sábado, 10 de abril de 2021

4º Sábado da Grande Quaresma

10 de Abril de 2021 (CC) / 28 de Março (CE)
Hilario, o Novo e Crodion, Higúmeno e Confessor;  
S. Estevão, Taumaturgo, Abade do Mosteiro de Trilai; Estratios de Pechersk
Tom 2



O monge Hilárion, o Novo, Higúmeno do Mosteiro de Pelikition, desde a juventude dedicou-se ao serviço de Deus e passou muitos anos como eremita. Por causa de sua vida santa e imaculada, primeiro lhe foi concedida a dignidade de presbítero, e mais tarde ele foi feito higúmeno do mosteiro Pelikition (nas proximidades do Estreito de Dardanelos). 
 
O monge Hilarion recebeu do Senhor dons de perspicácia e maravilha. Pelo poder agraciado da oração ele trouxe chuva durante um período de seca, e como o Profeta Elias, ele separou as águas de um rio, livrou animais nocivos dos campos, encheu as redes de pescadores durante um tempo de pescaria sem sorte, e operou muitos outros milagres. Além disso, ele foi glorificado pelo dom de curar os doentes e expulsar os demônios. O monge padeceu no ano 754, na Quinta-feira Santa da Semana Santa, quando o militar mercenário, Lakhanodrakon - que para receber recompensa dos iconoclastas, caçava os veneradores dos Ícones, repentinamente atacou o mosteiro Pelikition, forçando sos monges a se dirigirem para a igreja no horário dos serviços divinos, interrompendo o serviço e jogando os Santos Presentes no chão. Quarenta e dois monges foram presos, acorrentados, despachados para o distrito de Edessa e assassinados. Os monges remanescentes sofreram horríveis mutilações, espancaram-nos, queimaram suas barbas com fogo, mancharam seus rostos com alcatrão e cortaram o nariz de alguns dos confessores. Durante o tempo desta atormentadora perseguição, o monge Hlarion foi assassinado por causa de sua veneração aos ícones. 
Como legado, o monge Hlarion deixou obras espirituais, nas quais estão contidas diretrizes morais profundas sobre o ascetismo espiritual. O monge Joseph de Volotsk (comem. 9 de setembro e 18 de outubro) estava bem familiarizado com o trabalho do monge Hilarion, e em seus próprios trabalhos teológicos ele também expôs o significado do esforço monástico. 
Comemoração de Santo Estêvão  
Santo Estevão, o Confessor, abade do Mosteiro de Triglia, padeceu sob o Imperador iconoclasta Leão, o armênio (813-820).  
Desde tenra idade, o santo asceta dedicou sua vida a Deus e recebeu a tonsura monástica. Mais tarde, ele se tornou chefe do mosteiro de Triglia perto de Constantinopla. Quando começou a perseguição contra ícones sagrados, Santo Estevão foi convocado para interrogatório, e tentaram forçá-lo a assinar um documento rejeitando a veneração dos ícones. Ele se recusou a trair a Ortodoxia e corajosamente denunciou o imperador por sua impiedade. Eles submeteram o santo a tormentos cruéis, e depois o enviou para a prisão no ano de 815. Enfraquecido e doente, Estevão logo morreu na prisão.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!  

Hebreus 6:9-12

9 Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. 10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. 11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; 12 para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

Marcos 7:31-37

31 Tendo Jesus partido das regiões de Tiro, foi por Sidom até o mar da Galileia, passando pelas regiões de Decápolis. 32 E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. 33 Jesus, pois, tirou-o de entre a multidão, à parte, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e, cuspindo, tocou-lhe na língua; 34 e erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse-lhe: Efatá; isto é Abre-te. 35 E abriram-se-lhe os ouvidos, a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente. 36 Então lhes ordenou Jesus que a ninguém o dissessem; mas, quando mais lho proibia, tanto mais o divulgavam. 37 E se maravilhavam sobremaneira, dizendo: Tudo tem feito bem; faz até os surdos ouvir e os mudos falar.

COMEMORAÇÃO DOS FALECIDOS

1 Tessalonicenses 4:13-17

13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

João 5:24-30

24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; 27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário