente e, em parte, na África), surgiu uma disputa sobre os "Três Capítulos". O Quinto Concílio Ecumênico foi convocado para resolver essa disputa.
Neste Concílio estavam presentes 165 bispos. O Papa Vigilius, embora presente em Constantinopla, recusou-se a participar do Concílio, mesmo após ter sido solicitado por três vezes a fazê-lo por deputados oficiais em nome dos bispos reunidos, e também, do próprio Imperador. O Concílio foi aberto por São Eutykhios, Patriarca de Constantinopla (552-565, 577-582), presidente. De acordo com o édito imperial, a questão dos "Três Capítulos" foi cuidadosamente examinada em oito sessões prolongadas de 4 de maio a 2 de junho de 553. Um anátema foi pronunciado contra a pessoa e ensinamentos de Theodoro de Mopsuéstia incondicionalmente. Mas, no que diz respeito a Theodoro e Ibas, as condenações limitavam-se apenas a alguns de seus tratados, enquanto que, como pessoas, haviam sido inocentadas sem dúvida pelo Concílio de Calcedônia por causa do arrependimento, sendo assim poupadas do anátema. A necessidade dessa medida era que certas obras proscritas continham expressões usadas pelos nestorianos para interpretar, para seus próprios fins, as definições do Concílio de Calcedônia. Mas a clemência dos pais deste Quinto Conselho Ecumênico, em um espírito de economia moderada em relação às pessoas dos bispos Theodoro e Ibas, deu margem às críticas dos monofisistas às decisões do Concílio. Além disso, o Imperador tinha dado as ordens para promulgar as decisões conciliares, juntamente com uma punição de excomunhão contra o Papa Vigilius, como sendo da mesma opinião dos hereges. Posteriormente, o Papa concordou com o estado de espírito geral dos pais e deu sua assinatura à definição conciliar. Mas os bispos de Istria e toda a região da metrópole Aquilea permaneceram mais de um século em cisma.
No Concílio, os Padres examinaram igualmente os erros do presbítero Orígenes, um mestre da Igreja há muito renegado e falecido no século III. Seu ensinamento sobre a pré-existência da alma humana foi condenado. Outros hereges também foram condenados, que não admitiam a ressurreição universal dos mortos.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 10:12-22
12. Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia. 13. Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela. 14. Portanto, caríssimos meus, fugi da idolatria. 15. Falo como a pessoas sensatas; julgai vós mesmos o que digo. 16. O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? 17. Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão. 18. Considerai Israel segundo a carne: não entram em comunhão com o altar os que comem as vítimas? 19. Que quero afirmar com isto? Que a carne sacrificada aos ídolos ou o próprio ídolo são alguma coisa? 20. Não! As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. 21. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 22. Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele?
Mateus 16:20-24
20. Depois, ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo. 21. Desde então, Jesus começou a manifestar a seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia. 22. Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá! 23. Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens! 24. Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
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