segunda-feira, 12 de abril de 2021

5ª Segunda-feira da Grande Quaresma

12 de Abril de 2021 (CC) / 30 de Março (CE)
São João Clímaco, Santa Mártir Êubula Mãe de São Pantaleimon, o Médico.
Tom 3

 

 

São João Clímaco nasceu por volta de 579 e morreu no Egito, no ano 649. Aos 60 anos foi eleito abade do Mosteiro do Sinai. Seu nome "Clímaco" é um codinome derivado da obra escrita em grego, intitulada "Klimax tou Paradeisou". Sua obra ficou tão afamada que rapidamente o Autor era referido como "João da Escada" ou, "João Clímaco".
Escreveu esta obra quando ainda era abade. Em 30 capítulos ou 30 degraus, como preferia chamar, explicava quais os vícios perigosos para os monges e quais as grandes virtudes que os distinguiam. O próprio João Clímaco comparava sua obra à escada de Jacó ou também aos 30 anos da vida de Jesus. 
A obra encontrou aceitação e rápida divulgação: atesta-se a existência de 33 manuscritos gregos, muitas traduções latinas, siríacas, armênias, eslavas e árabes. Junto à obra, como apêndice, está um importante documento que orienta os abades a exercer santamente sua autoridade dentro do monastério.
Para São João Clímaco, o ideal monástico é uma vida hesicasta onde trava-se uma guerra invisível e constante contra os maus pensamentos, para que eles não atrapalhem a vida de oração do monge. Ele era um bom conhecedor dos Antigos Padres - dos solitários do deserto egípcio aos Padres da Palestina. Considerava a vida monástica como necessária para a vida da Igreja, não só como um apostolado, mas como exemplo de vida a ser seguida.
Para João Clímaco, os monges devem influenciar a Igreja por viverem uma vida angelical, embora ainda possuíssem um corpo material e corruptível. Dizia que o chamado à vida monástica é para poucos e não para todos.
Comemoração de Santa Êubula 
Santa Êubula, mãe do Grande Mártir Pantaleimon (Comemoração 27 de julho), morreu em paz, por volta do ano 303 dC, antes do martírio de seu filho.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

 

 HORA SEXTA


Isaías 37:33-38:6

33 Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade. Não levantará uma arma contra ela, não irá trazer contra ela um escudo, nem fará uma tranqueira ao seu redor. 34 Entretanto, da maneira pela qual ele veio da mesma maneira deverá retornar; e não entrará nesta cidade. Assim diz o Senhor. 35 Eu protegerei esta cidade a fim de salvá-la, para o meu próprio bem e por amor do meu servo Davi.. 36 Então, o anjo do Senhor saiu e matou, do arraial dos assírios, a cento e oitenta e cinco mil. Eles se levantaram pela manhã e encontraram todos esses corpos mortos. 37 E Senaqueribe, rei da Assíria, voltou-se e partiu, habitando em Nínive. 38 Todavia, quando ele estava adorando Nisroque, deus do seu país, na sua casa, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, feriram-no com espadas, fugindo para a Armênia. E Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. 1 E sucedeu, naquele tempo, que Ezequias esteve doente para morrer. E o profeta Isaías, filho de Amoz, veio a ele, dizendo-lhe: Assim diz o Senhor: Dá ordens relativas a tua casa, porquanto morrerás, e não viverás. 2 Então, Ezequias virou o seu rosto para a parede e orou ao Senhor, dizendo: 3 Lembra-te, Senhor, de como tenho andado diante de ti em verdade, com um coração fiel, e de que tenho feito o que é do teu agrado. E Ezequias chorou amargamente.

VÉSPERAS

Gênesis 13:12-18

12 Abrão habitou na terra de Canaã, e Ló habitou em uma cidade das redondezas, armando a sua tenda em Sodoma. 13 Os homens de Sodoma, entretanto, eram maus e excessivamente pecaminosos diante de Deus. 14 E Deus disse a Abrão, depois que Ló partiu, separando-se dele: Olha para cima, com os teus olhos; do lugar onde estás agora olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o mar. 15 Porque toda a terra que vês eu irei dá-la a ti e à tua descendência, para sempre. 16 E farei a tua descendência como o pó da terra. Se alguém for capaz de contar o pó da terra, então será a tua descendência também contada. 17 Levanta-te a percorrer a terra, tanto no seu comprimento como na sua largura, pois hei de concedê-la a ti e à tua descendência, para sempre. 18 Então, Abrão, desmanchando a sua tenda, foi-se e habitou junto ao carvalho de Manre, que estava em Hebrom. E, lá, ele construiu um altar ao Senhor.

Provérbios 14:27-15:4

27 O mandamento do Senhor é uma fonte de vida, e faz com que os homens se desviam do laço da morte. 28 Em uma nação populosa repousa a glória do rei, mas na falta de pessoas está a ruína do príncipe. 29 O homem lento para a ira é rico em sabedoria; o homem de espírito impaciente, contudo, é um grande tolo. 30 O homem humilde de espírito traz cura ao coração; porém, o coração sensível demais é uma corrupção dos ossos. 31 Aquele que oprime os necessitados provoca o seu Criador, mas o que o honra tem piedade dos pobres. 32 O ímpio será derrubado pela sua malícia, contudo aquele que está firme em sua própria santidade é justo. 33 No bom coração de um homem há sabedoria; no coração dos tolos, entretanto, ela não é encontrada. 34 A justiça exalta as nações, mas os pecados fazem diminuir os povos. 35 Um servo entendido é aceitável para o rei, e por seu bom comportamento ele remove a desgraça. 1 Até mesmo aos sábios a raiva aniquila. Uma resposta submissa desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. 2 A língua dos sábios conhece o que é bom; a boca dos tolos, porém, diz coisas más. 3 Os olhos do Senhor veem tanto o bem como o mal, em todos os lugares. 4 A língua saudável é árvore de vida, e aquele que a guarda será galardoado com o entendimento.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário