terça-feira, 13 de abril de 2021

5ª Terça-feira da Grande Quaresma

13 de Abril de 2021 (CC) / 31 de Março (CE)
S. Hipácio, bispo de Gangre, hieromártir († séc. IV).
Tom 3

 

 

Santo Hipácio foi bispo de Gangra, cidade da Paflagônia, região histórica da Ásia Menor em torno do Mar Negro e província romana no século III. De acordo com sua "Vita" Hipácio sucedeu o bispo de Gangra Atanásio, no século IV, e suas principais atividades pastorais foram a luta contra os pagãos , fundação de mosteiros, construção de igrejas e o estabelecimento de um hospital aberto a todos. Foi escritor de obras espirituais, incluindo uma interpretação dos "Provérbios de Salomão". Participou do Concílio de Nicéia (325) e seu nome também está na lista dos participantes do Concílio de Gangra (340).  
Em algum momento do século IV, depois de 340, ele foi atacado e apedrejado pelos hereges Novacianos, escondidos em um barranco perto de Luciana, Novacianos eram seguidores da doutrina de cismático bispo Novaciano, do terceiro século, que representava uma corrente de rigor exagerado nas questões disciplinares e penitenciais, especialmente em relação aos "lapsi", ou seja, aqueles cristãos que tinham negado a fé durante as perseguições para evitar o martírio, e que depois queriam voltar a serem admitidos como cristãos.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 40:18-31

18 A quem tendes comparado o Senhor? e com o que o tendes assemelhado? 19 Não tem o artífice feito uma imagem, e o ourives derretido ouro para dourá-la, fazendo disto uma semelhança? 20 Pois o artífice escolhe uma madeira que não apodrece, e, sabiamente, pergunta-se como deverá assentar a sua imagem, para que não seja abalada. 21 Porventura não o compreendereis, nem o ouvireis? Já não vos foi dito isto desde os tempos antigos? Será que não conheceis os fundamentos da terra? 22 Ele é o que sustenta o círculo da terra, e os habitantes que nela estão são como gafanhotos; Ele foi quem criou o céu como uma câmara, estendendo-o tal uma tenda, para nele habitar; 23 Ele é quem nomeia príncipes para governar, e fá-los como nada, e transforma a terra em um vazio. 24 Não plantarão nem semearão, nem a sua raiz fixar-se-á no chão, pois ele tem soprado sobre eles, e secam-se; uma tempestade os levará como gravetos. 25 Agora, pois, a quem me tendes comparado, a fim de que eu possa ser exaltado? diz o Santo. 26 Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem tem mostrado todas estas coisas? Aquele mesmo que faz sair o seu exército, contando-os pelo seu número. Ele os chamará a todos pelo nome, por meio de sua grande glória e pela força do seu poder; nada lhe escapará. 27 Portanto, por que dizes, ó Jacó, e por que tens falado, ó Israel, dizendo: Meu caminho está escondido de Deus; e: Meu Deus retirou de mim o julgamento, afastando-se? 28 Agora, pois, não tens conhecido isto? Não o tens ouvido? O Deus eterno, o Deus que formou os confins da terra, não sente fome nem fica cansado, e não se pode esquadrinhar o seu entendimento. 29 Ele dá forças àquele quem tem fome e entristece aos que não estão sofrendo. 30 Pois os jovens terão fome, os moços se cansarão e os homens escolhidos serão impotentes, 31 mas os que esperam em Deus renovarão as suas forças e mudarão as suas penas, como águias. Correrão e não se cansarão, andarão e não ficarão famintos. 

Gênesis 15:1-15

1 Depois dessas coisas, o Senhor dirigiu a sua palavra a Abrão numa visão, dizendo-lhe: Não temas, Abrão, eu te protejo com escudo. Tua recompensa será mui grande. 2 Disse Abrão: Senhor, que me darás? Considerando que eu estou partindo sem ter um filho. Entretanto, o filho de Maseque, nascido em minha casa, Eliezer de Damasco, esse é o meu herdeiro. 3 E disse mais, Abrão: Eis que tu não me concedeste nenhuma semente; entretanto o meu servo, nascido em minha casa, deverá herdar de mim. 4 Imediatamente, ouviu-se a voz do Senhor, dizendo-lhe: Esse não será o teu herdeiro; porém aquele que sairá de ti, esse será o teu herdeiro. 5 E, levando-o para fora, falou-lhe: Olha, agora, para cima, para o céu, e conta as estrelas, se fores capaz de numerá-las. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. 6 E Abrão creu em Deus, o que lhe foi imputado por justiça. 7 E ele lhe disse: Eu sou o Deus que te tirou da terra dos Caldeus, para dar-te esta terra em herança. 8 Então, ele perguntou-lhe: Soberano Senhor, como poderei saber que irei possuí-la? 9 E ele disse: Toma, para mim, uma novilha em seu terceiro ano, uma cabra em seu terceiro ano, e um carneiro em seu terceiro ano; e uma pomba e um pombo. 10 Tomou ele, então, todos esses, e partiu-os pelo meio, colocando-os em frente uns dos outros; porém, as aves ele não partiu. 11 E aves desceram sobre os corpos, sobre as suas partes divididas. E Abrão sentou-se a vigiar. 12 Ao por do sol um transe veio sobre Abrão; e eis que um grande terror sombrio caiu sobre ele. 13 E foi dito a Abrão: Sabe, com certeza, que a tua descendência será peregrina em uma terra que não a sua, e os escravizarão e afligirão, e os humilharão por quatrocentos anos. 14 Contudo, eu julgarei o povo a quem irão servir. E, depois disso, virão para cá, com muitas posses. 15 Tu, porém, partirás ao encontro de teus pais em paz, e serás sepultado em boa velhice.

VÉSPERAS

Provérbios 15:7-9

7 Os lábios do sábio estão vinculados à discrição; os corações dos tolos, no entanto, não são seguros. 8 O sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor, mas as orações dos que andam com sinceridade lhe são aceitáveis. 9 Os caminhos de um homem ímpio são uma abominação ao Senhor, porém ele ama aqueles que seguem a justiça. 10 A instrução do simples é conhecida pelos que passam, mas os que odeiam reprovações morrerão vergonhosamente. 11 O inferno e a perdição estão manifestos ao Senhor; como não deveriam estar, também, os corações dos homens? 12 Uma pessoa sem instrução não amará aqueles que lhe reprovam, nem se associará com os sábios. 13 Quando o coração se rejubila o semblante é alegre; porém quando se entristece ele torna-se sombrio. 14 Um coração reto procura a discrição, mas a boca dos que não tem instrução experimentará males. 15 Os olhos dos ímpios estão sempre à procura de coisas más; o bom, porém, permanece sereno. 16 Mais vale uma pequena porção com o temor do Senhor do que grandes tesouros sem ele. 17 Melhor é um repasto de vegetais, com amizade e bondade, do que um banquete de carnes com inimizade. 18 Um homem passional excita contendas, mas aquele que é lento para a cólera aplaca a luta que se inicia. Um homem tardio em irar-se extinguirá brigas; o que é ímpio, antes, as desperta. 19 Os caminhos dos preguiçosos estão cheios de espinhos, mas os do diligente são suavizados.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário